quinta-feira, 11 de abril de 2024

Apóstolo



 Introdução: Ultimamente os homens(principalmente nas denominações), estão numa busca desenfreada por uma  posição de destaque na igreja e inclusive na sociedade em geral. Eles querem ser glorificados pelos homens como líderes espirituais e merecedores de toda honra e exaltação. Eles, a si mesmos se exaltam e impõem que os seus crentes ou sociedade em geral os glorifique como pessoas importantes, porém isso não deve nos surpreender porque os Fariseus no tempo de Jesus eram assim também,"..Mateus 23
*1 Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos,
2 dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus.
3 Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los.
5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
6 e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: — Rabi, Rabi.
8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos'.*

  O Farisaismo moderno nota-se do mesmo modo e actualmente é comum os homens se intitularem"Apóstolos, ou Profetas, ou até mesmo cristo" para serem glorificados e honrados pelos homens.

  1. Quem era Apóstolo no Novo testamento? 

  a) Pessoa chamado por Jesus desde o princípio, ouvio e presenciou as coisas que E'le falou e fez desde o início e foi testemunha ocular da morte, ressurreição e ascendeu ao Céu( Actos 1)👇
*21 É necessário, pois, que, dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
22 começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.*

 b) Os 12 Apóstolos de Jesus Cristo, foram os únicos que assistiram e ouviram tudo o que Jesus falou e aconteceu com E'le desde o início do seu ministério na época em que foi BApTIZADO por João Baptista até a morte, ressurreição e ascensão no Monte das Oliveiras.

 c) Com o suicídio de um dos Apóstolos , foi necessário se escolher outra pessoa para assumir o lugar de Jesus, mas essa pessoa devia ser alguém que também andou entre eles desde o princípio. 

 d) Os 12 Apóstolos foram muito importantes no plano de Deus para estabelecer o seu reino aqui na terra(a igreja). Jesus é a Pedra principal na estrutura da igreja e os Apóstolos são as fundações dela. 
-> Jesus -> Salmos 118
*22 A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina.*
-> Os Apóstolos-> Atos 2👇
*42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.* E Efésios 2:19-20👇
*19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus;*
*20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;*
 
  2. O Apóstolo Paulo: Apóstolo para os gentios e último Apóstolo;

  a) Apóstolo Paulo foi o último Apóstolo de Jesus Cristo ( veja I Coríntios 15)👇
*8 e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo.
9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.*

 b) Paulo apresentou mais um requisito que era necessário para ele ser defacto reconhecida pelos irmãos como Apóstolo(veja o outro requisito II Coríntios 12)👇
*12 Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.*

  c) O Apóstolo Paulo ele não fez parte do grupo dos 12 que segui Jesus desde o seu Baptismo por João Baptista, nem foi testemunha ocular da morte e ressurreição D'ele, porém Apóstolo Paulo foi chamado diretamente por Jesus para o Apóstolado dos gentios no caminho de Damasco e o Senhor disse para Ananias naquela cidade( Atos 9)👇
*15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.,* E veja Romanos 11👇
*13 Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério.*

  3. Os Apóstolos de Jesus:

 a) Na totalidade foram 14 os Apóstolos de Jesus. 

 b) Os primeiros 12 Apóstolos contando com Judas, Matias o substituto de Judas e o Apóstolo Paulo. 

  4. O outro aspecto do Apostolado: os outros Apóstolos;

 a) Está claro que actualmente não enxistem mais Apóstolos de Jesus Cristo que foram testemunha ocular do Senhor Jesus. 

 b) Porém, para além deles, encontramos outras pessoas que foram consideradas Apóstolos mesmo não tendo sidos testemunhas oculares da morte e ressurreição de Jesus , nem terem sido chamados diretamente com o Senhor como aconteceu com Apóstolo Paulo;

 -> Barnabé-> Atos  14👇
*14 Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando*

 -> Tiago 
(O outro Tiago que era irmos de Jesus), apesar de não ter sido chamado pela designação"Apostolo", parece que ele também costumava ser tratado como um tal-> Gálatas 2👇
*9 e conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios e eles, à circuncisão;*

  b) Esse Apostolado era simplesmente o sentido comum da palavra no dicionário português que traduz"Apóstolo" como sendo aquele que foi"enviado" a uma missão;

 c) Barnabé e Paulo, haviam sido enviados pela igreja de Antioquia para irem realizar a uma missão preparada pelo Espírito Santo para eles( Atos 13)👇
*1 Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3 Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.*

 d) Provavelmente Tiago também chegou a ser enviado pela igreja para alguma missão que não temos registo.

  Conclusão: Os Apóstolos tiveram um papel muito importante no plano de Deus ao estabelecer o seu reino eterno na terra. Eles foram testemunhas oculares de Jesus , o Apóstolo Paulo chamado direto pelo Senhor para ser Apóstolo dos Gentios , Barnabé enviado junto com Paulo pela igreja de Antioquia a realizarem uma missão do Espírito Santo e em suma, eles cumpriram a  grande comissão que culminou com o estabelecimento do reino de Cristo, do qual nós somos os frutos se seguirmos fielmente a doutrina destes Apóstolos ( Mateus 28)👇
*18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!*

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...