sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Na palavra de Deus é pecado repreender cristãos idosos?

O apóstolo Paulo, um servo de Cristo, ao escrever a carta a um discípulo chamado Timóteo, instruio-o a não repreender homens idosos, mas antes exorta-los(veja 1 Timóteo 5:1-2)"1. Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai; aos moços, como a irmãos; 2. às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza". 

 Mas na mesma carta instruindo a Timóteo também disse sobre os anciãos da igreja(que são certamente homens de uma idade avançada quando vemos as qualificações em 1 Timóteo também3:1-7) dizendo que ele devia repreender os que viviam no pecado(veja 1 Timóteo 5:20)"20. Aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor".

  Sera que o apóstolo Paulo esta se contradizendo? R: Não

  Na tradução da língua original da carta de Timóteo ao português, o autor usou duas palavras que na lingua original são diferentes(a do cap 5:1-2 e 5:1) para traduzir em uma só palavra no português que é(repreender). 

  Usando a língua original, o termo repreender no cap 5:1, traduzido em português quer dizer"tratar sem bons modos". 

 Ja no v20 quer dizer"reprovar, convecer ou corrigir". 

  Tem algumas lições que aprendemos destas coisas: Certamente nós podemos corrigir qualquer pessoa, mesmo pastores ou cristãos velhos. 

 Mas por serem pessoas mais velhas, assim como os nossos país devemos lhes tratar com respeito. 

  No nosso estudo da palavra de Deus, precisamos de estudar com atenção até mesmo procurando compreender o sentido das palavras difíceis. 

 Um bom dicionário é uma ferramenta útil no estudo das Escrituras porque ele contém aquelas palavras que pouco usamos. 

  As vezes nós precisamos de usar à língua original em que a Bíblia foi escrita para entender o sentido de uma palavra ou texto, mas porém não é fácil ter acesso a essas línguas originais. 

 Outra forma também é usar Bíblia de tradução diferente como por exemplo(NVI) esclarece muitas coisas de tradução1 Timóteo 5. 

  Estudar a Bíblia é algo que exige paciência e esforço, mas os benefícios são eternos.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...