sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

O sonho de Nabucodonosor

Introdução: No livro de Daniel, há duas visões que marcaram a vida do profeta. Estás visões sao muito importantes para entendermos o plano de Deus para estabelecer o seu reino. 

 1. O sonho que perturbou Nabucodonosor:

a) Daniel  2:1-11
1. No segundo ano de Nabucodonosor como rei da Babilônia, ele teve uns sonhos que o deixaram tão preocupado, que não podia dormir.
2. Então mandou chamar os sábios, os adivinhos, os feiticeiros e os astrólogos, para que eles explicassem os sonhos. Quando chegaram e se apresentaram diante do rei,
3. ele lhes disse: – Tive um sonho que me deixou muito preocupado e não vou ficar sossegado enquanto não souber o que ele quer dizer.
4. Eles disseram ao rei na língua aramaica: – Que o rei viva para sempre! Pedimos que o senhor nos conte o sonho e aí nós lhe diremos o que ele quer dizer.
5. Mas o rei respondeu: – Eu já resolvi que vocês têm de me contar o sonho e também explicar o que ele quer dizer. Se não puderem fazer isso, vocês serão todos cortados em pedaços, e as suas casas serão completamente arrasadas.
6. Mas, se me contarem o sonho e explicarem o que ele quer dizer, eu lhes darei presentes, prêmios e muitas honras. Portanto, digam o que foi que eu sonhei e o que o sonho quer dizer.
7. E todos os sábios disseram de novo: – Conte o senhor o sonho, e aí nós lhe diremos o que ele quer dizer.
8. Mas o rei insistiu: – Eu sei o que vocês estão fazendo. Estão é procurando ganhar tempo porque sabem que já resolvi
9. que, se vocês não me contarem o sonho, vou dar a todos o mesmo castigo. Vocês já combinaram me enganar com mentiras e falsidades, esperando que a situação mude. Contem-me o sonho, e então eu saberei que também poderão explicar o que ele quer dizer.
10. Os sábios deram ao rei esta resposta: – Não há ninguém no mundo que seja capaz de fazer o que o senhor quer. Nunca houve nenhum rei, por mais forte e poderoso que fosse, que tivesse exigido uma coisa dessas dos seus sábios, adivinhos ou astrólogos.
11. O que o senhor está querendo é impossível. Não existe quem possa atender o seu pedido, a não ser os deuses, e eles não moram com a gente aqui na terra.

 b) O rei ficou furioso pelos seus magos não conseguirem revelar e explicar o sonho que ele teve e ordenou que todos magos e sábios da Babilônia fossem mortos, e de entre os sábios poderiam ser afectados Daniel, sadraque , Mesaque e Abedinego(v:13);👇
13. A ordem foi publicada, e então foram buscar Daniel e os seus companheiros para que eles também fossem mortos.

 c) Daniel, pela fé buscou a Deus uma revelação sobre o sonho de Daniel (v:14👇
14. Daniel foi procurar Arioque, o chefe da guarda do rei, que tinha recebido ordem para matar todos os sábios da Babilônia. Com muito jeito e cuidado,

,16-19👇
16. Então Daniel foi falar com o rei, e este concordou em esperar, a fim de dar tempo a Daniel para explicar o sonho.
17. Depois, Daniel foi para casa e contou tudo aos seus amigos Ananias, Misael e Azarias.
18. Daniel disse que orassem ao Deus do céu, pedindo que tivesse pena deles e lhes mostrasse o que aquele sonho misterioso queria dizer, a fim de que Daniel e os seus amigos não morressem junto com os outros sábios da Babilônia.
19. Naquela noite, Daniel teve uma visão, e nela Deus mostrou o que o sonho queria dizer. Então Daniel agradeceu a Deus,
 
, 24-25);👇
24. Aí Daniel foi procurar Arioque, o oficial que tinha recebido ordem do rei para matar os sábios da Babilônia. Daniel disse: – Arioque, não mate os sábios. Leve-me para falar com o rei, e eu explicarei o sonho que ele teve.
25. Arioque levou Daniel depressa para o lugar onde o rei estava e lhe disse: – Está aqui comigo um dos judeus que trouxemos como prisioneiros e ele vai explicar o sonho que o senhor teve.

  2. O sonho de Nabucodonosor (A estátua):

  a) Deus revelou o sonho a Daniel, em que o rei Nabucodonosor via uma estátua em Pé que tinha; 

 b) Cabeça de ouro;

 c) Peito e braços de Prata;

 d) Barriga e coxas de cobre;

 e) Pernas de Ferro ;

 f) E os Pés de ferro misturado com barro(v:32-33);

 g) Uma certa pedra Caio e quebrou os Pés da estátua , e por sua vez toda a estátua perdeu equilíbrio e Caio quebrando-se por completo (v:34-35). 

 3. O significado deste sonho:

 a) A cabeça de Ouro representa o reino da Babilônia, governado por Nabucodonosor (v:36-38);👇
36. – Foi este o sonho, e agora vou explicá-lo para o senhor.
37. Ó rei, o senhor é o mais poderoso de todos os reis, e foi o Deus do céu quem o fez rei; ele lhe deu poder, autoridade e honra.
38. Ele deu ao senhor o domínio em todo o mundo sobre os seres humanos, os animais e as aves. O senhor é a cabeça feita de ouro.

 b) E as restantes partes da estátua representam outros reinos que haveriam de surgir depois da Babilônia, mas de acordo com o sonho, do mesmo modo que depois da estátua ficou destruída z todos esses reinos haveria de chegar um tempo em que teriam seu fim.

  4. A pedra que Caio do céu e derrubou toda a estátua:

 a) A pedra que Caio e destruio todos os reinos da estátua, será um reino que vira de Deus e que destruirá todos os reinos e potestades e reinará sobre todos para todo o sempre (v:44-45).👇
44. No tempo desses reis, o Deus do céu fará aparecer um reino que nunca será destruído, nem será conquistado por outro reino. Pelo contrário, esse reino acabará com todos os outros e durará para sempre.
45. É isso o que quer dizer a pedra que o rei viu soltar-se da montanha, sem que ninguém a tivesse empurrado, e que despedaçou a estátua feita de ferro, bronze, prata, barro e ouro. O Grande Deus está revelando ao senhor o que vai acontecer no futuro. Foi este o sonho que o senhor teve, e esta é a explicação certa.

 b) Nabucodonosor se reconheceu ao Deus de Daniel e reconheceu que ele é o todo-poderoso(v:46-47)👇
46. Então o rei Nabucodonosor se ajoelhou diante de Daniel, e encostou o rosto no chão, e depois ordenou que fossem apresentados a Daniel sacrifícios e incenso.
47. E ele disse a Daniel: – O Deus que vocês adoram é, de fato, o mais poderoso de todos os deuses e é o Senhor de todos os reis. Eu sei que é ele quem explica mistérios, pois você me explicou este sonho misterioso.

 5. O reino de Deus que jamais será destruído: 

 a) Em Daniel não é possível identificar qual seria este reino tão forte, mas quando chegamos no Novo testamento encontramos Jesus *"anunciando a chegada do reino dos céus*" (Mateus 4:17);👇
17. Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: – Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!

 b) A mesma linguagem que foi usada por Daniel para falar desse reino , foi a mesma que Jesus usou para falar da sua própria igreja (Mateus 16:18);👇
18. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.

 c) Concertesa o reino em Daniel referia-se a Igreja de Cristo. 

 d) Os cristãos do Novo testamento r receberam um reino que não pode ser abalado(Hb 12:28); 👇
28. Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor.

 e) Qualquer pessoa que não estiver neste reino dos céus , pertence aos reinos fracassados dos homens;

 f) A qual desses dois reinos você quer estar?

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

O dia do Senhor

Introdução: Este tema está voltado a Segunda vinda do Senhor Jesus, o dia mais conhecido como "o último dia", em que Jesus virá Julgar a cada um segundo o que tiver feito por meio do seu corpo.  Vamos usar principalmente a carta que Paulo escreveu aos Tessalonicenses.

  1. Recordando o nascimento da igreja em Tessalonica: 

 a) Podemos encontrar o nascimento da igreja de Tessalonica em Actos 17:1 em diante;

 b). Paulo escreveu a carta aos Tessalonicenses, nessa carta ele abordo vários assuntos , dentre os quais , a vinda do Senhor;

 2. A vinda do Senhor:
 
 a) No cap 5:1-2, Paulo exclarece aos Tessalonicenses de que o Dia do Senhor chegará derepente;

 b) O último dia é comparado com o dia em que um ladrao assalta uma residência;

 c) O ladrão nunca manda carta de aviso , avisando aos donos da casa de que no dia x ele vira roubar;

 d) Do mesmo modo , o dia da segunda vinda de Cristo será repentino; 

 e) No momento em que menos esperas , Jesus virá, e como nós encontrará?; 

 f) Quando tudo parecer estar calmo e em paz absoluta , nesse mesmo momento pode ser o dia(v:3);

 g) Lembre-se de Mateus 25, na Parábola das Dez virgens; 

 h) Ninguém sabe quando será o Dia do Senhor, Nem mesmo o Senhor Jesus não sabe qual é esse dia que o Pai estabeleceu(Mat 24:36);

 i) Estamos vivendo como nos dias de Noé (Mat 24:37-39);

 j) O que você está fazendo? 

 3. Ocupe-se preparando a sua arca: 

 a) Enquanto Noé se ocupava construindo a Arca que poderia lhe salvar no dia do Dilúvio , o mundo se divertia e se ocupava nos prazeres da carne e quando chegou o Dilúvio foram pegos de surpresa e morreram com água , mas Noé e sua família se salvou através da Arca. 

 b) Ocupe-se na construção da sua Arca , frequentando sem cânssar os cultos , pregando a palavra e vivendo no amor de Cristo e aos irmãos(2 Pedro 3:10-15).

A HISTÓRIA DA DIVISÃO DO POVO DE ISRAEL, O CATIVEIRO, DESTRUIÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO

  1. Morte de Salomão:

 a) Salomão foi o filho de David e Batseba. Salomão foi o terceiro rei do reino unido de Israel depois de Saul e David; 

 b) Salomão reinou durante 40 anos sobre Israel unido e depois disto morreu e foi enterrado em Belém, cidade natal do seu falecido pai David(2 Cro 9:29-31). 

 2. Reinado de Roboão, filho de Salomão:

 a) Roboão foi consagrado rei no lugar de Salomão seu Pai(2 Cro 10:1); 

b) Roboão, já como rei , tinha obrigação de resolver os problemas do povo. 

 c) O povo veio a Roboão apresentando uma inquietação (2 Cro 10:4-5);

 d) Roboão foi pedir conselhos nos velhos que costumavam ajudar seu pai Salomão em conselhos e eles lhe orientaram com experiência, mas ele não ficou satisfeito com o conselho dos mais velhos e foi pedir conselhos nos amigos dele de infância e da mesma faxa etária e recebeu mau conselho uma vez que eles também não tinham experiência tal como ele(v:6-7, 8-11).

 3. A consequência de seguir conselhos de pessoas inexperientes, A DIVISÃO DO POVO DE DEUS:

 a) A resposta(v:12);

 b) O rei optou pelo conselho de pessoas inexperientes(v:13-14)

 c) A revolta de Jeroboão e das dez tribos(menos Judá e Benjamim), a DIVISÃO, v:16-17 e Cap 11:1-2).

 d) Assim o reino de Israel se dividio e Roboão reinou as duas tribos de Judá e Benjamim, enquanto Jeroboão reinou as restantes Dez tribos de Israel. ISRAEL no Norte de Canaan e JUDA no sul.

 4.  A Israel dividida:

  a) O Israel do Norte, sempre que Morria o rei, o filho reinava em seu lugar, assim como no Israel do Sul(de onde veio o Messias) seguia mesma sequência.

 b) Alguns reis seguiram as ordens de Deus , mas a maioria fez o que era mau aos olhos de Deus, e quando isso acontecia Deus enviará os reinos inimigos como forma de castigar os seus filhos das suas rebeldias. 

 c) Vários dos livros dos Profetas(Isaías , Ezequiel , Jeremias e entre outros foram escritos nessa era), por ex: Isaías 1:1-2, Ezequiel 1:1-2, Jeremias 1:1-2, etc...

 5. O reinado de Joaquim, seus pecados e consequências: 

 a) Joaquim foi um dos reis do ISRAEL DO SUL que foi um rei mau aos olhos do Senhor (2 Cro 36:5);

 b) Neste caso , Deus usou a Babilônia e o seu respectivo rei Nabucodonosor para castigar Joaquim pela sua rebeldia(v:6);

 c) Nesse ataque da Babilônia contra Joaquim, vários tesouros sagrados foram roubados(v:7-8). 

 6. O Sucessor de Joaquim:

 a) Depois que morreu Joaquim, seu filho Joaquin reinou em seu lugar e também se comportou mal aos olhos do Senhor (v:9);

  b) Ele também foi levado como escravo a Babilônia e Nabucodonosor colocou o irmão dele Zedequias como rei do ISRAEL DO SUL.

 7. O reinado, pecado e consequências de Zedequias, A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM por Nabucodonosor:

 a) Zedequias reinou no tempo do ministério do PROFETA JEREMIAS; 

 b) Ele também seguio o caminho dos seus Pais e irmão e fez o que era mau ao Senhor e até ao rei que havia lhe dado aquele cargo(v:11-13);

 c) Deus se compadeceu da perdição de Zedequias e de todo o povo , e fez tudo para convertelos ao bom caminho, mas sem sucesso(v: 14-16);

 d) O Senhor se enfureceu contra seus filhos e deixou que os Babilonicos Caldeus os castigassem e na ocasião O TEMPLO DE JERUSALÉM FOI DESTRUÍDO (v:17-20).

 e) Assim a terra de Judá e Benjamim descansou de tanto pecado por espaço de 70 anos(v:21). 

 8. A RECONSTRUCAO  DO TEMPLO DE JERUSALÉM:

 a) Deus levantou Rei Ciro do reino da Percia para levantar um decreto mundial a favor do seu povo de JUDA e permitio que qualquer pessoa de Judá que fosse tocado para voltar e reconstruir os muros de Jerusalém, fosse(v:22-23);

 b) Finalmente o Povo de Judá e Benjamim voltaram para Jerusalém e Esdras relatou com detalhes este acontecimento(Esdras 1:1); 

 c) Esdras foi um homem temente a Deus e fazia parte do Sacerdócio levítico, e isso podemos contemplar no seu Cap 7:10 e Neemias 8:1-9; 

 d)) Dentre o povo estava NEEMIAS, que Escreveu o livro de NEEMIAS relatando como encontraram as ruínas em Jerusalém e a reconstrução dos muros(v:2). 

 e) Esdras também relatou muita coisa acerca da reconstrução do Templo. 

 9. NEEMIAS 

 a) NEEMIAS, depois que o rei Ciro deu ordem para que os escravos israelitas de Judá e Benjamim voltassem para sua terra, ele servia como funcionário copeiro do rei Babilonico ARTAXERXES, ele era a pessoa que servia o vinho para o rei e provava primeiro antes de dar o rei para garantir que não foi envenenado. 

 b) Sabendo do decreto do rei Ciro e tendo recebido informações da ruína de Jerusalém, NEEMIAS chorou , orou a Deus e pedio ao rei ARTAXERXES  permicao para ir a Jerusalém reedificar os muros da cidade (NEEMIAS 1:1-4, 8-11, 2:1, 2-10). 

 c) Antes de qualquer coisa NEEMIAS deu-se tempo para averiguar o real estado em que se encontrava(2:12-15);

 d) Depois que NEEMIAS averiguou a situação da destruição dos muros de Jerusalém, convocou o Povo para iniciarem com a reedificação dos muros(v:17); 

  e) Ouveram pessoas que procuraram boicotar q reedificação dos muros de Jerusalém para que não tivece sucesso(Cap 4:1-3), mas  NEEMIAS , diante dos inimigos não usou força física para lutar contra eles , pelo contrário , entregou a situação nas mais de Deus em oração(v:4-6); 

 f) Finalmente, quando concluíram a reedificação dos muros de Jerusalém e Esdras a reconstrução do Templo, NEEMIAS tomou precauções para ajudar seus irmãos para não voltarem a cometer mesmos pecados que causaram a ruína estabelecendo guardas nos portões de Jerusalém que eram fechados sempre que chegasse o Shabat, para se guardar os Sábados do Senhor (Cap 7:1-4);

 h) Finalmente o Povo se reconciliou com Deus e prosperou(Neemias Cap 8:1-9, 9:38 e Esdras 7:10).

 Lições práticas:

 a) Quem não ama ao Senhor, sofre(Lucas 11:28);

 b) O pecado é rebeldia contra a vontade do Senhor, e quanto nos rebelamos Deus nos castiga por amor para ver se mudaremos de comportamento(Heb 12:6-11); 

 c) Deus cumpre o que prometeu(2 Pedro 3:9);

 d) O nossos pecados podem afectar a casa de Deus(Igreja local) 1 CORÍNTIOS 5:6-7; 

 e) Quando a casa de Deus está em ruínas , precisamos averiguar quais sãos os reais problemas(Apocalipse 2:5);

 f) Chorar as desgrassas, Orar pelo socorro divino e voltar-se ao modelo divino(MT 5:4, 1 Pd 5:6 e Hb 12:28); 

 g) Enquanto estivermos fazendo a vontade de Deus, haverá pessoas inimigos da Verdade que sempre vai procurar nos perturbar, porém nós devemos responder com oração, entregando eles nas mãos do nosso Poderoso Deus e permanecendo firmes na verdade de Jesus(Gálatas 1:6-10).

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

A parábola dos Dez talentos


 Introdução: O evangelho segundo Mateus, no seu capítulo 25, O narrador começa narrando a respeito da parábola das Dez virgens. Mas quando chegamos apartir do versículo 14, ele começou narrando a respeito da parábola dos Dez talentos.

 1. Os Dez talentos 

 a) O versículo 14 relata que um certo Senhor saio de viagem, e nessa saída ele dividio seus bens pelos seus servos. Concertesa este facto pode nos remeter ao Senhor Jesus. O Senhor Jesus quando saio da terra , deixou a promessa do Espírito Santo aos Apóstolos, e cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos e eles receberam capacidades para falar várias línguas e para pregar as grandezas de Deus, e mais tarde vários cristãos também receberam o mesmo Espírito Santo pelo Baptismo e os respectivos dons do Espírito Santo (Act 2:1-4, 36-39,41,42, RM 12:6-8). 

 2. Deus deu a cada um, talentos de acordo com a capacidade de cada um:

 a) veja v:15;

  3. Usando o talento que Deus deu:

 a) veja v: 16-18, aqui nos podemos notar que o que recebeu 5, foi e trabalhou e multiplicou os seus talentos que foi dado, e o que recebeu 2 também foi e trabalhou para multiplicar, mas o que recebeu 1 levou o seu talento e escondeu. Não usar a habilidade que o Senhor deu a cada um para o crescimento da obra do Senhor, estaremos a ser como este servo que levou seu talento e escondeu(se envergonhou de usar o talento que o Senhor deu. 

 4. No tempo da recompensa:

 a) veja v:19-30;

 b) Chegará o dia em que deveremos prestar contas do que fizemos com os dons que recebemos do Senhor;

 c) veja também 2 Pedro 1:5-11.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...