quarta-feira, 22 de maio de 2024

As três grandes promessas que Deus fez a Abraão

 

 Introdução: No principio Deus criou o homem segundo a sua imagem e semelhança, ou seja, com espírito pensante e eterno, e quando viu que Adão vivia só no Paraíso, da costela do homem formou a mulher como parceira para o homem, mas o ser humano, no seu direito de livre arbítrio escolheu fazer aquilo que era mau aos olhos de seu Criador comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e assim, a maldade do ser humano o afastou de Deus e Adão e Eva foram expulsos do Paraíso de Deus por escolherem fazer o mal. 
 Anos mais tarde os filhos de Adão e Eva agravaram fazendo suas práticas pecaminosas e isso causou a ira de Deus de tal maneira que Deus enviou um Dilúvio que acabou com todo ser vivente que enxistiu naquela época, somente Noé e sua família foram salvos porque Noé era reto aos olhos de Deus(Noé andava com Deus). DEUS abençoou a Noé e ordenou que se multiplicassem e encher toda terra, e de entre a descendência de Noé nasceu Abraão.

 1. As três promessas que Deus fez a Abraão:

  a) Gênesis 12;
1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

  Promessa-> Terra;

  Promessa-> Grande Nação;

  Promessas-> Benção para todas famílias da Terra;

 b) As primeiras duas promessas já se cumpriram, e a terceira ainda está se cumprindo até hoje;

 c) Deus deu aos descendentes de Abraão(Povo de Israel) a terra de Canaã;

 d) Por meio de Abraão, Deus suscitou uma grande Nação(O povo de Israel); 

 e) E do meio do seu povo de Israel, Nasceu Jesus Cristo, o Messias, para abençoar todas as famílias da terra comessando pelos filhos de Israel. 

  2. A benção de Abraão chegou até nos(os gentios)

 a) Primeiramente o Messias veio para salvar os filhos da casa de Israel (descendentes biológicos de Abraão)-> Mateus 10
👇
5 Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos;
6 mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel;

 b) Numa leitura minuciosa do livro de Actos dia Apóstolos sobre a história da igreja de Cristo, notamos que no começo, a igreja esteve restrinjida apenas aos judeus, podemos ver isso por exemplo quando Apóstolo Pedro(judeu) foi Baptizar a família de Cornélio(gentios), os irmãos da igreja criticaram Pedro por ter baptizado gentios, porém depois Pedro explicou que Deus estava aceitando os gentios também no plano de salvação.

 c) Por meio da fé no evangelho de Cristo, nos hoje somos abençoados por Deus com toda a sorte de bênçãos espirituais;
👇
(Romanos 1)
16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
👇
(Efésios 1)
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,

  3. O que é necessário fazer para alcançar as bênçãos de Abrirão

 a) Ouvir a Palavra de Deus;
👇
(Romanos 10)
17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

 b) Crer;
👇
 (Hebreus 11)
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

 c) Arrepender-se da vida que está levando longe de Deus;
👇
(Atos 2)
37 Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

 d) Confessar que acreditas em Jesus como Filho de Deus;
👇
(Romanos 10)
9 a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
👇
(Atos 8)
36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

 e) Ser baptizado;
(Atos 22)
16 E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

 f) E por fim, perseverar na doutrina dos Apóstolos até a volta de Cristo;
 (Atos 2)
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
👇
(Mateus 28)
20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

  3. Somos também descendência (espiritualmente) de Abraão e herdeiros das bênçãos dele no sentido espiritual;

 a) Gálatas 3
26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus;
27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
29 E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

 b) Por meio de ouvir o evangelho, crer , arrepender-se, confesar, receber o baptismo e permanecer na doutrina dos Apóstolos, é o cumprimento da 3° promessa que Deus fez a Abraão de abençoar todas famílias da terra com seu sacrifício que ofereceu na cruz morrendo por nossos pecados e qualquer Família hoje que se arrepende, é abençoado com o perdão de Pecados e com o privilégio de pertencer a Igreja de Cristo a qual Jesus virá levar no último dia  de volta ao paraíso de onde o ser humano foi criado para lá morar com Deus.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...