sábado, 5 de dezembro de 2015

A diferença entre o trabalho de igreja local e do individual cristão.

  Há diferença entre o trabalho de igreja local e do individual cristão? 

 Para outros não há diferença. Entre Varias pessoas acreditam que praticamente tudo o que um individual cristão faz, a igreja local também pode fazer. Porém, essa maneira de pensar não esta certa e traz uma conclusão errada. 

 Em 1 Corintios 5:1-12, quando aquele servo estava se prostituindo com à madrasta, significa que igreja local também pode se prostituir? Há diferença entre o trabalho de igreja local e de um cristão individual.

Vamos ver na área doméstica

1- Individual cristão pode casar(1 Corintios 7:1-2)"1. Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2. mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido". 

 2- Pode gerar filhos(Efesios 6:1-2)"1. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. A missão da igreja local. 2. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)". 

3- A responsabilidade de educar os filhos é trabalho do individual cristão(veja Efesios 6:4)"4. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor", e(Proverbios 22:6)"6. Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele". 

 4- Trabalho para sustentar a família(1 Timóteo 5:8)"8. Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo". 

 A igreja local na área doméstica tem o seguinte trabalho

 Socorrer o individual cristão que é realmente viúva(veja 1 Timóteo 5:16)"16. Se alguma mulher crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas".
 E estas irmãs viúvas, para serem socorrudas tem que apresentar as seguintes qualificações"9. Não seja inscrita como viúva nenhuma que tenha menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido, 10. aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras. 
11. Mas rejeita as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; 12. tendo já a sua condenação por haverem violado a primeira fé; 13. e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém. 14. Quero pois que as mais novas se casem, tenham filhos, dirijam a sua casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; 15. porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. 16. Se alguma mulher crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas(1 Timóteo 5:9-16). 

 Há diferença sim entre o trabalho de igreja local e o trabalho do individual cristão

 Trabalho na sociedade: diferenças

 -O individual cristão na sociedade, entra no negócio e profissões(veja 1 Tessalonicenses 4:11)"11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos", (2 Tessalonicenses 3:10)"10. Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma, e(Tiago 4:13-17)"13. E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. 14. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. A missão da igreja local. 15. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. 16. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna. 17. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado". 

 -Individual cristão pode fazer festa(Mateus 22:2)"2. O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho". 

 -Pode também participar de exercícios para cuidar do seu corpo, e é responsável por outras atividades sócias

 O trabalho de igreja local na sociedade

 - Não temos nenhuma passagem na Bíblia, que sugere que a igreja participe ou faz negócio

- A igreja local não faz festa(veja a crítica que Paulo fez a igreja de Corintios em 1 Corintios 11:22)"22. Não tendes porventura casas onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo". 

- A igreja não patrocina empresas, instituições, ginásios, e outros serviços não especificados nas Escrituras. O trabalho da igreja é espiritual

  A única fôrma autorizada nas Escrituras pela qual uma igreja local pode ganhar dinheiro é só através das ofertas de individuais cristãos(veja 2 Corintios 9:6-7)"6. Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria", e(1 Corintios 16:1-2)"1. Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. 2. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar". Portanto, há diferença entre o trabalho de igreja local e o trabalho de individual cristão!

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...