quarta-feira, 22 de maio de 2024

O Dízimo


Introdução: O quê é o Dízimo?
O Dízimo é a 10° parte dos produtos que os Judeus colhiam em suas machambas.   Separavam a 10° parte para sustento da tribo de Levi(a tribo sacerdotal) tribo que havia sido separada das actividades mundanas para se consentrar exclusivamente no serviço de Deus. Os levíticos não podiam se ocupar com outras actividades do dia a dia(como trabalhar para seu próprio sustento). Deviam confiar somente em Deus como provedor de tudo e Deus provia o alimento para eles ordenando que as outras tribos dessem o Dízimo para a tribo levítico.   Depois que Jesus morreu na cruz e ao terceiro dia ressuscitou, nunca foi visto o Dízimo a ser dado na igreja.
  A primeira vez que aparece o Dízimo na Bíblia foi quando Abraão ele voltava de salvar seu sobrinho que havia sido levado cativo pelos inimigos de Sodoma e Gomorra onde Ló vivia com sua família e não foi especificado se o Dízimo que Abraão deu era somente 10° ou foi mais, por isso podemos concluir que o Dízimo que Abraão deu não tem nada haver com o Dízimo segundo a Lei de Moisés que era tirado para a tribo Levi, e Abraão só tirou o Dízimo uma vez na vida:
👇
(Gênesis 14)
18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo.
19 E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.

 1. O Dízimo segundo a Lei de Moisés:

 a) Deus ordenou que o povo desse Dízimo de tudo que eles produziam nas machambas. Deus nunca pedio dinheiro, prata ou ouro como Dízimo;
👇
(2 Crônicas 31)
5 E, depois que essa ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, e de mosto, e de azeite, e de mel, e de toda a novidade do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância.
6 E os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas sagradas que foram consagradas ao Senhor, seu Deus; e fizeram muitos montões.

 b) Estes Dízimos eram separados de 3 em 3 anos, não mensalmente;
👇
(Deuteronômio 14 )
28 Ao fim de três anos, tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas.
29 Então, virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos, que fizeres.

 c) Quando o povo parou de separar o Dízimo, os sacerdotes deixaram de receber o sustento e Deus castigou o povo porcausa desse pecado;
👇
(Malaquias 3)
7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.

 d) Deus ordenou para que o povo voltasse a trazer os Dízimos para o sustento da tribo Levi e dos sacerdotes que serviam no Templo;
👇
(Malaquias 3)
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.

 e) Porcausa de não trazer os Dízimos, o povo estava sofrendo no trabalho na machamba, devoradores devoravam o que era semeado;
👇
(Malaquias 3)
11 E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.

-> O Devorador trata-se de um gafanhoto, e não de Demônio como se fala nas igrejas;
👇
(Joel 1)
3. Digam aos seus filhos o que aconteceu; que eles contem aos seus filhos, e que estes falem sobre isso à geração seguinte.
4. Vieram nuvens e mais nuvens de gafanhotos, e comeram todas as plantações. O que os primeiros gafanhotos deixaram foi devorado pelos que vieram depois.

 -> A expressão"...e abrirei as janelas dos céus e derramarei uma benção tal..." Refere-se a chuva sobre a terra para permitir que o que era semeado nas machambas pudesse dar frutos;
👇
(Gênesis 7)
11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
12 e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

 2. Os Dízimos eram destinados para os levitas:

  a) Todo Dízimo que o povo trazia na Tenda da congregação e mais tarde no Templo, era para o sustento dos Levitas assim como o que restava da carne nos sacrifícios de animais;
👇
(Números 18)
18 E a carne deles será tua, assim como será teu o peito do movimento e o ombro direito.
19 Todas as ofertas alçadas das santidades, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, tenho dado a ti, e a teus filhos, e a tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; concerto perpétuo de sal perante o Senhor é, para ti e para a tua semente contigo.
20 Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
21 E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação.
23 Mas os levitas administrarão o ministério da tenda da congregação e eles levarão sobre si a sua iniquidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdarão.
24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdareis.
25 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
26 Também falarás aos levitas e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor: o dízimo dos dízimos.
27 E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada como grão da eira e como plenitude do lagar.
28 Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.
29 De todos os vossos dons oferecereis toda oferta alçada do Senhor; do melhor deles, a sua santa parte.
30 Dir-lhes-ás, pois: Quando oferecerdes o melhor deles, como novidade da eira e como novidade do lagar, se contará aos levitas.
31 E o comereis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação.
32 Pelo que não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas dos filhos de Israel, para que não morrais.

   3. O Dízimo, assim como todas ordenanças da lei, foram abolidas por Cristo na cruz;
👇
(Mateus 5)
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.

 -> Jesus é a pessoa que cumpriu todas ordenanças e por fim aboliu a lei;
👇
(João 19)
30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
👇
(Colossenses 2)
14 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

 b) Qualquer pessoa ou grupo religioso que separar o Dízimo actualmente, está debaixo da maldição e obrigado a cumprir todas as ordenanças da Lei de Moisés;
👇
(Gálatas 3)
10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

  4. A igreja de Cristo no Novo testamento nunca cobrou o Dízimo, apenas oferta voluntária para os santos necessitados e para investir na divulgação do evangelho:

 a) Veja 
👇
(Romanos 15)
26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
👇
(1 Coríntios 16)
1 Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que se não façam as coletas quando eu chegar.
👇
(2Coríntios 8)
12 Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem e não segundo o que não tem.
👇
(2 Coríntios 9)
7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...