sábado, 5 de dezembro de 2015

O que é a Ceia do Senhor?

No dicionário português, chama-se"ceia" a segunda maior refeição do dia, tomada no fim da tarde ou no início da noite. A igreja de Corintios havia se desviado do modelo correto da Ceia do Senhor tomando uma refeição comum, e por isso Paulo repreendeu-os(1 Corintios 11:21)"21. porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga". 

  A ceia do Senhor, é uma cerimônia que Cristo instituio na noite em que foi traído, durante a refeição da páscoa para servir de lembrança da sua morte. 

  Qual é o modelo da ceia do Senhor?

  Nós podemos aprender o modelo através dos relatos que nós temos no Novo testamento

 Três relatos encontramos nos evangelhos de(Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20, e na carta de1 corintios 11:23-26)"23. Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; 24. e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. 25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha". 

  Qual é o propósito da ceia do Senhor?

  A ceia do Senhor tem como propósito recordar ó sofrimento e à morte do Senhor por causa dos nossos pecados( veja Lucas 22:19)"19. E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim", e(1 Corintios 11:26)"26. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha". 

  O propósito da ceia do Senhor não é de recordar o nascimento, vida e ressurreição de Cristo. Sim, é um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o sofrimento para sermos lembrados do alto preço que ele pagou pelos nossos pecados.

 Este deve ser ó tema principal do evangelho(veja 1 Corintios 2:1-2)"1. E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 2. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado". 

  Quais são os símbolos da ceia do Senhor? 

  Jesus Cristo usou dois elementos para representar seu corpo e seu sangue: 

-Usou pão sem fermento para representar o seu corpo, e a fruta da vide para representar o seu sangue que haveria de ser derramado na cruz. 
  Se não fosse que Jesus derramou seu sangue na cruz não haveria salvação. 

  Nós somos salvos por causa deste sacrifício(Mateus 26:28)"28. pois isto é o meu sangue, o sangue A missão da igreja local. do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados".

  Nestes quatro relatos não temos informações sobre quando devemos celebrar a ceia do Senhor, nós aprendemos isso através do exemplo que encontramos no livro de Atos(20:7)"7. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão..".

  A ceia do Senhor é como um ato de relacionamento com o Senhor: Um ato de relacionamento com o Senhor envolvendo emoções e pensamentos(veja 1 Corintios 10:14-22)"14. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 15. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. 16. Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? 17. Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão. 18. Vede a Israel segundo a carne; os que comem dos sacrifícios não são porventura participantes do altar? 19. Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? 20. Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. 21. Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios. 22. Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele?".

  Na igreja primitiva ela era celebrada quando toda a congregação se reunia como um ato de fraternidade(veja 1 Corintios 11:17-20)"17. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, mas para pior. 18. Porque, antes de tudo, ouço que quando vos ajuntais na igreja há entre vós dissensões; e em parte o creio. 19. E até importa que haja entre vós facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós. 20. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor". 

  Cada um examine-se a si próprio antes de participar da ceia do Senhor:
 
 Cada membro da igreja precisa examinarce se esta a participar de bom modo ou não(1 Corintios 11:27-29)"27. De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 29. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor". 
  

Onde devemos participar da ceia do Senhor? 

  Conforme os relatos que encontramos no livro de Atos e nas cartas escritas a igrejas locais, aprendemos que a Ceia do Senhor só pode ser tomada na congregação

 Não temos nada nas escrituras que sugere alguém tomar a Ceia do Senhor a sós. 

  Quem tem direito de tomar a ceia do Senhor? 

  A ceia do do Senhor é um ato espiritual, somente aqueles que nasceram denovo poderão tomar. 

  Jesus tomou com seus discípulos(veja Mateus 26:26)"26. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo".

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...