sábado, 5 de dezembro de 2015

Qual é a diferença entre"Salmos, hinos e cânticos espirituais?

  Existem dois textos no Novo testamento que usam estas palavras juntas: 
 
  Paulo, o autor do livro de Efesios, por inspiração do Espírito Santo escreveu estas instruções aos santos(Efesios 5:18-19)"18. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, 19. falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração".

 E, ainda instruio os Colossos(Colossenses 3:16)"16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações". 

  Estas três palavras :"Salmos, hinos e cânticos espirituais"descrevem a mesma atitude semelhante de adoração a Deus: 
 
Os primeiros cristãos, adoravam com salmos, hinos e cânticos espirituais.

  Desta forma adoravam a Deus com gratidão em seus corações. 

  Porém, cada um destes termos tem seu próprio significado: 

- O termo"Salmos" descreve cânticos do tipo encontrados no livro de Salmos no Antigo testamento. Vários"salmos " escritos por Davi, Asafe e outros autores são ricas mensagens de adoração a Deus. É bem provável que na igreja primitiva houve alguns cristãos quê escreveram outros salmos para adorar a Deus. 

 O termo"hinos" descreve cânticos que oferecem louvor a Deus. "Hinos" eram cânticos que eram dirigidos exclusivamente para louvar a Deus.

 O termo"Cântico" descreve vários tipos de cânticos. Mas, no contexto do Novo testamento, Paulo limitou o sentido somente para"cânticos espirituais". "Cânticos espirituais", refletem a cânticos com mensagens de corações voltados para Deus. 

  Estes termos eram canções de adoração a Deus e que edificavam uns aos outros. 

 Alguns cuidados a ter com os cânticos que usamos nos dias actuais
 
  Lembre-se de que as escrituras nos exortam a examinar tudo e retermos o bem(1 Tessaloninceses 5:21-22)"21. mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; 22. Abstende-vos de toda espécie de mal".

  Portanto, precisamos examinar tudo. 

 Devemos escolher cânticos que comunicam a reverência devida a Deus e que transmitem mensagens espirituais que vêm dos princípios revelados por Deus.

 Se a mensagem de um cântico não for espiritual e totalmente de acordo com a palavra de Deus, não devemos canta-lo no nosso louvor

   É importante notar que nestes dois textos, à mensagem deve ser para agradar a Deus e edificar uns aos outros. 

 Se no apocalipse foram mencionados instrumentos musicais usados no céu, significa que podemos usar instrumentos musicais no culto

  É óbvio que existem instrumentos musicais no céu. 
 -Apocalipse 5:8 relata"8. Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos". 

 Estes instrumentos são tocados(veja Apocalipse 14:2)"2. E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas". 
 Sera que os instrumentos no Apocalipse estavam a ser tocados na igreja?

 Se a definição da palavra "Salmos" incluí uso de instrumentos músicais,porque não devem ser usados no culto

   Os Salmos

   Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo, incluio"salmos" na lista de instruções para a adoração a Deus(Colossenses 3:16)"16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações". 

  Neste contexto, Paulo instrui o que os colossos deviam fazer com os "salmos"(canta-los), e não tocar algum instrumento. Colossenses 3:16 não nos autoriza a fazer tudo o que Salmos mencionam. 

   Existem várias coisas que os salmos mencionam
-Fazer sacrifício de animais(veja Salmos 20:3)"3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos", (51:18-19)"18. Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 19. Então te agradarás de sacrifícios de justiça dos holocaustos e das ofertas queimadas; então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar", (66:13-15)"13. Entregarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, 14. votos que os meus lábios pronunciaram e a minha boca prometeu, quando eu estava na angústia. 15. Oferecer-te-ei holocausto de animais nédios, com incenso de carneiros; prepararei novilhos com cabritos". 
- Dançar para o Senhor(veja Salmos 150:4)"4. Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta".

 - O facto de cantarmos os"salmos" certamente não significa que devemos sacrificar animais e praticar a dança religiosa.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...