sexta-feira, 10 de maio de 2024

O caracha dos cidadãos do reino eterno de Cristo


 Introdução: Há um caracha fundamental que qualquer cidadão do reino precisa apresentar para provar que é membro do reino eterno de Cristo. Este caracha é um comprovante de que verdadeiramente somos membros do corpo de Cristo (a igreja).

 1. Qual é o caracha?

  a) O amor fraternal prático: 

  b) O amor que os primeiros cristãos tinham um ao outro, era um amor prático. O amor de olhar para um irmão em Cristo necessitado e sentir-se como se fosse você mesmo naquela situação e procurar fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar um irmão a ultra-passar a sua necessidade:
👇
 (Atos 2)
44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

  c) No primeiro século, na primeira igreja que foi fundada em Jerusalém no dia de Pentecostes com o baptismo e congregação de quase 3.000 almas, os discípulos que tinham muitos terrenos e casas , vendiam para ajudar aos irmãos podres a saírem da miseria, e assim as pessoas que estavam de fora(os não cristãos), vendo tamanho amor entre o povo de Deus, admirava-se:
👇
(Atos 5)
13. Ninguém de fora tinha coragem de se juntar ao grupo deles, mas o povo falava muito bem deles.

  d) Essa admiração e elogio dos de fora, foi o resultado do cumprimento do mandamento do Senhor aos Apóstolos e que os Apóstolos por sua vez ensinaram mesmo mandamento aquele grupo de quase 3.000 almas:
👇
(João 13)
34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

  e) Infelizmente hoje em dia prega-se um tipo de amor diferente deste. Jesus ensinou um amor fraternal prático, porém o amor que é tanto proclamado ultimamente nao tem sido prático. 

  f) Hoje em dia, quando há um irmão passando por necessidade ou pedindo algum tipo de socorro, qual tem sido a resposta de muitos irmoas? CONFIE EM DEUS, ELE PROVERA, VOU ORAR POR TI! kkk engraçado né? 
 
 O Senhor Jesus, por meio de Tiago reprovou esse tipo de amor:
(Tiago 2)
15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,
16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

  g) Na Igreja Bíblica, o amor era demonstrado pelas obras, não somente por palavras de consolo:
👇
 (Atos 4)
32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
👇
(Atos 4)
34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

 2. Os membros da igreja de Cristo verdadeiramente convertidos ao Senhor devem apresentar este caracha(o amor fraternal prático);

  a) É necessário provocarmos a admiração das pessoas para conosco do mesmo modo que as pessoas daquele tempo tinham em relação aos cristãos da igreja de Jerusalém para que essas pessoas creiam que nós somos defacto povo do Deus Altíssimo.

  b) E para isso acontecer o nosso amor fraternal deve ser prático e não somente por palavras.

  c) Se teu irmão em Cristo vem se lamentar de fome, não é para orar simplesmente por ele, se tens caldo ou arroz vá tirar seu caldo ou arroz lhe oferecer para que tenha o que cozinhar esse dia, ou se tens irmão em Cristo desempregado enquanto na tua empresa que você trabalha tem vagas, não custa nada voce contar para teu irmão para ele também tentar concorrer para trabalharem juntos na mesma empresa, tudo isso é amor fraternal prático:
👇
(1 João 3)
18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

 -> Não esqueçamos que o maior mandamento que existe é o amor. Ame-mo-nôs com ações:
 👇
(1 Pedro 1)
22 Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;

terça-feira, 7 de maio de 2024

Profeta Daniel, exemplo de um servo fiel a Deus

 

 Introdução: O Profeta Daniel, é um hebreu que esteve entre os cativos que foram levados como escravos para Babilônia pelo Nabucodonosor. Daniel viveu cerca de 76 anos na Babilônia desde o reinado de Nabucodonosor até ao surgimento do rei Ciro:
👇
(Daniel 1)
1 No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.
2 E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da Casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.
21 E Daniel esteve até ao primeiro ano do rei Ciro.
  
  Daniel viveu na Babilônia entre os anos 605-539 a.C

 Tudo indica que Daniel teria sido levado escravo com 15 anos de idade segundo comentários de estudiosos da Bíblia e com essa idade ele já era um jovem temente e obediente a Deus.

 1. O segredo da fidelidade de Daniel:

  a) Manteve-se integro e perseverante na doutrina do Deus de Israel em todas circunstâncias.

 b) Daniel era um dos filhos de Israel, cresceu segundo os ensinamentos e costumes dos israelitas, e quando foi levado escravo pelo exército de Nabucodonosor, manteve-se perseverante e integro na doutrina e mandamentos de seu Deus e não aceitou se corromper com práticas de um povo pagão que era a Babilônia:
👇
(Daniel 1)
8 E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

 c) E para além dele, a integridade de Daniel também influenciou os seus 3 amigos hebreus, Sadraque, Mesaque e Abetinego.

  2. Benefícios de ser fiel a Deus:

 a) A fidelidade de Daniel foi muito importante para a salvação dele, de seus amigos e de todos os sábios da Babilônia.

 b) Daniel foi exaltado e abençoado por Deus porcausa de sua fidelidade inabalável.

 c) Na sua fidelidade, Daniel não se corrompeu com práticas pagans;

 d) Foi usado por Deus para interpretar o sonho de Nabucodonosor;

 e) Foi exaltado na Babilônia e empossado como governador em todo território:
👇
(Daniel 2)
48 Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também por principal governador de todos os sábios de Babilônia.

 f) Foi salvo da cova dos leões quando foi centensseado pelo réi Belsazar sucessor de Nabucodonosor:
👇
( Daniel 6)
16 Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
17 E foi trazida uma pedra e foi posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que se não mudasse a sentença acerca de Daniel.
18 Então, o rei dirigiu-se para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
19 E, pela manhã cedo, se levantou e foi com pressa à cova dos leões.
20 E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21 Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre!
22 O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
23 Então, o rei muito se alegrou em si mesmo e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.

 g) E no final da vida, Daniel foi prometido por Deus que morrera, mas no final dos tempos ressuscitará para receber o seu galardão por ter sido fiel a Deus até ao fim:
👇
Daniel 12
13. – E você, Daniel, continue firme até o fim. Você morrerá, mas no fim ressuscitará para receber a sua recompensa.
 
-> Não devemos deixar ser corrompidos pelas práticas mundanas, devemos ser perseverantes na doutrina dos Apóstolos, na comunhão, no partir do Pão e nas orações até ao fim, a volta de Cristo, aonde cada um de nós irá receber o seu galardão da vida eterna(Actos 2:42).

 -> (Apocalipse 22)
12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.


segunda-feira, 6 de maio de 2024

A perseverança na oração


  Introdução: Uma das práticas constantes que a Igreja Bíblica persistia em fazer era orar. A oração faz parte das actividades que os cristãos do Novo testamento faziam com perseverança:
👇
 (Atos 2)
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

 1. Insista na oração:

  a) A palavra"perseveravam", tem haver com"persistência", persistir e nunca desanimar em orar. Os cristãos do Novo testamento eram persistentes em praticar o ensinamento dos Apóstolos, manter a comunhão, partir o pão em todos 1° dia da semana, orar e louvar a Deus.

  b) Essas práticas fazem parte de todos aqueles que até hoje procuram agradar a Deus como Igreja de Cristo. 

  c) A vontade do Nosso Senhor Jesus Cristo é ver os filhos de Deus levando uma vida de oração. É agradável a Deus que oremos em todo momento com persistência( veja Lucas 18)
1 E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer,

  d) A oração é uma das armas espirituais que os cristaos devem usar constantemente para lutar contra o mal. 

  e) A nossa luta não é contra pessoa de carne e sangue, mas sim contra as forças espirituais do mal;
👇
( Efésios 6)
12 porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

  f) Uma das armas poderosas para combater esses poderes espirituais do mal é a oração;
👇
(Romanos 15)
30 E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus,

  g) O cristão não pode usar a força fisica para combater o mal que as pessoas te fazem, quando alguém te faz o mal você deve combate-lo com oração, não pode devolver a chapada pois essa não é a vontade de Deus;
👇
 Veja por ex:( Mateus 5)
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

  h) Ultimamente, desde que iniciaram os"últimos dias", a maldade tem se multiplicado a cada dia que passa, todas as vezes que amanhece um novo dia, a maior parte dos noticiários que acompanhamos são de crimes e mais crimes, violência e mais violência, corrupção e mais corrupção. Pessoas se matam sem nenhum remorso , somos injustiçados no dia a dia, roubados, maltratados, e etc.. e diante disso tudo qual deve ser a nossa reação? 

 2. Orar sem sessar:

  a) Efésios 6:18👇
"orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos".

  b) 1 Timóteo 2:1-2👇
"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens,
2 pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade".

  c) Tiago 5:16👇
"Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos".

  d) Tiago 5:13a👇
" Está alguém entre vós aflito? Ore".

  e) I Tessalonicenses 5👇
17 Orai sem cessar.

 3. Que a oração seja o pão nosso de cada dia, tanto na vida individual, assim como na igreja:

  a) Sejamos como os irmãos do Novo testamento que oravam sem sessar, assim como a igreja também 👇
(Atos 12)
5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

  -> Que possamos orar continuamente por tudo, uns pelos outros e esperar o agir de Deus👇
(Salmos 5)
3. De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta.

domingo, 5 de maio de 2024

Quem matou Cristo?



 Introdução: A morte de Jesus na cruz do calvário, é um facto histórico inegável. Todo mundo sabe que há cerca de 2000 anos atrás, o Senhor Jesus morreu crucificado na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Mas quem foram que provocaram a crucificação D'ele? 

 1. Quem provocou a crucificação de Cristo? 

 a) O povo de Israel;
 👇
 (Atos 2)
36 Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

 b) Certamente alguns dos Judeus que estavam lá em Jerusalém no dia de Pentecostes, são os mesmo que 50 dias atrás estiveram diante de Poncio Pilatos gritando"crucifica-o, crucifica-o";
👇
 (Lucas 23)
21 Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o! Crucifica-o!
👇
(Versiculo 23)
👇
(Lucas 23)
23 Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos e os dos principais dos sacerdotes redobravam.

 c) O povo de Israel exigio tanto que o Messias fosse morto que o governador(um gentio) não teve outra saída a não ser satisfazer a vontade do povo crucificando Jesus como se fosse ladrão;
👇
(Atos 2)
23 a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;

 2. Os israelitas rejeitaram seu Messias:

 a) Deus havia anunciado por meio de Moisés que de entre o povo suscitaria Jesus como profeta e salvador deles, mas eles o rejeitaram;
👇
 (Deuteronômio 18)
15 O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;

-> Moisés foi o homem que foi enviado por Deus para salvar o seu povo da escravidão de Faraó no Egipto. Moisés salvou o povo e o conduziu a Terra prometida.

 -> Do mesmo modo, Deus prometeu enviar Jesus ao mundo com uma missão parecida com a de Moisés, vir ao mundo onde o seu povo estava sendo escravisado por Satanás através do pecado para vir lhes libertar da escravidão de Satanás e conduzi-los a pátria Celestial, mas esse mesmo povo rejeitou o seu salvador;
👇
 (João 3)
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
👇
(João 1)
10 estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

 b) Ele é a pedra rejeitada pelos edificadores(os líderes do povo Judeu);
👇
(Atos 4)
11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.



 3. Apesar de tudo, o plano de Deus não falhou:

 a) Os edificadores(líderes Judeus) pensavam que agitando o Povo para crucificação do Senhor Jesus, iriam com isso tornar um fracasso o plano de Deus para a própria salvação deles, o que eles são sabiam é que Deus, na sua sabedoria, já sabia que eles rejeitariam a luz do mundo mesmo antes disso acontecer.       Deus já havia falado através do profeta Isaías que o Messias seria rejeitado, maltratado e morto. Isaías 53 fala isso e Deus usou exatamente a maldade do homem  para fazer o bem e concertesa o Diabo também esteve envolvido na agitação do povo para tentar fracassar a missão de Jesus;
👇
(Atos 2)
36 Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

 b) Quando os Judeus ouviram isso, se aperceberam que aquele Jesus que dantes o entregaram para ser morto, era na verdade aquele salvador que havia sido anunciado por Moisés e vários outros profetas, e cerca de 3000 pessoas se arrependeram de seus pecados naquele dia e aceitaram o baptismo para perdão dos pecados;
👇
(Atos 2)
37 Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
40 E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

 4. Os gentios foram beneficiados dessa salvação também:

 a) No plano de salvação, Deus incluio  também os não-Judeus;

 b) Deus planejou acabar com a inimizade que havia entre os Judeus e não-Judeus, fazendo dos dois um só Povo(o novo Israel segundo a fé e não mais segundo a carne ou a letra):
👇
(Hebreus 8)
10 Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.
11 E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.
12 Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
13 Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar.
👇
(Efésios 2)
11 Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
12 que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio,
15 na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
16 e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
17 E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto;
18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

 c) Actualmente nenhuma Salvacao há fora de Jesus Cristo;
👇
(Atos  4)
11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
👇
(João 14)
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

  5. E agora, porque te detens? 

 a) O que te priva de receberes o baptismo para lavar teus pecados confessando o nome do Senhor para salvação de sua alma? 
👇
(Atos 22)
16 E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...