sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pregadores e trabalho deles

  O que quer dizer pregador ou evangelista

  Pregador ou evangelista é aquele que prega as boas novas de Jesus Cristo

 Um pregador ou evangelista não tem papéis de autoridade ou supervisão na igreja. 

 Pregadores ou Evangelistas são ministros ou servos do Senhor e tem que ser completamente fiéis a sua palavra(veja 2 Timóteo 4:1-5)"1. Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2. prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4. e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério". 

  Quais são as funções de um pregador ou evangelista

 1. Anunciar as boas novas de Jesus Cristo em qualquer lugar e a todas pessoas(Mateus 28:18-20)"18. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos", e(Marcos 16:15-16)"15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". 

 a) Um pregador ou evangelista deve ensinar os seus conhecimentos da palavra de Deus a homens confiáveis que sejam fiéis e que estejam dispostos para também passarem os seus conhecimentos para os outros(veja 2 Timóteo 2:2)"2. e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros". 

  Os Evangelistas são diferentes dos pastores, pastores devem ser pessoas mais avançadas na idade, enquanto que evangelistas ou pregadores podem ser jovens. Por exemplo: Timóteo era um evangelista jovem(veja 1 Timóteo 4:12)"12. Ninguém despreze a tua Pregadores e trabalho deles. mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza", por isso ninguém tem o direito de desprezar um pregador por ser jovem. 

  bO Pregador ou Evangelista, deve tomar cuidado de si próprio e do ensinamento que transmite para os outros(1 Timóteo 4:16)"16. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". 

 c) O evangelista deve ter coragem para rejeitar questões loucas como(Tito 3:9)"9. Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs", e(1 Timóteo 6:4-5)"4. é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, 5. disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro". 

 d) O evangelista deve ensinar as boas maneiras de viver como"nova criatura"(Tito 2:12)"12. ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente". 

  Como é que os Pregadores ou evangelistas devem viver

- Em suas vidas devem evitar ó desejo ardente de possuir dinheiro(veja 1 Timóteo 6:10)"10. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". - 

 Devem aprender a se contentar com o mínimo que tem(veja 1 Timóteo 6:8)"8. tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes". 

 - E viver vigilantes para evitar os falsos pregadores na igreja local em que fazem parte(veja 1 Timóteo 4:1-6)"1. Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, 2. pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, 3. proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade; 4. pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças;5. porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas. 6. Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido". 

 2. Os Pregadores não devem agir por insistência ou por força durante o seu trabalho ao pregar ou evangelizar alguém, se ele ou ela não quer ou não da interesse ao evangelho que anunciam, não insista(porque o porco não valoriza as pérolas), veja(Mateus 7:6)"6. Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedace

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...