domingo, 26 de maio de 2024

Pregando o evangelho de 2-a-2


Introdução: No dicionário, a palavra "numerologia" significa"estudo do significado dos números, sua influência no dia-a-dia e na determinação do futuro da humanidade".
  
 Há dois tipos de numerologia:
 - Numerologia Bíblica;
- Numerologia não bíblica.
 
  A numerologia não-biblica é um tipo de estudar os números que aparecem na Bíblia sem base no que Deus revelou nas escrituras e procurar uma interpretação particular ou humana para traduzir o seu significado. 
    Esse tipo de Numerologia é proibida pelo Senhor e não pode ser usada pelos cristãos, pois não ha nada na Bíblia que necessite de uma interpretação particular ou humana como diz:"19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração,
20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo"(2 Pedro 1:19-21).
  
   As pessoas procuram usar a teologia baseada em tradições humanas das denominações e a Gematria(um sistema de interpretação de letras em números e vice versa, etc.)., o que constitui pecado , pois o Senhor proíbe o uso de outras fontes de revelação fora do que Deus revelou nas escrituras(veja o princípio em Deuteronómio)👇
 Deuteronômio 18 
9 Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
10 Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,
11 nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos,
12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, as lança fora de diante de ti.
13 Perfeito serás, como o Senhor, teu Deus.
14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor, teu Deus, não permitiu tal coisa.
15 O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
👇
 Uma referência a Jesus Cristo 👇
 Mateus 17
5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.

 1. A numerologia Bíblica

  a) Geralmente os números na Bíblia tem um significado comum e natural;
  Por ex: 1 significa 1. 2 significa 2, 3 significa 3, e etc... 
 -> Adão e Eva tiveram 2 filhos(Abel e Caim). 2 filhos são 2 filhos literalmente;
-> Jacob teve 12 filhos , 12 filhos eram defacto 12 filhos, e vários outros exemplos que poderíamos citar. 

 b) Porém, apesar disso, não nego que também encontramos alguns números que são simbólicos, aonde por ex: 2 pode não significar 2

  2. Números simbólicos:

 a) Nestes casos é importante termos o cuidado de procurarmos perceber o significado de cada número simbólico buscando uma interpretação em outras passagens dentro da Bíblia, pois a Bíblia, como já vimos , não carece de uma interpretação humana ou particular , isto é, a Bíblia interpreta-se a si mesma. 

 b) Exemplos de alguns números simbólicos;

-> 7 = Completo(porque em 6 dias o Senhor criou os céus, a terra e tudo o que neles há e no descansou).👉Quando vamos para Mateus 18:21, o 7 é possível que tenha um significado simbólico também 👇
 Mateus 18
21 Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? E várias outras passagens;

 -> 10 ou 10x10 = Um número completo de alguma coisa( por ex: I Samuel 1
8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? E etc..);

 -> 12 = Plenitude do povo de Deus( por ex: 12 filhos de Jacó que geraram as 12 tribos do Povo de Israel, ou 12 Apóstolos que foram enviados por Jesus como suas testemunhas até aos confins da terra e que através de seu testemunho milhões de pessoas se converteram e foram constituídos nação santa e povo adquirido pelo sangue de Cristo👇
 I Pedro 2
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;) e etc.. 

  NOTA: O livro de Apocalipse usa muito a numerologia simbólica para dar significado a certos contextos, e em alguns casos esses números aparecem multiplicados:
  Por ex: Os 24 anciãos, é a multiplicação do 12x12= 24, que significa o Povo de Deus ainda mais completo. O mesmo aconteceu lá em Mateus , Jesus multiplicou o número 7 para 70x7👇 Mateus 18
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.

 ->144.000(12x12x10x10x10) que significa O povo de Deus ainda mais completo;

 3. Voltando para o número 2, Jesus costumava enviar seus discípulos na Missão 2-a-2.

 a) Na numerologia Bíblica, o número 1= Unidade, por ex:"Um só Senhor, Uma só fé, um só baptismo, uma só esperança, etc...

 b) E o 2 é=1+1 que significa"Uma união perfeita" como por ex:"Deixará Pai e mãe e apegarci-a a sua mulher e serão os dois uma só carne"(Gênesis 2)
👇
24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

 4. O trabalho de Deus é melhor quanto é feito por 2 pregadores do que por 1 só:

 a) Quando Jesus mandou seus discípulos a pregar, enviou-os de 2 em 2
👇
Lucas Cap. 10
1 E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
2 E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

 b) Depois que a igreja foi estabelecido no mundo em Jerusalém no dia de Pentecostes, os Apóstolos andavam fazendo a obra de Deus se 2a2
👇
Atos 3
1 Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.

 c) Quando o Espírito Santo queria comessar a grande missão de expandir o evangelho pelo mundo do primeiro século, enviou 2 Apóstolos(Paulo e Barnabé)
👇
Atos 13 
1 Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

 5. A igreja é melhor quando é servida por 2 pregadores em relação há 1;


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...