sábado, 20 de julho de 2024

Deixe Deus te usar como instrumento em suas mãos


 Introdução: As escrituras mostram que há dois tipos de pessoas ou instrumentos;
 1- instrumentos da injustiça/servos do pecado;
 2- instrumentos da justiça/servos de Deus. 

 1. O Cristão deve ser um instrumento de Deus para servir os interesses do Justo Senhor em todo seu ser:

 a) Apóstolo Paulo falou sobre isso:
👇
Romanos 6
13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

 b) O que as escrituras referem quando falam de"não apresentar os vossos membros ao pecado como instrumentos de injustiça, mas apresentai a Deus como mortos vivos os vossos membros por instrumento de injustiça"?

 c) Concertesa isso tem a ver com os nossos desejos carnais.

 d) Agora que estamos em Cristo não devemos mais satisfazer os nossos desejos pecaminosos que servem como instrumentos do pecado, mas precisamos sacrificar o nosso"eu" em favor da vontade do Nosso Senhor e ao invés de fazer o que o nosso"eu" pecador quer, fazermos o que o Nosso Justo Senhor quer. Veja:
 👇
 Romanos 6
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15 Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum!
16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

 2. O que diferencia que uma pessoa está servindo de instrumento do pecado ou da justiça? 

 a) O versículos 16 nos deu a resposta:
👇
Romanos 6
16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

 b) Por ex: Todos os dias nós somos tentados pelos nossos próprios desejos, sim, o responsável por nós meter em tentação nunca foi Deus, somos nós mesmos 

- Você sabe que a tua fraqueza é a bebida, mas quando ti convidam com teus amigos para ir passar o dia num bar você vai, e chegado lá os teus amigos estão ali aos copos e depois de um tempo você também acaba cobiçando e começa a beber. Quem foi culpado até você cobiçar a bebida e beber? Os teus amigos ou você que aceitou o convite? 

- Ou chega Domingo e você já esta se organizando com sua família para ir a igreja, você sabe que você é fraco quando o assunto é biscato, e derepente estão a ti ligar com aquela pessoa que gosta de ti chamar aos Domingos para biscatos e mesmo assim você decide lhe atender numa de que vás lhe dizer que estás para ir a igreja, você atende e ele te diz que tem biscato de 2mil, na mesma hora você abandona a Bíblia e vai no Biscato. Quem foi culpado por essa tentação? A pessoa que te ligou ou você que atendeu a chamada mesmo sabendo que aquele que te ligava queria te chamar para biscatos?
-
 c) Veja o que diz Tiago:
👇
 Tiago 1
13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.
14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16 Não erreis, meus amados irmãos.

 d) É decisão de cada um se vai se deixar atrair pelas suas próprias cobiças ao pecado ou vai resistir para agradar a Deus.

 3. Deus está procura de cristãos que queiram servir de instrumentos nas mãos dele:

 a) E quem pode ser um instrumento nas mais de Deus?

 b) Romanos responde no seu versículo 17 do mesmo capítulo 6;
👇
Romanos 6
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
- São aqueles que apesar de no passado terem servidos de instrumentos do pecado, agora tem obedecido de coração a forma de doutrina do jeito como foram ensinados. 
-
 4. E o que a doutrina ensina?

 a) Um instrumento de Deus compartilha a palavra com qualquer pessoa para se converter e se juntar a família de Deus(Marcos 16:15-16);

 b) Um instrumento de Deus não perde nem 1 culto durante todos Domingos do ano(Hebreus 10:24-25);

 c) E orar(1 Timóteo 2:1-4). 

 Que possamos servir como instrumentos de Deus durante toda nossa vida, aguardando a segunda vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
👇
 (I Pedro 4)
1 Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento: que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado,
2 para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...