sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Podem os Pregadores ou evangelistas receberem sustento financeiro?

  No primeiro século um evangelista podia receber sustento financeiro de igrejas locais ou até mesmo de individuais cristãos. 

  O apóstolo Paulo que era também um evangelista ou pregador, recebeu sustento de várias igrejas(veja 2 Corintios 11:8)"8. Outras igrejas despojei, recebendo delas salário, para vos servir" e, (filimpeses 4:15-16)"15. Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 16. porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades". 

  Para que servia o sustento para o evangelista

  Este sustento financeiro servia ou serve para ajudar o evangelista a fazer o trabalho dele

 Este apoio também era uma forma de louvar a Deus(Filimpeses 4:18)"18. Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus". 

  Os irmãos que apoiavam ou que apoiam hoje estavam a participar do trabalho do Senhor(veja Filimpeses 4:17)"17. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta".

  Um individual cristãos no primeiro século também podia apoiar um pregador ou evangelista: "8. ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria"(Romanos 12:8). 

  O que o Novo testamento fala sobre sustentar um evangelista ou pregador?

  Paulo disse:"14. Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho"(1 Corintios 9:14). 
  Os pontos que Paulo destaca é que um pregador tem direito de comer(veja 1 Corintios 9:4)"4. Não temos nós direito de comer e de beber?", assim como também um pregador casado tem o mesmo direito(1 Corintios 9:5)"5. Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?". 

 - Um pregador ou evangelista pode deixar o seu emprego ou trabalho para se dedicar ao evangelho(1 Corintios 9:6)"6. Ou será que só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?".

  Quais são os argumentos que Paulo usa para defender essas idéias?

 - Um soldado não vai a guerra a sua própria custa(veja 1 Corintios 9:7)"7. Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?". O agricultor recebe da vinha(1 Corintios 9:7,10)"7. Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? 10. Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto". O pastor de ovelhas recebe do leite do rebanho(1 Corintios 9:7). 

  A lei do Antigo testamento ensina o mesmo princípio

  Tem um ditado que diz:"Não atar ó boi que pisa o trigo(veja 1 Corintios 9:8-10)"8. Porventura digo eu isto como homem? Ou não diz a lei também o mesmo? 9. Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois? 10. Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto" .
 - Os sacerdotes levitas recebiam sustento(1 Corintios 9:13)"13. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?". Os que semeiam as coisas espirituais recebam coisas materiais das pessoas beneficiadas: Pregadores e trabalho deles. 

  Os evangelistas ou pregadores semeiam as coisas espirituais e os crentes devem lhes sustentar com as materiais(1 Corintios 9:11)"11. Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as matérias?". 

  Paulo escolheu não receber nada dos corintios

  Mesmo tendo direito, Paulo escolheu não receber nada dos corintios(veja 1 Corintios 9:12,15)"12. Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 15. Mas eu de nenhuma destas coisas tenho usado. Nem escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória". 

  Qual deveria ser ó comportamento dos pragadores ou evangelistas em meio a esse direito

  Apesar deste direito, os Pregadores ou evangelistas que recebem sustento, não se considerem superiores aos que servem"voluntariamente". 

  Todos evangelistas devem trabalhar em cooperação pelo evangelho(veja 1 Corintios 9:23)"23. Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante". 

 Ninguém ten direito de adulterar nem usar palavra de Deus como fonte de ganhar dinheiro(2 Corintios 4:2)"2. pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus"e(2:17)"17. Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos". 

  Os evangelistas por estarem a recebendo sustento financeiro não devem se empenhar para agradar aos homens para garantir o sustento(veja Galatas 1:10)"10. Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo". 

  Os pregadores ou evangelistas não pregão para receber sustento, e sim recebem sustento porque eles se dedicam no trabalho do Senhor.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...