quinta-feira, 5 de setembro de 2024

A fé de Abraão, o amigo de Deus



Introdução: Gostaria de começar a abordagem deste tema com uma pergunta;
- O que é fé? 

 1. O que é fé? 
 
 a) Quando lemos Hebreus 11:1-3 e Romanos 10:17, entendemos sim que ter é acreditar nas promessas de Deus de que elas são verdadeiras e se cumpriram sem precisares de alguma prova concreta, só pela Palavra do Senhor. 

 b) Estes dois livros dizem o seguinte:
 = Hebreus 11:1 
 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. 3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
 = Romanos 10:17
 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

 c) Note que em Hebreus, no seu versículo 3, nos informa que quando Deus criou o universo foi num acto de . Nada existia, era tudo um vazio, e do meio do nada, podemos concluir que Deus pela fé disse:"Haja luz e ouve luz". 

 d) A tem essa particularidade, de acreditar que aquilo que ainda não existe, vai existir porque assim Deus o disse.

 e) Abraão teve quando Deus falou com ele para sair da sua terra natal para a terra de Canaam. 

 f) Mesmo sem filhos, ele creu quando Deus disse que a sua descendência seria inumerável como a área da praia e que o Messias sairia dele e mesmo tendo chegado na terra prometida e notar que aquela terra já tinha outros habitantes creu que de alguma forma um dia toda aquela região pertenceria a sua descendência e mesmo quando o Senhor lhe pedio para ele fazer a coisa mais difícil da sua vida, ele creu e obedeceu.

 2. O sacrifício de Isac:

 a) Vamos refletir em dois pontos:

|
   _
 b) Depois das três grandes promessas que Deus fez a Abraão, Deus faz um pedido;"ofereça-me seu filho em holocausto"! 

 c) Concertesa Abraão já ouvia falar dos costumes dos povos cananeus que tinham hábito de oferecer crianças em sacrifício aos deuses, e que por isso quando Deus mandou ele oferecer Isac, aquele pedido não era algo tão novo aos olhos dele, porém, o que diferencia a obediência de Abraão com os hábitos pagãos de Canaam? 
  Abraão teve fé que independentemente das circunstâncias não apontarem para o cumprimento das promessas do Senhor, mesmo assim elas iam se cumprir de alguma forma;
 Abraão creu nas promessas de"Terra, grande Nação e nascimento do Messias na sua descendência para trazer Benção para todas família da terra" e foi nessa fé que e'le creu que oferecendo Isac Deus era fiel e poderoso para até dos mortos voltar a ressuscita-lo por causa das promessas que lhe fez. 

 d) Esse facto fortalece a nossa esperança no Senhor, independentemente do aparente rumo que o mundo aparenta estar a levar, o Senhor é fiel e poderoso para cumprir todas promessas que nos fez,,"a Ressurreição dos mortos, A vida eterna e o Castigo eterno aos filhos da desobediência.  
 => Hebreus 11:17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. 18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; 19 E daí também em figura ele o recobrou.

 |
    _
 a) Sacrifício de Isac vs Figura do sacrifício de Cristo:

 b) É interessante que Deus mandou Abraão fazer justamente aquilo que no futuro E'le próprio faria com seu Filho Jesus para trazer a benção de redenção a humanidade; 

 c) Quando vamos para Hebreus 10:12, está escrito o seguinte" Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,"

 d) A fé inabalável de Abraão, acompanhada de obras(obediência), fez com que ele cresse até em meio a desafios e provação quando o Senhor pedio seu unigénito ele continuou confiando no Senhor; 

 e) Provavelmente seja por isso que Deus lhe considerou seu amigo
👇
 Tiago 2:
   21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? 22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. 23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

 4. Tenha a fé de Abraão:

 a) Deus mandou Abraão sair do meio de sua parentela e se deslocar para a terra de Canaam;
 -> A nossa parentela no Novo testamento são os nossos desejos carnais pecaminosos que precisamos abandonar conforme Colossenses 3 e olhar para o que é de cima(a igreja);

 b) Jesus até hoje está abençoando as famílias da terra com o sacrifício oferecido pelos pecados, todo aquele que se arrepender dos pecados e crêr alcança a salvação e nisso Jesus continua ganhando até hoje muitos irmãos para a vida eterna. 

 c) Nos também podemos nos tornar, não somente filhos de  Deus ou irmãos de Jesus, mas amigos também, se continuarmos crendo na Palavra de Deus e nos esforçar a obedece-la mesmo quando chegam as provações. 

 d) Poderíamos aqui refletir sobre vários cenários que constituem uma provação a nossa fé no nosso dia a dia, no lar, no serviço, na família, e em todo nosso meio em que nos encontramos e levariamos todo dia refletindo, por isso deixo a cargo de cada um refletir se estamos desenvolvendo a fé de Abraão e para alcançar a amizade com Deus não precisamos de fazer muitos sacrifícios, simplesmente obedecer a simplicidade do padrão das escrituras, foi simplesmente isso que Abraão fez, obedeceu a palavra de Deus conforme lhe foi ordenado, crendo que Deus era justo. 

 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...