sábado, 5 de dezembro de 2015

A queda e restauração de Pedro

João Marcos o servo do Senhor, ao escrever o seu livro narrando a Biografia de Jesus, narrou uma parte em que o apóstolo Pedro, um outro servo do Senhor teve uma queda(veja Marcos 14:66-72)"66. Ora, estando Pedro em baixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote 67. e, vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus. 68. Mas ele o negou, dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. 69. E a criada, vendo-o, começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles. 70. Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és um deles; pois és também galileu. 71. Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. 72. Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chora". 

  Algumas horas antes de sua queda, Pedro havia jurado ficar com Jesus sempre, e até se fosse necessário morrer com ele independentimente da reação dos outros(veja Marcos 14:29-31)"29. Ao que Pedro lhe disse: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. 30. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás. 31. Mas ele repetia com veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. Assim também diziam todos". 

Concerteza Pedro foi sincero ao dizer isso, só não sabemos quais eram as injeções. Jesus lhe respondeu"38. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca"(Marcos 14:38). 

  Depois disso chegaram os soldados que eram conduzidos por Judas Iscariotes para prender Jesus. 

 Pedro reagio ferindo um dos soldados, porém ele não entendia a natureza pacífica de Jesus. 

 Foi ordenado que arumace a espada e provavelmente quando vio Jesus curar milagrosamente o soldado ficou confuso sobre o pensava de Jesus. Curar Então sendo preso o Senhor, Pedro o seguiu de longe e vendo ele falsamente acusado, sendo açoitado, cuspido e sem fazer se quer nada para se defender. 

 Então, cheio de vergonha e desgraça, Pedro entrou em fraqueza da carne, e ele que havia dito com muita certeza nunca deixar Jesus, negou-o três vezes assim como Jesus havia profetizado(veja Marcos 14:30)"30. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás". 

  O que podemos aprender disto

  Devemos ter mais coragem para carregar uma espada, do que para carregar a vergonha da cruz, porém Jesus disse:"..Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e sigame"(Marcos 8:34).

  A caída de Pedro a qui, certamente foi temporária, depois ele arrependeu-se, e continuou em frente e tornou-se um dos cristãos mais eficazes é influente que ja viveu.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...