sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Qual foi a atitude do baptismo de João Baptista?

  Quem foi João Batista

  João Batista filho de Zacarias é de Isabel, foi o profeta enviado para que preparace a vinda de Cristo. No seu ministério ele pregou a mensagem de arrependimento e da vinda do reino dos céus(veja Mateus 3:2)"2. dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus". 

  Qual foi a atitude do batismo de João

  Marcos e Lucas, dois discípulos do Senhor, ao escreverem a narração da história de Jesus, falaram de João Batista dizendo que dizendo que ele realizava o batismo de arrependimento para remissão dos pecados(veja Marcos1:4)"4. assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados", e(Lucas 3:3)"3. E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados". 

 E realizava esses mergulhos nas águas do rio Jordão(veja Marcos 1:5)"5. E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados", e(João 1:28)28. Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando", e(3:23)"23. Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava". 

  Quando nós compara o batismo de João com o batismo que passou a ser realizado depois da morte de Cristo, não parece haver diferença. Porém há diferença com estes dois batismos. 

  Uma situação que acontece em Efeso mostra claramente que existe diferença nestes dois batismos. Apolo chegou a Efeso pregando sobre Cristo e só conhecia o batismo de João. Foi quando Priscila e Aquilaque também estiveram presentes ouvindo a pregação ajudaram depois Apolo a entender melhor este ponto(veja Atos 8:24-26)"24. Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 25. Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. 26. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áqüila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus". 

  Passado algum tempo, Paulo também chegou a mesma cidade por onde Apolo passou ensinando, ensinou alguns homens que lhes encontrou ali que era necessário serem batizados novamente pela autorização do Senhor Jesus(veja Atos 19:1-7)"1. E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, Pregações. 2. perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. 3. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. 5. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. 7. E eram ao todo uns doze homens". 

  Quando é que o batismo de João deixou de funcionar

  Foi apartir da morte de Jesus e da vinda do Espírito Santo no dia de pentecostes

  Pela revelação de Deus nas Escrituras, sabemos que qualquer meio que foi usado para se oferecer perdão antes da morte de Cristo, seja pelo batismo de Joãoe por meio do sacrifício de animais tornou-se dependente da morte sacrificial de Jesus. 

  A mesma linguagem que foi usada para falar do batismo de João, foi também antes usada para falar dos sacrifícios de animais(veja Levitico 4:26)"26. Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como a gordura do sacrifício da oferta pacífica; assim o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, e ele será perdoado", e veja também(v35, 5:13, 16:18, 6:7). 

 Mas através da revelação do Novo testamento aprendemos que estes sacrifícios nas tiravam os pecados das pessoas(Hebreus10:4,11)"4. porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. 11. Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados". 

  Mas para estes meios todos terem força, dependiam do sacrifício que Jesus havia de oferecer na cruz(veja Hebreus 9:15)"15. E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna". 

 Assim como também o batismo de João, ele dependia do sacrifício eficaz oferecido por Cristo. 

  Uma vez que Jesus ja morreu pelos nossos pecados, nem o sangue de animais, nem o batismo de João servem para alcançamos o perdão de pecados

 Só recebemos através de obedecermos as instruções do"testador". Jesus deixou escrito no seu testamento"16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"(Marcos 16:16), e(Atos 2:38)"38. Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo".

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...