sábado, 5 de dezembro de 2015

A adoração da igreja a Deus

Adoração a Deus, significa"prestar culto ao todo-poderoso Deus. 

 O salmista Davi, em um dos seus salmos, declarou que todo habitante da terra"adore ao Senhor"( Salmos 96:9)"9. Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra".

 Esta prestação de culto ao todo -poderoso Deus, teve três etapas na história Bíblica:

 1- Os patriarcas adoraram construindo altares é oferecendo sacrifícios para Deus(veja Géneses 12:7-8)"7. Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8. Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor", e,(13:4)"4. até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor". 

 2- Adoração no tabernaculo e mais tarde no Templo com um sistema completo de sacrifícios a Deus pelos sacerdotes levitas. 

 3- Adoração a Deus na igreja primitiva, oferecida pelos cristãos.

 Como era a adoração na igreja primitiva?

   Conforme os relatos que nos temos no Novo testamento, podemos perceber que os cristãos primitivos se reuniam nos primeiros dias de semana em cada igreja local para adorarem a Deus em colectivo(veja Atos 20:7)"7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite". 

   Nestes primeiros dias de semana haviam cinco actividades de adoração que os cristãos praticavam em cada igreja local:

 1,1 Celebrar a ceia do Senhor(Atos 20:7)"7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite". 
 Esta celebração era feita em todos primeiros dias de semana em cada igreja local, conforme o modelo entregue por Cristo(Mateus 26:26-29)"26. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28. pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. 29. Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai", e(1 Corintios 11:23-26)"23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 24. e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei. isto em memória de mim. 25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha".

 1.2 Faziam as contribuições de bens e dinheiro: Cada um contribuia conforme a sua prosperidade(veja 1 Corintios 16:1-3)"1. Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. 2. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar. 3. E, quando tiver chegado, mandarei os que por carta aprovardes para levar a vossa dádiva a Jerusalém", e com liberdade(2 Corintios 9:6-7)"6. Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria". 

 1.3 Pregava-se a palavra de Deus: Quando Paulo reuniu-se com os outros discípulos em troade, ele pregou também(Atos 20:6-7)"6. E nós, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles em Trôade, onde nos detivemos sete dias. 7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite".
 A pregação faz parte da edificação da igreja(veja 1 Corintios 14:26)"26. Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação". 1.4 Faziam as orações a Deus : Por todos os santos(Efesios 6:18)"18. com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos", e também por todos os homens(1 Timóteo 2:1-8)"1. Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, 2. pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. 3. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4. o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6. o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; 7. para o que (digo a verdade, não minto) eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade. 8. Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda". 

 1.5 Intoavam cânticos espirituais a Deus
 Na igreja primitiva não eram usados instrumentos musicais na adoração a Deus, palmas ou danças. 
Todos os cânticos que os cristãos ofereciam a Deus eram aqueles em que se aconselhavam e instruiam-se uns aos outros(veja Colossenses 3:16)"16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações". 
O único instrumento que era usado era o coração(veja Efesios 5:19)"19. falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração". 
 Deus exige o sacrifício de louvor(Hebreus 13:5)"15. Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome". 

 Uma vez que não estamos mais debaixo da lei do Antigo testamento, somos sujeitos a obedecer o modelo de adoração do Novo testamento(veja Colossenses 3:17)"17. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". 

 E o Novo testamento fala que todo o cristão é sacerdote, isto é, todo o cristão pode ministrar o trabalho de adoração(veja 1 Pedro 2:5)"5. vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo". 

 Perguntas: 
1- O que significa adoração a Deus? 
2- Quantas são as actividades de adoração de uma igreja que segue fielmente as Escrituras? Quais são? 
3- Qualquer cristão masculino realmente convertido ao Senhor pode ministrar estas actividades no culto da igreja local(1 Pedro 2:5, 1 Corintios14:34)?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...