sábado, 5 de dezembro de 2015

O que é a Ceia do Senhor?

No dicionário português, chama-se"ceia" a segunda maior refeição do dia, tomada no fim da tarde ou no início da noite. A igreja de Corintios havia se desviado do modelo correto da Ceia do Senhor tomando uma refeição comum, e por isso Paulo repreendeu-os(1 Corintios 11:21)"21. porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga". 

  A ceia do Senhor, é uma cerimônia que Cristo instituio na noite em que foi traído, durante a refeição da páscoa para servir de lembrança da sua morte. 

  Qual é o modelo da ceia do Senhor?

  Nós podemos aprender o modelo através dos relatos que nós temos no Novo testamento

 Três relatos encontramos nos evangelhos de(Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20, e na carta de1 corintios 11:23-26)"23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 24. e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. 25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha". 

  Qual é o propósito da ceia do Senhor?

  A ceia do Senhor tem como propósito recordar ó sofrimento e à morte do Senhor por causa dos nossos pecados( veja Lucas 22:19)"19. E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim", e(1 Corintios 11:26)"26. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha". 

  O propósito da ceia do Senhor não é de recordar o nascimento, vida e ressurreição de Cristo. Sim, é um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o sofrimento para sermos lembrados do alto preço que ele pagou pelos nossos pecados.

 Este deve ser ó tema principal do evangelho(veja 1 Corintios 2:1-2)"1. E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 2. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado". 

  Quais são os símbolos da ceia do Senhor? 

  Jesus Cristo usou dois elementos para representar seu corpo e seu sangue: 

-Usou pão sem fermento para representar o seu corpo, e a fruta da vide para representar o seu sangue que haveria de ser derramado na cruz. 
  Se não fosse que Jesus derramou seu sangue na cruz não haveria salvação. 

  Nós somos salvos por causa deste sacrifício(Mateus 26:28)"28. pois isto é o meu sangue, o sangue A missão da igreja local. do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados".

  Nestes quatro relatos não temos informações sobre quando devemos celebrar a ceia do Senhor, nós aprendemos isso através do exemplo que encontramos no livro de Atos(20:7)"7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão..".

  A ceia do Senhor é como um ato de relacionamento com o Senhor: Um ato de relacionamento com o Senhor envolvendo emoções e pensamentos(veja 1 Corintios 10:14-22)"14. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 15. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. 16. Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? 17. Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão. 18. Vede a Israel segundo a carne; os que comem dos sacrifícios não são porventura participantes do altar? 19. Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? 20. Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. 21. Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios. 22. Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele?".

  Na igreja primitiva ela era celebrada quando toda a congregação se reunia como um ato de fraternidade(veja 1 Corintios 11:17-20)"17. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, mas para pior. 18. Porque, antes de tudo, ouço que quando vos ajuntais na igreja há entre vós dissensões; e em parte o creio. 19. E até importa que haja entre vós facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós. 20. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor". 

  Cada um examine-se a si próprio antes de participar da ceia do Senhor:
 
 Cada membro da igreja precisa examinarce se esta a participar de bom modo ou não(1 Corintios 11:27-29)"27. De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 29. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor". 
  

Onde devemos participar da ceia do Senhor? 

  Conforme os relatos que encontramos no livro de Atos e nas cartas escritas a igrejas locais, aprendemos que a Ceia do Senhor só pode ser tomada na congregação

 Não temos nada nas escrituras que sugere alguém tomar a Ceia do Senhor a sós. 

  Quem tem direito de tomar a ceia do Senhor? 

  A ceia do do Senhor é um ato espiritual, somente aqueles que nasceram denovo poderão tomar. 

  Jesus tomou com seus discípulos(veja Mateus 26:26)"26. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo".

Qual é a diferença entre"Salmos, hinos e cânticos espirituais?

  Existem dois textos no Novo testamento que usam estas palavras juntas: 
 
  Paulo, o autor do livro de Efesios, por inspiração do Espírito Santo escreveu estas instruções aos santos(Efesios 5:18-19)"18. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, 19. falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração".

 E, ainda instruio os Colossos(Colossenses 3:16)"16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações". 

  Estas três palavras :"Salmos, hinos e cânticos espirituais"descrevem a mesma atitude semelhante de adoração a Deus: 
 
Os primeiros cristãos, adoravam com salmos, hinos e cânticos espirituais.

  Desta forma adoravam a Deus com gratidão em seus corações. 

  Porém, cada um destes termos tem seu próprio significado: 

- O termo"Salmos" descreve cânticos do tipo encontrados no livro de Salmos no Antigo testamento. Vários"salmos " escritos por Davi, Asafe e outros autores são ricas mensagens de adoração a Deus. É bem provável que na igreja primitiva houve alguns cristãos quê escreveram outros salmos para adorar a Deus. 

 O termo"hinos" descreve cânticos que oferecem louvor a Deus. "Hinos" eram cânticos que eram dirigidos exclusivamente para louvar a Deus.

 O termo"Cântico" descreve vários tipos de cânticos. Mas, no contexto do Novo testamento, Paulo limitou o sentido somente para"cânticos espirituais". "Cânticos espirituais", refletem a cânticos com mensagens de corações voltados para Deus. 

  Estes termos eram canções de adoração a Deus e que edificavam uns aos outros. 

 Alguns cuidados a ter com os cânticos que usamos nos dias actuais
 
  Lembre-se de que as escrituras nos exortam a examinar tudo e retermos o bem(1 Tessaloninceses 5:21-22)"21. mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; 22. Abstende-vos de toda espécie de mal".

  Portanto, precisamos examinar tudo. 

 Devemos escolher cânticos que comunicam a reverência devida a Deus e que transmitem mensagens espirituais que vêm dos princípios revelados por Deus.

 Se a mensagem de um cântico não for espiritual e totalmente de acordo com a palavra de Deus, não devemos canta-lo no nosso louvor

   É importante notar que nestes dois textos, à mensagem deve ser para agradar a Deus e edificar uns aos outros. 

 Se no apocalipse foram mencionados instrumentos musicais usados no céu, significa que podemos usar instrumentos musicais no culto

  É óbvio que existem instrumentos musicais no céu. 
 -Apocalipse 5:8 relata"8. Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos". 

 Estes instrumentos são tocados(veja Apocalipse 14:2)"2. E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas". 
 Sera que os instrumentos no Apocalipse estavam a ser tocados na igreja?

 Se a definição da palavra "Salmos" incluí uso de instrumentos músicais,porque não devem ser usados no culto

   Os Salmos

   Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo, incluio"salmos" na lista de instruções para a adoração a Deus(Colossenses 3:16)"16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações". 

  Neste contexto, Paulo instrui o que os colossos deviam fazer com os "salmos"(canta-los), e não tocar algum instrumento. Colossenses 3:16 não nos autoriza a fazer tudo o que Salmos mencionam. 

   Existem várias coisas que os salmos mencionam
-Fazer sacrifício de animais(veja Salmos 20:3)"3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos", (51:18-19)"18. Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 19. Então te agradarás de sacrifícios de justiça dos holocaustos e das ofertas queimadas; então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar", (66:13-15)"13. Entregarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, 14. votos que os meus lábios pronunciaram e a minha boca prometeu, quando eu estava na angústia. 15. Oferecer-te-ei holocausto de animais nédios, com incenso de carneiros; prepararei novilhos com cabritos". 
- Dançar para o Senhor(veja Salmos 150:4)"4. Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta".

 - O facto de cantarmos os"salmos" certamente não significa que devemos sacrificar animais e praticar a dança religiosa.

A adoração da igreja a Deus

Adoração a Deus, significa"prestar culto ao todo-poderoso Deus. 

 O salmista Davi, em um dos seus salmos, declarou que todo habitante da terra"adore ao Senhor"( Salmos 96:9)"9. Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra".

 Esta prestação de culto ao todo -poderoso Deus, teve três etapas na história Bíblica:

 1- Os patriarcas adoraram construindo altares é oferecendo sacrifícios para Deus(veja Géneses 12:7-8)"7. Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8. Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor", e,(13:4)"4. até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor". 

 2- Adoração no tabernaculo e mais tarde no Templo com um sistema completo de sacrifícios a Deus pelos sacerdotes levitas. 

 3- Adoração a Deus na igreja primitiva, oferecida pelos cristãos.

 Como era a adoração na igreja primitiva?

   Conforme os relatos que nos temos no Novo testamento, podemos perceber que os cristãos primitivos se reuniam nos primeiros dias de semana em cada igreja local para adorarem a Deus em colectivo(veja Atos 20:7)"7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite". 

   Nestes primeiros dias de semana haviam cinco actividades de adoração que os cristãos praticavam em cada igreja local:

 1,1 Celebrar a ceia do Senhor(Atos 20:7)"7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite". 
 Esta celebração era feita em todos primeiros dias de semana em cada igreja local, conforme o modelo entregue por Cristo(Mateus 26:26-29)"26. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28. pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. 29. Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai", e(1 Corintios 11:23-26)"23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 24. e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei. isto em memória de mim. 25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha".

 1.2 Faziam as contribuições de bens e dinheiro: Cada um contribuia conforme a sua prosperidade(veja 1 Corintios 16:1-3)"1. Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. 2. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar. 3. E, quando tiver chegado, mandarei os que por carta aprovardes para levar a vossa dádiva a Jerusalém", e com liberdade(2 Corintios 9:6-7)"6. Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria". 

 1.3 Pregava-se a palavra de Deus: Quando Paulo reuniu-se com os outros discípulos em troade, ele pregou também(Atos 20:6-7)"6. E nós, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles em Trôade, onde nos detivemos sete dias. 7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite".
 A pregação faz parte da edificação da igreja(veja 1 Corintios 14:26)"26. Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação". 1.4 Faziam as orações a Deus : Por todos os santos(Efesios 6:18)"18. com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos", e também por todos os homens(1 Timóteo 2:1-8)"1. Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, 2. pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. 3. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4. o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6. o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; 7. para o que (digo a verdade, não minto) eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade. 8. Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda". 

 1.5 Intoavam cânticos espirituais a Deus
 Na igreja primitiva não eram usados instrumentos musicais na adoração a Deus, palmas ou danças. 
Todos os cânticos que os cristãos ofereciam a Deus eram aqueles em que se aconselhavam e instruiam-se uns aos outros(veja Colossenses 3:16)"16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações". 
O único instrumento que era usado era o coração(veja Efesios 5:19)"19. falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração". 
 Deus exige o sacrifício de louvor(Hebreus 13:5)"15. Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome". 

 Uma vez que não estamos mais debaixo da lei do Antigo testamento, somos sujeitos a obedecer o modelo de adoração do Novo testamento(veja Colossenses 3:17)"17. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". 

 E o Novo testamento fala que todo o cristão é sacerdote, isto é, todo o cristão pode ministrar o trabalho de adoração(veja 1 Pedro 2:5)"5. vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo". 

 Perguntas: 
1- O que significa adoração a Deus? 
2- Quantas são as actividades de adoração de uma igreja que segue fielmente as Escrituras? Quais são? 
3- Qualquer cristão masculino realmente convertido ao Senhor pode ministrar estas actividades no culto da igreja local(1 Pedro 2:5, 1 Corintios14:34)?

A diferença entre o trabalho de igreja local e do individual cristão.

  Há diferença entre o trabalho de igreja local e do individual cristão? 

 Para outros não há diferença. Entre Varias pessoas acreditam que praticamente tudo o que um individual cristão faz, a igreja local também pode fazer. Porém, essa maneira de pensar não esta certa e traz uma conclusão errada. 

 Em 1 Corintios 5:1-12, quando aquele servo estava se prostituindo com à madrasta, significa que igreja local também pode se prostituir? Há diferença entre o trabalho de igreja local e de um cristão individual.

Vamos ver na área doméstica

1- Individual cristão pode casar(1 Corintios 7:1-2)"1. Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2. mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido". 

 2- Pode gerar filhos(Efesios 6:1-2)"1. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. A missão da igreja local. 2. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)". 

3- A responsabilidade de educar os filhos é trabalho do individual cristão(veja Efesios 6:4)"4. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor", e(Proverbios 22:6)"6. Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele". 

 4- Trabalho para sustentar a família(1 Timóteo 5:8)"8. Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo". 

 A igreja local na área doméstica tem o seguinte trabalho

 Socorrer o individual cristão que é realmente viúva(veja 1 Timóteo 5:16)"16. Se alguma mulher crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas".
 E estas irmãs viúvas, para serem socorrudas tem que apresentar as seguintes qualificações"9. Não seja inscrita como viúva nenhuma que tenha menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido, 10. aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras. 
11. Mas rejeita as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; 12. tendo já a sua condenação por haverem violado a primeira fé; 13. e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém. 14. Quero pois que as mais novas se casem, tenham filhos, dirijam a sua casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; 15. porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. 16. Se alguma mulher crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas(1 Timóteo 5:9-16). 

 Há diferença sim entre o trabalho de igreja local e o trabalho do individual cristão

 Trabalho na sociedade: diferenças

 -O individual cristão na sociedade, entra no negócio e profissões(veja 1 Tessalonicenses 4:11)"11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos", (2 Tessalonicenses 3:10)"10. Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma, e(Tiago 4:13-17)"13. E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. 14. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. A missão da igreja local. 15. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. 16. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna. 17. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado". 

 -Individual cristão pode fazer festa(Mateus 22:2)"2. O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho". 

 -Pode também participar de exercícios para cuidar do seu corpo, e é responsável por outras atividades sócias

 O trabalho de igreja local na sociedade

 - Não temos nenhuma passagem na Bíblia, que sugere que a igreja participe ou faz negócio

- A igreja local não faz festa(veja a crítica que Paulo fez a igreja de Corintios em 1 Corintios 11:22)"22. Não tendes porventura casas onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo". 

- A igreja não patrocina empresas, instituições, ginásios, e outros serviços não especificados nas Escrituras. O trabalho da igreja é espiritual

  A única fôrma autorizada nas Escrituras pela qual uma igreja local pode ganhar dinheiro é só através das ofertas de individuais cristãos(veja 2 Corintios 9:6-7)"6. Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria", e(1 Corintios 16:1-2)"1. Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. 2. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar". Portanto, há diferença entre o trabalho de igreja local e o trabalho de individual cristão!

A missão da igreja local

Introdução
 O apóstolo Paulo, ao escrever a primeira carta a Timóteo, afirmou por divina inspiração, que a igreja é a casa de Deus vivo, a conuma e firmeza da verdade(1 Timóteo 3:15)"15. para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade". 

A igreja é a propriedade do Senhor, é a missão dela é espiritual

  Nestas lições, queremos examinar nas Escrituras sobre a missão da igreja.

  A missão da igreja local é espiritual

  -Uma igreja local, tem como primeira missão, promover a unidade entre os irmãos(veja Efesios 4:4-6)"4. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5. um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6. um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos". 

- A segunda missão da igreja, é"..perseverar na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações"(Atos 2:42). É,"..oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo"(1 Pedro 2:5,e Hebreus 13:15-16)"15. Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. 16. Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada".  ?
A igreja deve adorar sempre a Deus no primeiro dia da semana(veja Atos 20:7)"7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia noite". 

-  A terceira missão da igreja: divulgar o evangelho(veja Marcos 16:15-16)"15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado", e Mateus 28:18-20)"18. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". 

 Apartir do livro de Atos, e entrando nas outras cartas a seguir, encontramos varias informações de igrejas que pregavam as boas novas de Deus, enviando evangelistas a pregar e participando na divulgação do evangelho através de apoiar finaceiramente e materialmente os evangelistas,(veja Atos 11:22-23)"22. Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; 23. o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração;". Atos 13:1-4"1. Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. 2. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. 4. Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre". Filimpeses 4:15-16"15. Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16. porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades". 

 Perguntas: 
1- É Bíblico uma igreja local entrar ou participar de obras matérias? 
2- A missão da igreja é o quê(material ou espiritual)?

O que deve fazer quando esta numa igreja que segue doutrinas do Velho testamento?

Jesus estabeleceu um Novo testamento

 O autor desconhecido do livro de Hebreus, por inspiração divina, declarou que era necessário o Cristo morrer para estabelecer um Novo testamento(veja Hebreus 9:15-17)"15. E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna. 16. Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. 17. Porque um testamento não tem torça senão pela morte, visto que nunca tem valor enquanto o testador vive". 
?  Cristo morreu, portanto, os cristãos não estão mais debaixo da lei da Velha aliança. 

  Várias práticas da lei, tais como

- Adotar sistema de sacerdócio levitico; 
- Circuncisâo ; 
- Exigir o dizimo; 
- Usar instrumentos músicais no louvor; 
- Guardar o sábado; 
- Observar regras alimentícias, etc. 

 Todas estas práticas e doutrinas foram dadas somente para os Judeus descendentes de Abraão. 

  O que fazer quando esta numa igreja que segue doutrinas do Velho testamento

  Uma coisa é verdade; todas as igrejas que procuram guardar alguma coisa da lei estão separadas de Cristo(leia Galatas 5:4)"4. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes".

  Por não haver mandamentos para se guardar a lei hoje, essa prática de guardar tornou-se pecado

  O apostolo Paulo, por inspiração divina avisou um outro discípulo chamado Timóteo para não impor as suas mãos precipitadamente(veja 1 Timóteo 5:22)"22. A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro". 

 Antes de participar de uma igreja local, devemos primeiro examinar as práticas e ensinamentos dela com a palavra de Deus(veja 1 Tessaloninceses 5:21-22)"21. mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; 22. Abstende-vos de toda espécie de mal". O apóstolo João, por inspiração divina declarou que os crentes não devem apois professores que vão além das escrituras(2 João 9-11)"9. Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 10. Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11. Porque quem o saúda participa de suas más obras".

  No caso dela estar a seguir a lei de Moisés que era apenas para os Judeus, se possível ensine-lhes a verdade. 

 Porém, se insistirem em guardar a lei, o melhor a fazer seria sair dela se quiser manter-se puro(2 Corintios 6:14-18)"14. Não vos Pregações. prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15. Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 16. E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; 18. e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso". 

  No caso da pessoa decidir sair, tera que tomar algumas decisões difíceis: Onde vai congregar? 

  Um cristão não deve ficar sem congregar porque Deus ordenou que deve congregar com outros santos(veja Hebreus 10:24-25)"24. e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 25. não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". 

  Também não deve sair de uma igreja errada para outra também errada. 

  Existem duas opções

 1- Procurar uma igreja que segue fielmente as escrituras; 

2- Começar uma nova congregação com uma ou mais pessoas dispostas a fazer o trabalho de Deus segundo a sua vontade(Mateus 18:20)"20. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles".

Devemos amadurecer no conhecimento da palavra

18. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor". 

 O Senhor ordena a todo o cristão, homem e mulher, a buscar conhecer plenamente a sua vontade. 

  O objectivo com isso, é de nos tornar-mos maduros na fé, e sermos o reflexo da imagem do Senhor. 

 Nós devemos emitar a vida que Jesus levou a que na terra(em termos de pureza e fidelidade a Deus e sua palavra). 

  Mas, como faremos para amadurecermos espiritualmente?
 
 Para um cristão amadurecer espiritualmente, é através de estudar a palavra de Deus e coloca-la em prática, assim como comemos e praticamos exercícios físico para crescermos fisicamente(veja 1 Pedro 2:2)"2. desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação". 

  A comida é ecessial para o crescimento de qualquer ser vivo, seja homem ou animal. Más para o cristão alimentar seu espírito, é necessário estudar e meditar na palavra de Deus. 

  Há várias coisas que precisamos saber para termos uma alimentação saudável: 

 1- A alimentação deve acontecer regularmente! - Normalmente uma pessoa pode matabichar demanha as 8, e passado algum tempo, as 12horas da tarde ja esta com fome denovo. Nós temos de nos alimentar todos os dias com a palavra de Deus. 

  2- E importante ter uma alimentação equilibrada! - Quando uma pessoa come somente frutas, e não come também verduras, o seu corpo não ganha bom crescimento. Espiritualmente nós devemos estudar todas as partes da Bíblia. 

  3- Os temperos quando são mal adicionados na comida, são prejudiciais a saúde. Isto quer dizer o seguinte: Os comentários de muitos pregadores, professores e pastores, muitas das vezes ajudam para o cristão entender melhor as escrituras, porém os crentes não devem se dedicar em seguir o que uma pessoa ensina da palavra de Deus, e sim a própria palavra de Deus. 

 4- É necessário praticar! - Praticar os mandamentos de Deus que estão na Bíblia, é algo que ajuda muito no crescimento(veja Hebreus 5:12-14)"12. Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. 13. Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; 14. mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal". 

  O que o cristão deve praticar, deve ser segundo a comida espiritual que comeu. 
 Vo dar um exemplo: - Alguém leu na Bíblia que devemos viver"... no presente mundo sóbria, e justa, e piamente"(Tito 2:12). 
 Assim isto quer dizer que precisamos de nos comportar dessa maneira. 

 Devemos permitir que as coisas que vamos aprendendo na palavra de Deus, transforme a vida de cada um de nós. Amadureça-mos espiritualmente.

A queda e restauração de Pedro

João Marcos o servo do Senhor, ao escrever o seu livro narrando a Biografia de Jesus, narrou uma parte em que o apóstolo Pedro, um outro servo do Senhor teve uma queda(veja Marcos 14:66-72)"66. Ora, estando Pedro em baixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote 67. e, vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus. 68. Mas ele o negou, dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. 69. E a criada, vendo-o, começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles. 70. Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és um deles; pois és também galileu. 71. Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. 72. Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chora". 

  Algumas horas antes de sua queda, Pedro havia jurado ficar com Jesus sempre, e até se fosse necessário morrer com ele independentimente da reação dos outros(veja Marcos 14:29-31)"29. Ao que Pedro lhe disse: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. 30. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás. 31. Mas ele repetia com veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. Assim também diziam todos". 

Concerteza Pedro foi sincero ao dizer isso, só não sabemos quais eram as injeções. Jesus lhe respondeu"38. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca"(Marcos 14:38). 

  Depois disso chegaram os soldados que eram conduzidos por Judas Iscariotes para prender Jesus. 

 Pedro reagio ferindo um dos soldados, porém ele não entendia a natureza pacífica de Jesus. 

 Foi ordenado que arumace a espada e provavelmente quando vio Jesus curar milagrosamente o soldado ficou confuso sobre o pensava de Jesus. Curar Então sendo preso o Senhor, Pedro o seguiu de longe e vendo ele falsamente acusado, sendo açoitado, cuspido e sem fazer se quer nada para se defender. 

 Então, cheio de vergonha e desgraça, Pedro entrou em fraqueza da carne, e ele que havia dito com muita certeza nunca deixar Jesus, negou-o três vezes assim como Jesus havia profetizado(veja Marcos 14:30)"30. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás". 

  O que podemos aprender disto

  Devemos ter mais coragem para carregar uma espada, do que para carregar a vergonha da cruz, porém Jesus disse:"..Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e sigame"(Marcos 8:34).

  A caída de Pedro a qui, certamente foi temporária, depois ele arrependeu-se, e continuou em frente e tornou-se um dos cristãos mais eficazes é influente que ja viveu.

Antes da morte de Cristo houve perdão de pecados?

O apóstolo João filho de Zebedeu e de Salomé, em sua narração a história de Jesus afirmou por inspiração divina sobre a passagem em que Jesus disse que fora dele ninguém chegará ao Pai porque ele é o único caminho, a verdade e a vida(João 14:6). 

 O apóstolo Pedro também acrescentou em Atos 2:10"10. a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos". 

  Todos nós que estudamos a Bíblia sabemos, que antes da morte de Cristo por causa dos nossos pecados ja havia pecado e condenação

  O apóstolo Paulo servo de Jesus Cristo, por inspiração divina afirmou em(Romanos 3:23)"23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus", os quais mereciam a morte espiritual(veja Romanos 6:23)"23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor". 

  A Antiga aliança mostrava ao homem que existia o problema do pecado, mas não mostrava a solução desta problema

 Paulo falou(Romanos 3:20)20. porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado", e(Galatas 3:22)"22. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem". 

  Só o Novo testamento é que mostrou a solução do problema que é Jesus Cristo(Galatas 3:23-27)"23. Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. 24. De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. 25. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. 26. Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo", e(Romanos 3:24-26)"24. sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25. ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26. para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus". 

  Agora o que Deus revelou sobre o perdão de pecados antes da morte de Cristo

  Antes da morte de Cristo houve algumas leis dadas por Deus para os Hebreus que incluíam os sacrifícios de animais, era através destes sacrifícios que os pecados eram perdoados(veja Levitico 4:20)"20. Assim fará com o novilho; como fez ao novilho da oferta pelo pecado, assim fará a este; e o sacerdote fará expiação por eles, e eles serão perdoados"e também(v26, 31, 35, 5:10. 13, 16, 18, 6:7). 

 Ja, na época de João Batista, as pessoas ja recebiam também perdão por meio do batismo de arrependimento(veja Marcos 1:4)"4. assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados". 

  Más, se ja haviam condições para recebermos perdão dos pecados, porque Jesus morreu na cruz

  O escritor desconhecido do livro de Hebreus, por inspiração divina afirmou que os mesmos sacrifícios feitos de animais não eram suficientes para perdoar totalmente os pecados(veja Hebreus 10:3-4)"3. Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados, 4. porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados", e ainda afirmou que todos os pecados cometidos antes da morte de Jesus cunjas pessoas cumpriram com os metodos de receber"perdão", foram perdoados também pela morte de Cristo na cruz(veja Hebreus 9:15)"15. E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna". 

  Hoje, depois da morte e ressurreição de Cristo, o método único de receber perdão divino já é diferente

  O apóstolo Pedro, por inspiração divina disse que era necessário as pessoas se arrependerem e receberem o"batismo de Jesus" para remissão dos pecados(veja Atos 2:38)"38. Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo".

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O valor de participar de falecimentos

  Participar nos falecimentos tem muito valor

  Os lugares mais tristes que existem, é nos falecimentos e no cemitério. 

 Apesar dessa tristeza que nós sentimos quando participamos num falecimento, há muitas coisas que podemos aprender ali. 

  A diferença entre locais que representam tristeza e os que oferecem alegria

  O autor de eclesiastes por inspiração divina disse:"2. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração"(Eclesiastes 7:2) 

  O que aprendemos numa casa com falecimentos

1. Aprendemos a pensar sobre o fim desta vida
 Nisso temos a oportunidade de procurar nos preparar para o fim que nos aguarda. Geralmente as pessoas que passam a vida curtindo não se dão conta do fim e até outros esquecem que a morte exisre e não se preparam para a eternidade. O autor de eclesiastes não esta a dizer que não se pode ir a uma festa. 

  2. Nós amadurecemos em momentos de tristeza(veja Eclesiaste 7:3)"3. Melhor é a mágoa do que o riso, porque a tristeza do rosto torna melhor o coração".

 Uma pessoa amadurece muito mais mundo enfrenta dificuldades na vida.. 

 O autor de Eclesiastes não esta a dizer que devemos destruir os nossos momentos de felicidade, mas devemos juntar as forças é supirtar momentos tristes. 

  3. Podemos adquirir sabedoria numa casa onde há infelicidades: - A morte é inevitável

  Não devemos fugir do luto ou negar sua mensagem(veja Eclesiaste 7:4)"4. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria". 

  4. Aprendemos que o fim é melhor do que o começo(veja Eclesiaste 7:8)"8. Melhor é o fim duma coisa do que o princípio; melhor é o paciente do que o arrogante". 

 Se chegarmos ao fim da vida em comunhão com Deus e com a expectativa de repousar eternamente na sua graça, realmente seria o melhor do que o começo da vida. 
?
 Ha valor nos falecimentos

  Uma coisa é verdade, é fácil fazer planos mas nenhum trabalho compensa se não chegar a sua execução: 
- Muitas pessoas são aquelas que fazem a corrida de atletismo, mas o prêmio só vai para aqueles que completarem as corridas; 

 - Muitas são aqueles que estão a estudar, mas os diplomas só foram reservados para aqueles que terminarem os cursos; 

 - E coroa de justiça esta reservada para todos os discípulos fiéis que completarem sua carreira em Cristo(2 Timóteo 4:6-8)"6. Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. 7. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda". 

  Caminhamos para um destino final após esta vida. 

 O apóstolo Paulo que todos estaremos no juízo final e seremos julgados pelo que fizemos aque nesta vida(veja 2 Corintios 5:10)"10. Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal". 

  Seja sábio e aproveita esta vida caminhando com Deus e prepare-se para a eternidade.

Podem os Pregadores ou evangelistas receberem sustento financeiro?

  No primeiro século um evangelista podia receber sustento financeiro de igrejas locais ou até mesmo de individuais cristãos. 

  O apóstolo Paulo que era também um evangelista ou pregador, recebeu sustento de várias igrejas(veja 2 Corintios 11:8)"8. Outras igrejas despojei, recebendo delas salário, para vos servir" e, (filimpeses 4:15-16)"15. Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16. porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades". 

  Para que servia o sustento para o evangelista

  Este sustento financeiro servia ou serve para ajudar o evangelista a fazer o trabalho dele

 Este apoio também era uma forma de louvar a Deus(Filimpeses 4:18)"18. Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus". 

  Os irmãos que apoiavam ou que apoiam hoje estavam a participar do trabalho do Senhor(veja Filimpeses 4:17)"17. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta".

  Um individual cristãos no primeiro século também podia apoiar um pregador ou evangelista: "8. ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria"(Romanos 12:8). 

  O que o Novo testamento fala sobre sustentar um evangelista ou pregador?

  Paulo disse:"14. Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho"(1 Corintios 9:14). 
  Os pontos que Paulo destaca é que um pregador tem direito de comer(veja 1 Corintios 9:4)"4. Não temos nós direito de comer e de beber?", assim como também um pregador casado tem o mesmo direito(1 Corintios 9:5)"5. Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?". 

 - Um pregador ou evangelista pode deixar o seu emprego ou trabalho para se dedicar ao evangelho(1 Corintios 9:6)"6. Ou será que só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?".

  Quais são os argumentos que Paulo usa para defender essas idéias?

 - Um soldado não vai a guerra a sua própria custa(veja 1 Corintios 9:7)"7. Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?". O agricultor recebe da vinha(1 Corintios 9:7,10)"7. Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? 10. Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto". O pastor de ovelhas recebe do leite do rebanho(1 Corintios 9:7). 

  A lei do Antigo testamento ensina o mesmo princípio

  Tem um ditado que diz:"Não atar ó boi que pisa o trigo(veja 1 Corintios 9:8-10)"8. Porventura digo eu isto como homem? Ou não diz a lei também o mesmo? 9. Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois? 10. Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto" .
 - Os sacerdotes levitas recebiam sustento(1 Corintios 9:13)"13. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?". Os que semeiam as coisas espirituais recebam coisas materiais das pessoas beneficiadas: Pregadores e trabalho deles. 

  Os evangelistas ou pregadores semeiam as coisas espirituais e os crentes devem lhes sustentar com as materiais(1 Corintios 9:11)"11. Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as matérias?". 

  Paulo escolheu não receber nada dos corintios

  Mesmo tendo direito, Paulo escolheu não receber nada dos corintios(veja 1 Corintios 9:12,15)"12. Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 15. Mas eu de nenhuma destas coisas tenho usado. Nem escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória". 

  Qual deveria ser ó comportamento dos pragadores ou evangelistas em meio a esse direito

  Apesar deste direito, os Pregadores ou evangelistas que recebem sustento, não se considerem superiores aos que servem"voluntariamente". 

  Todos evangelistas devem trabalhar em cooperação pelo evangelho(veja 1 Corintios 9:23)"23. Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante". 

 Ninguém ten direito de adulterar nem usar palavra de Deus como fonte de ganhar dinheiro(2 Corintios 4:2)"2. pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus"e(2:17)"17. Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos". 

  Os evangelistas por estarem a recebendo sustento financeiro não devem se empenhar para agradar aos homens para garantir o sustento(veja Galatas 1:10)"10. Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo". 

  Os pregadores ou evangelistas não pregão para receber sustento, e sim recebem sustento porque eles se dedicam no trabalho do Senhor.

Pregadores e trabalho deles

  O que quer dizer pregador ou evangelista

  Pregador ou evangelista é aquele que prega as boas novas de Jesus Cristo

 Um pregador ou evangelista não tem papéis de autoridade ou supervisão na igreja. 

 Pregadores ou Evangelistas são ministros ou servos do Senhor e tem que ser completamente fiéis a sua palavra(veja 2 Timóteo 4:1-5)"1. Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2. prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4. e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério". 

  Quais são as funções de um pregador ou evangelista

 1. Anunciar as boas novas de Jesus Cristo em qualquer lugar e a todas pessoas(Mateus 28:18-20)"18. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos", e(Marcos 16:15-16)"15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". 

 a) Um pregador ou evangelista deve ensinar os seus conhecimentos da palavra de Deus a homens confiáveis que sejam fiéis e que estejam dispostos para também passarem os seus conhecimentos para os outros(veja 2 Timóteo 2:2)"2. e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros". 

  Os Evangelistas são diferentes dos pastores, pastores devem ser pessoas mais avançadas na idade, enquanto que evangelistas ou pregadores podem ser jovens. Por exemplo: Timóteo era um evangelista jovem(veja 1 Timóteo 4:12)"12. Ninguém despreze a tua Pregadores e trabalho deles. mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza", por isso ninguém tem o direito de desprezar um pregador por ser jovem. 

  bO Pregador ou Evangelista, deve tomar cuidado de si próprio e do ensinamento que transmite para os outros(1 Timóteo 4:16)"16. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". 

 c) O evangelista deve ter coragem para rejeitar questões loucas como(Tito 3:9)"9. Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs", e(1 Timóteo 6:4-5)"4. é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, 5. disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro". 

 d) O evangelista deve ensinar as boas maneiras de viver como"nova criatura"(Tito 2:12)"12. ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente". 

  Como é que os Pregadores ou evangelistas devem viver

- Em suas vidas devem evitar ó desejo ardente de possuir dinheiro(veja 1 Timóteo 6:10)"10. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". - 

 Devem aprender a se contentar com o mínimo que tem(veja 1 Timóteo 6:8)"8. tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes". 

 - E viver vigilantes para evitar os falsos pregadores na igreja local em que fazem parte(veja 1 Timóteo 4:1-6)"1. Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, 2. pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, 3. proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade; 4. pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças;5. porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas. 6. Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido". 

 2. Os Pregadores não devem agir por insistência ou por força durante o seu trabalho ao pregar ou evangelizar alguém, se ele ou ela não quer ou não da interesse ao evangelho que anunciam, não insista(porque o porco não valoriza as pérolas), veja(Mateus 7:6)"6. Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedace

Qual foi a atitude do baptismo de João Baptista?

  Quem foi João Batista

  João Batista filho de Zacarias é de Isabel, foi o profeta enviado para que preparace a vinda de Cristo. No seu ministério ele pregou a mensagem de arrependimento e da vinda do reino dos céus(veja Mateus 3:2)"2. dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus". 

  Qual foi a atitude do batismo de João

  Marcos e Lucas, dois discípulos do Senhor, ao escreverem a narração da história de Jesus, falaram de João Batista dizendo que dizendo que ele realizava o batismo de arrependimento para remissão dos pecados(veja Marcos1:4)"4. assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados", e(Lucas 3:3)"3. E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados". 

 E realizava esses mergulhos nas águas do rio Jordão(veja Marcos 1:5)"5. E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados", e(João 1:28)28. Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando", e(3:23)"23. Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava". 

  Quando nós compara o batismo de João com o batismo que passou a ser realizado depois da morte de Cristo, não parece haver diferença. Porém há diferença com estes dois batismos. 

  Uma situação que acontece em Efeso mostra claramente que existe diferença nestes dois batismos. Apolo chegou a Efeso pregando sobre Cristo e só conhecia o batismo de João. Foi quando Priscila e Aquilaque também estiveram presentes ouvindo a pregação ajudaram depois Apolo a entender melhor este ponto(veja Atos 8:24-26)"24. Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 25. Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. 26. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áqüila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus". 

  Passado algum tempo, Paulo também chegou a mesma cidade por onde Apolo passou ensinando, ensinou alguns homens que lhes encontrou ali que era necessário serem batizados novamente pela autorização do Senhor Jesus(veja Atos 19:1-7)"1. E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, Pregações. 2. perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. 3. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. 5. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. 7. E eram ao todo uns doze homens". 

  Quando é que o batismo de João deixou de funcionar

  Foi apartir da morte de Jesus e da vinda do Espírito Santo no dia de pentecostes

  Pela revelação de Deus nas Escrituras, sabemos que qualquer meio que foi usado para se oferecer perdão antes da morte de Cristo, seja pelo batismo de Joãoe por meio do sacrifício de animais tornou-se dependente da morte sacrificial de Jesus. 

  A mesma linguagem que foi usada para falar do batismo de João, foi também antes usada para falar dos sacrifícios de animais(veja Levitico 4:26)"26. Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como a gordura do sacrifício da oferta pacífica; assim o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, e ele será perdoado", e veja também(v35, 5:13, 16:18, 6:7). 

 Mas através da revelação do Novo testamento aprendemos que estes sacrifícios nas tiravam os pecados das pessoas(Hebreus10:4,11)"4. porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. 11. Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados". 

  Mas para estes meios todos terem força, dependiam do sacrifício que Jesus havia de oferecer na cruz(veja Hebreus 9:15)"15. E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna". 

 Assim como também o batismo de João, ele dependia do sacrifício eficaz oferecido por Cristo. 

  Uma vez que Jesus ja morreu pelos nossos pecados, nem o sangue de animais, nem o batismo de João servem para alcançamos o perdão de pecados

 Só recebemos através de obedecermos as instruções do"testador". Jesus deixou escrito no seu testamento"16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"(Marcos 16:16), e(Atos 2:38)"38. Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo".

Na palavra de Deus é pecado repreender cristãos idosos?

O apóstolo Paulo, um servo de Cristo, ao escrever a carta a um discípulo chamado Timóteo, instruio-o a não repreender homens idosos, mas antes exorta-los(veja 1 Timóteo 5:1-2)"1. Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai; aos moços, como a irmãos; 2. às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza". 

 Mas na mesma carta instruindo a Timóteo também disse sobre os anciãos da igreja(que são certamente homens de uma idade avançada quando vemos as qualificações em 1 Timóteo também3:1-7) dizendo que ele devia repreender os que viviam no pecado(veja 1 Timóteo 5:20)"20. Aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor".

  Sera que o apóstolo Paulo esta se contradizendo? R: Não

  Na tradução da língua original da carta de Timóteo ao português, o autor usou duas palavras que na lingua original são diferentes(a do cap 5:1-2 e 5:1) para traduzir em uma só palavra no português que é(repreender). 

  Usando a língua original, o termo repreender no cap 5:1, traduzido em português quer dizer"tratar sem bons modos". 

 Ja no v20 quer dizer"reprovar, convecer ou corrigir". 

  Tem algumas lições que aprendemos destas coisas: Certamente nós podemos corrigir qualquer pessoa, mesmo pastores ou cristãos velhos. 

 Mas por serem pessoas mais velhas, assim como os nossos país devemos lhes tratar com respeito. 

  No nosso estudo da palavra de Deus, precisamos de estudar com atenção até mesmo procurando compreender o sentido das palavras difíceis. 

 Um bom dicionário é uma ferramenta útil no estudo das Escrituras porque ele contém aquelas palavras que pouco usamos. 

  As vezes nós precisamos de usar à língua original em que a Bíblia foi escrita para entender o sentido de uma palavra ou texto, mas porém não é fácil ter acesso a essas línguas originais. 

 Outra forma também é usar Bíblia de tradução diferente como por exemplo(NVI) esclarece muitas coisas de tradução1 Timóteo 5. 

  Estudar a Bíblia é algo que exige paciência e esforço, mas os benefícios são eternos.

Em 1 Pedro 4:8, como o amor pode cobrir uma multidão de pecados?

Para nós compreendermos este versiculo precisamos de considerar o que outros livros falam do amor e seus frutos. 

  O amor é muito bom, ele certamente não age de uma forma que provoque os outros o pensamento pecaminoso(veja Proverbios 10:12)"12. O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões".

  O apóstolo Paulo falou de obras da carne em(Galatas 5:20)"20. a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos", o sentido em que o amor cobre os pecados vai além de prevenção do pecado. 

 A palavra"cobrir" em outras passagens incluí"perdoar"(veja Salmos 32:1-2)"1. Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 2. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo". 

  Quando alguém nos ofende e depois se mostra arrependido, nós devemos perdoar(veja Mateus 18:21-35)"21. Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? 22. Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. 23. Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; 24. e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; 25. mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. 26. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. 27. O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. 28. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. 29. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. 30. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. 32. Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; 33. não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? 34. E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. 35. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão".

 Mesmo quando não somos pessoalmente prejudicados pelo pecado do outro, mesmo assim devemos amar de uma maneira que ajude aquela pessoa a alcançar perdão dos seus pecados. 

  Tiago explicou bem sobre o nosso papel de ajudar o irmão que cai no pecado(veja Tiago 5:19-20)"19. Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter, 20. sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados". 

  Jesus amou pecadores tanto que ele ofereceu a solução para o pecado. 

 Ele morreu na cruz e convidou a todos a receberem o benefício daquele sacrifício por meio da fé obediente(veja Marcos 16:16)"16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado", e(Atos 2:38)"38. Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". 

  Nós não precisamos morrer como sacrifício pelos pecados dos outros, mas ainda temos um papel na salvação dos outros, que é de pregar o evangelho que leva a salvação(Romanos 1:15-16)"15. De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma. 16. Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego", e(2 Timóteo 2:2)"2. e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros". 

  Pedro disse ao Simão:"20... Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. 21. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23. pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade"(Atos 8:20-23). 

 Devemos corrigir o irmão que tropeça. Agindo com humildade(Galatas 6:1)"1. Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado". 

  Devemos ter compaixão deles e agir com urgência(Judas 22-23)"22. E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, 23. e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne". 

  O amor faz tudo isso. 

  Ele ajuda o pecador a receber o perdão de Deus, e assim"cobre multidão de pecados".

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Em 1 Timóteo 3:11, qual é o sentido de"diaconizas"?

A palavra"diacono", vem de uma palavra grega chamada"diakonos", que traduzida quer dizer "ministro, atendente ou servente". 

  Este termo"diacono", é usado em dois sentidos: especial e sentido geral. 

No sentido geral, esta palavra engloba todos os cristãos, tanto homens como mulheres que servem a Deus e aos homens. 

  Uso desta palavra no sentido geral nas Escrituras

  Jesus usa esta palavra para referir aos seus discípulos(veja Mateus 23:11)"Porém, o maior de entre vós sera vosso servo", (Lucas 10:40)"Marta, porém, andava distraída em muitos serviços...", e(Romanos 16:1)"RECOMENDO-VOS pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja de Cencreia". 

  Uso desta palavra no sentido específico

  No sentido específico, esta palavra é usada para se referir um certo grupo de homens qualificados que servem na igreja(veja Filimpeses 1:1)"Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diaconos", e 1 Timóteo 3:8-10, 12). 

  Estes servos servem debaixo da supervisão dos pastores(Filimpeses 1:1)"...com os bispos e diaconos". 

  Agora, qual é o uso da palavra"diaconizas" em 1 Timóteo 311, específico ou geral

  Há três maiores interpretações deste versiculo 11: 

  1- Algumas pessoas, acreditam que estas qualificações foram dadas para as esposas dos diaconos, porém, esta interpretação não é adequada, porque as esposas dos pastores não tem qualificações. 

  2- Outras acreditam que esta qualificações foram dadas para diaconizas no sentido específico. Defendem que"Febe", era diaconiza no sentido específico, na igreja de Cencreia(veja Romanos 16:1)"1. Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia;", más, tal interpretação contradiz, com o contexto de 1 Timóteo 2:11-15)"11. A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. 12. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. 13. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. Trabalhadores na igreja. 14. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; 15. salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação". 

  3- Outras acreditam que estas qualificações foram dadas para"diaconizas" no sentido geral. Esta é a interpretação aceitável. 

 Perguntas
1- É errado aprovar diaconizas no sentido específico para servirem na igreja local? 
2- Em 1 Timóteo 3:11, O apóstolo Paulo da qualificações para diaconizas em qual sentido? Qual é o trabalho das mulheres na igreja local? 

  Na igreja local, as mulheres não são autorizadas pelo Senhor a falarem. Elas devem permanecer caladas(veja 1 Corintios 14:33-35)"33. porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, 34. as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. 35. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja". O tipo de"falar" que refere-se, é o da mulher dirigir-se a toda a congregação, tal como é feito por algum irmão que esta dirigindo alguma parte do culto. 
 Paulo não se refere ao cantar junto com toda a congregação, e não se refere as ordens sussuradas a uma criança.
  Também não se refere a uma situação de Estudo Bíblico, que só pode participar uma certa parte da igreja(veja a mensagem de 1 Corintios 14:23)23. Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos?". 
  No culto, as mulheres não tem autorização divina para falarem se dirigindo a todo o grupo, nem mesmo para fazerem uma pergunta. 
  Mulheres que são pastoras nas igrejas, estão a desobedecer ó mandamento de Deus, e deveriam notar os versiculos 37-38, de 1 Corintios 14"37. 
 Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 38. Mas, se alguém ignora isto, ele é ignorado". 

  As mulheres tem o papel de aprenderem em silêncio na igreja. Com toda a submissão(veja 1 Timóteo 2:11-12)"11. A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. 12. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio".

 Perguntas: 
1- É errado uma igreja ter pastoras?
 2- Quando a mulher tiver dúvidas sobre a obra do Senhor deve questionar a quem e aonde(veja 1 Corintios 14:35)? 
3- Deveriam as mulheres falarem, se dirigindo a todo o grupo, mesmo sendo para fazerem uma pergunta,darem testemunho ou fazerem anúncio?

Diaconos(auxiliares dos pastores).

"Diacono", é uma palavra grega"diakonos", que traduzido quer dizer"ministro, atendente, ou servente". 

 O termo"diacono", é usado em dois sentidos: Sentido geral, e sentido especifico. 

  No sentido geral

 Esta palavra é usada para referir tanto homens como mulheres, que servem a Deus e aos homens. 

 João usa esta palavra referindo a servos domésticos(veja João 2:5,9). 

 O apóstolo Paulo, usa esta palavra referindo ao governo humano(veja Romanos 13:4). 

 Jesus usa esta palavra para referir aos Discípulos(veja Mateus 23:11,e veja também Lucas 10:40,e Romanos16:1).

  E, também é usada para se referir aos evangelistas ou Pregadores(1 Corintios 3:5, Efesios 6:21). 

  Sentido especifico:

 Esta palavra"diacono", é usada para se referir a alguns servos especialmentes qualificados, e escolhidos pela igreja(veja Filimpeses 1:1, e 1 Timóteo 3:8, 12). 

 Nestes trechos, Paulo não esta referindo"diaconos" no sentido geral. 

  Qualificações dos diaconos

  Estas qualificações, definem um grupo limitado, de homens. 

 1- Um diacono deve ser honesto: A palavra"honesto", descreve uma pessoa correta ou honrada(1 Timóteo 3:8). 

 2- Não deve ser homem de língua dobre:"Dobre" significa"Fingido"(1 Timóteo 3:8). 

  3- Não deve ser homem dado a muito vinho(1 Timóteo 3:8). 

  4- Não deve ser cobiçoso de torpe ganância: A palavra"torpe ganância", descreve um homem com uma ambição nojenta, de ganhar é possuir bens e dinheiro(1 Timóteo 3:8). 

  5- Deve ter uma consciência pura e guardador da fé(1 Timóteo 3:9). 

  6- Os diaconos devem primeiro serem provados se são irrepreensíveis antes de servirem: 
 A palavra"Irrepreensível", descreve um homem que não pode ser acusado de nenhuma falta(1 Timóteo 3:10). 

  7- Deve ser um homem marido de uma só mulher(1 Timóteo 3:12).

  8- Deve ser homem que tenha filhos cristãose disciplinados(1 Timóteo 3:12). 
  NB: Os pastores são servos diferentes dos diaconos, mas servem lado-a-lado. Veja(Filimpeses 1:1)"Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diaconos". E veja(1 Timóteo 3:1-13). 

 A função dos pastores na igreja é espiritual, porém os diaconos, a função deles é de auxiliar os pastores na área material

  Os diaconos são servos que trabalham debaixo da supervisão dos pastores da igreja local

 Na igreja de Jerusalém, homens foram escolhidos pela igreja para servirem as refeições quotidianas. 

 Neste caso, sobre a supervisão dos apóstolos(veja Atos 6:1-7).  

 Perguntas:
 1- O que quer dizer diacono? 
2- O termo"diacono" é usado em quantos sentidos? Quais são? 
3- No sentido específico, é errado aprovar diaconos não qualificados ou que não apresentam todas qualificações? 4- Como é tratada a palavra"diacono" nas Escrituras: no simgular ou plural? 
5- Os diaconos trabalham debaixo da supervisão de quais servos na igreja?

No novo testamento: Pastores, Bispos e Presbiteros, eram homens com funções diferentes?

  Na Igreja primitiva, estas palavras: Pastores, Bispos e Presbiteros, foram usadas para se referir os mesmos homens. Veja( Atos 20:17)"E de Mileto mandou a Efeso, a chamar os anciãos da igreja". Atos 20:28)"Olhai, pois por vós, e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituio Bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue". E,(1 Pedro 5:1-3)"Aos Presbiteros que estão entre vós...apascentai o rebanho de Deus...".

  Estas três palavras"Pastor, Bispo e Presbitero", são três termos referentes aos mesmos homens. Porém, cada termo tem seu próprio significado. 

  O termo"Pastor": 

 É usado para se referir a um guardador de rebanho. 

 No Antigo testamento, essa palavra foi usada para referir as pessoas que cuidavam de rebanho de ovelhas(veja Genésis 13:7). Eles eram responsáveis pela proteção, guiar e alimentar as ovelhas.

  Foi também usada, para referir guias espirituais, que eram homens responsáveis por guiar o povo de Deus(veja Números 27:17). 

  No Novo testamento, esta palavra é usada para referir homens qualificados, responsáveis por liderar o rebanho de Deus(veja 1 Timóteo 3:1-7, Atos 20:28, e 1 Pedro 5:1-3). 

  O termo"Bispo": 

 Vêm da palavra grega"episkopos", que traduzida significa"Supervisor". 

 Esta palavra, e usada nas Escrituras para referir-se a duas pessoas:

 _- O Senhor Jesus(veja 1 Pedro 2:25), e os líderes que são escolhidos em cada igreja local(veja Atos 20:28, Filimpeses 1:1, 1 Timóteo 3:2, e Tito 1:7).

  O termo"Presbitero":

  A mesma palavra, numa passagem é substituída pela palavra"Ancião" quando usar uma outra versão da Bíblia. Geralmente, Presbitero ou Ancião, refere-se a uma pessoa de idade mais avançada. 

 Estes homens são líderes, da igreja local em que São escolhidos(veja Atos 11:30, 14:23, 15:2, 4, 6, 22-23, 16:4, 20:17, 21:15, 1 Timóteo 5:17, 19, Tito 1:5, Tiago 5:14, 1 Pedro 5:1, 2 João 1, e 3 João 1). 

  Estas três palavras, não descrevem homens com funções diferentes na Bíblia

  Perguntas
1- Os Pastores, Bispos e Presbiteros, são homens com funções diferentes?

Pastores: Lideres da igreja do Senhor

  A palavra"Pastor", significa"guardador do rebanho". 

  No Antigo testamento, esta palavra foi usada para referir a pessoa qui cuidava do rebanho de ovelhas(veja Genésis 13:7)"7. Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló, E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra". 

 Foi usada também para referir Deus(veja Genésis 49:24-25)"24. mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel, 25. pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre", e(Salmos 23)"1. O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 2. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. 3. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. 4. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. 6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias. 

 E também, foi usada para referir o homem escolhido para guiar o povo(veja Números 27:17)"17. o qual saia diante deles e entre diante deles, e os faça sair e os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor".

  E no Novo testamento, esta palavra é usada para referir um certo grupo de homens qualificados que guiam a igreja(veja 1 Timóteo 3:1-7)"1. Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. 2. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 3. não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; 4. que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito 5. pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?; 6. não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. Trabalhadores na igreja. 7. Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo", e,(1 Pedro 5:1-3)"1. Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 2. Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; 3. nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho". 

  O trabalho dos pastores

  No Novo testamento, o trabalho dos pastores é de apascentar o rebanho de Deus(veja 1 Pedro 5:2)"2. Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;", e,(Atos 20:28)"28. Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue". 

 Porém, a liderança dos pastores é limitada

 Eles só tem autorização divina, para apascentar o rebanho de Deus que esta entre eles(veja 1 Pedro 5:2)"2. Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós...". 

  Os pastores devem apresentar qualificações especiais para servirem: Estas qualificações, estão mencionadas em 1 Timóteo 3:1-7, e Tito 1:5-9."1. Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja"(1 Timóteo 3:1). 

  1- Deve ser irrepreensível: 

 A palavra"irrepreensível", descreve uma pessoa que não pode ser acusada de nenhuma falta(1 Timóteo 3:2, e Tito 1:6).

  2- Deve ser marido de uma só mulher(1 Timóteo 3:1, e Tito 1:6). 

  3- Deve ser vigilante:

  A palavra"vigilante", descreve uma pessoa que fica atenta(1 Timóteo 3:2). 

  4- Deve ser sóbrio:

  A palavra"sóbrio", descreve uma pessoa controlado, ou que controla-se(1 Timóteo 3:2). 

  5- Deve ser honesto: 

 A palavra"honesto", descreve uma pessoa correta(1 Timóteo 3:2).

  6- Deve ser hospitaleiro:

 "Hospitaleiro", descreve uma pessoa com boa disposição para receber e tratar hóspede(1 Timóteo 3:2, e Tito 1:8). 

  7- Deve ser apto para ensinar: 

 A palavra"Apto", significa"capaz"(1 Timóteo 3:2, Tito 1:9).

 . 8- E não devia ser dado ao vinho: neste contexto, o termo"vinho", refere-se a uma bebida resultante de fermentação natural do suco de uvas(1 Timóteo 3:3, e Tito 1:7). 

  9- Não deve ser espancador(1 Timóteo 3:3, e Tito 1:7). 

  10- Não deve ser cobiçoso de torpe ganância: 

 A palavra"torpe ganância", descreve uma pessoa com ambição nojenta de ganhar e possuir bens e dinheiro(1 Timóteo 3:3, e Tito 1:7). 

  11- Deve ser moderado:

 "Moderação", descreve alguém com qualidade que consiste em evitar exagero(1 Timóteo 3:3, e Tito 1:8). 

  12- Não deve ser contencioso: 

 A palavra"contecioso", descreve uma pessoa briguenta, ou que responde as ameaças de quem o provoca(1 Timóteo 3:3, e Tito 1:8). 

  13- Não deve ser avarento:

 Ser avarento, é ser apegado de uma forma exagerada ao dinheiro(1 Timóteo 3:3). 

  14- E deve ser homem que tem filhos submissos e modestos: 

 Uma pessoa"modesra", é aquela pessoa com simplicidade sem vaidade(1 Timóteo 3:4-5, e Tito 1:6). 

  15- E não deve ser Neófilo: 

 Um Neófilo é uma pessoa convertida a pouco tempo(1 Timóteo 3:6). 

  16- E deve ter bom testemunho dos pagãos(1 Timóteo 3:7).

  Como é que os cristãos adquirem estas qualificações

  O Novo testamento, não sugere para nós que os homens na igreja primitiva foram qualificados recebendo diplomas de cursos de seminários. 

 Eles adquiriam estas qualificações através de dedicarem-se no serviço do Senhor.

  Os anciãos que foram escolhidos em cada igreja, Listra, Iconeo e Antioquia, eram homens dedicados ao Senhor(veja Atos 19:21-23). 

  Perguntas
1- O que significa a palavra Pastor?
 2- Como é que o Novo testamento fala de Pastor da igreja local: no simgular ou no plural(veja Atos 20:28, 1 Pedro 5:2)? 3- E Bíblico uma igreja local ser apascentada por um único Pastor? 
4- Devemos aprovar pastores não qualificados ou que não possuem todas qualificações(veja 1 Timóteo 3:1-7)? 
5- Os anciãos das igrejas de Listra, Iconeo e Antioquia precisaram apresentar diplomas recebidas em cursos de teológia para servirem(veja Atos 19:21-23)? 
6- O que Paulo disse sobre àqueles que desejam o episcopado(1 Timóteo 3:1)?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...