sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Em 1 Pedro 4:8, como o amor pode cobrir uma multidão de pecados?

Para nós compreendermos este versiculo precisamos de considerar o que outros livros falam do amor e seus frutos. 

  O amor é muito bom, ele certamente não age de uma forma que provoque os outros o pensamento pecaminoso(veja Proverbios 10:12)"12. O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões".

  O apóstolo Paulo falou de obras da carne em(Galatas 5:20)"20. a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos", o sentido em que o amor cobre os pecados vai além de prevenção do pecado. 

 A palavra"cobrir" em outras passagens incluí"perdoar"(veja Salmos 32:1-2)"1. Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 2. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo". 

  Quando alguém nos ofende e depois se mostra arrependido, nós devemos perdoar(veja Mateus 18:21-35)"21. Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? 22. Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. 23. Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; 24. e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; 25. mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. 26. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. 27. O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. 28. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. 29. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. 30. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. 32. Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; 33. não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? 34. E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. 35. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão".

 Mesmo quando não somos pessoalmente prejudicados pelo pecado do outro, mesmo assim devemos amar de uma maneira que ajude aquela pessoa a alcançar perdão dos seus pecados. 

  Tiago explicou bem sobre o nosso papel de ajudar o irmão que cai no pecado(veja Tiago 5:19-20)"19. Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter, 20. sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados". 

  Jesus amou pecadores tanto que ele ofereceu a solução para o pecado. 

 Ele morreu na cruz e convidou a todos a receberem o benefício daquele sacrifício por meio da fé obediente(veja Marcos 16:16)"16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado", e(Atos 2:38)"38. Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". 

  Nós não precisamos morrer como sacrifício pelos pecados dos outros, mas ainda temos um papel na salvação dos outros, que é de pregar o evangelho que leva a salvação(Romanos 1:15-16)"15. De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma. 16. Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego", e(2 Timóteo 2:2)"2. e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros". 

  Pedro disse ao Simão:"20... Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. 21. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23. pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade"(Atos 8:20-23). 

 Devemos corrigir o irmão que tropeça. Agindo com humildade(Galatas 6:1)"1. Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado". 

  Devemos ter compaixão deles e agir com urgência(Judas 22-23)"22. E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, 23. e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne". 

  O amor faz tudo isso. 

  Ele ajuda o pecador a receber o perdão de Deus, e assim"cobre multidão de pecados".

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...