quinta-feira, 11 de abril de 2024

Os vasos de honra vs vasos de desonra



  Introdução: Deus tem várias maneiras de chamar os seus filhos. Quando ele quer pode chama-los de"cristãos., Ou peregrinos, forasteiros, nação santa , sacerdócio real, povo adquirido, soldados de Cristo, luz do mundo, sal da terra", etc... Dependendo do contexto, há várias formas de se chamar os filhos de Deus, e outra delas é "vaso"( II Timóteo 2)👇
*19 Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.*
*20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.*
*21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra.*

  1. Que tipo de vaso você quer ser na grande casa de Deus? A decisão é individual:

  a) Você pode ser um vaso para honra ou para desonra, isso depende de ti. 

 b) Deus aprecia a entrega de cada membro de sua casa, o serviço que faz, o sacrifício espiritual que oferece e cabe a ele fazer a classificação da qualidade de cada um. 

 c) Há irmãos que são um verdadeiro vaso de honra na casa de Deus pelo seu empenho e serviço a favor da igreja, porém , também há irmãos que são vasos de desonra pela sua falta de serviço ao Senhor. Vasos como os 12 Apóstolos, Apostolo Paulo, Barnabé, Febe, Priscila e entre outros servos na história da igreja, foram verdadeiros vasos de honra que ornamentaram a casa dó Senhor e enalteceram o seu valor por seu serviço e santificação, contrário do Judas Iscariotes que é um exemplo claro do que foi um vaso de desonra.

  2. Judas Iscariotes:

 a) A história de Judas Iscariotes é muito interessante porque bem sabemos que as escrituras do velho testamento já previam que ele ia trair Jesus , e nisso algumas pessoas defendem que ele não teve escolha para ser ou não ser um vaso de honra. O que entender com esses factos?

 b) É verdade que a Antiga aliança já previa que Judas seria traidor( Atos 1)
*16 Varões irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;*
*17 porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.*
  
 c) Essa questão de se Judas tinha ou não possibilidade de escolha para não trair Jesus , concertesa é uma pergunta complicada para responder , pois o próprio Jesus também disse: *"12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.* (João 17).
  Como entender esses factos? Porque não podemos ignorar que cada filho de Deus tem o livre arbítrio para decidir ser ou não ser um vaso de honra?  Concertesa , o facto de que as escrituras preveram a  traição de Judas , não significa que Deus preparou Judas para aquela missão maldosa, o facto é que Deus é um Deus soberano e conhece todas as coisas , E'le sabe o que vamos fazer mesmo antes de executarmos. Antes de nós nascermos , E'le já sabia que haveríamos de nascer e sabia que um dia nôs converteriamos a E'le e seríamos membros de seu Corpo(a igreja), mas também conhece a cada um que no futuro vai se desviar D'ele e vai abandonar a fé ou voltar ao pecado l. 

  É isso que E'le já sabia que Judas faria e por isso predisse, assim como sabia que Pedro haveria de negar Jesus três vezes. 

 d) Concertesa não enxiste o que as denominações chamam de pre-destinacao. Ninguém é pre-destinado a ser um vaso de honra ou desonra na grande casa do Senhor, cada qual faz a sua escolha através do seu comportamento que irá definir se é um vaso de honra ou desonra e Deus, por sua soberania já conhece o nosso futuro e isso concertesa não significa que fomos pre-destinados a ser o que seremos.

 e) Busque se tornar um vaso de honra , deixando o Senhor te usar na prática de toda boa obra na grande casa( 2 Timóteo 2:21).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...