sexta-feira, 12 de abril de 2024

Como estabelecer uma igreja local forte e activa no trabalho de Deus?



  introdução: Uma Igreja é um conjunto de famílias. Para a igreja ser forte e activa nos trabalhos de Deus, é necessário estarmos bem encasa. Quando não estivermos bem encasa entre marido e mulher, na igreja também não seremos activos e consequentemente a igreja se torna enfraquecida e morna nos seus trabalhos. 

  1. Família saudável= Igreja saudável:

 a) Veja o que o Espírito Santo falou por meio do Apóstolo Pedro em( 1 Pedro 3)👇
*7 Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.*

 b) Quando uma família de cristãos não tem entendimento encasa, Deus não se agrada e até as suas orações E'le se recusa a ouvir. 

 c) Deus se importa com os nossos lares. E'le espera ver o lar dos seus servos felizes e vivendo no seu amor. Mas para tal acontecer, nada melhor do que aquele que inventou o casamento para nos ensinar como ter um lar feliz.
  Na mesma passagem de 1 Pedro, Deus ensina o que é necessário para o homem fazer no seu lar👇
*7 Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida;..."*
  Encontramos 3 pontos fundamentais para o homem executar:

  É necessário procurar viver com sua mulher com entendimento;

  Valorizar a sua mulher que você tem e tratar ela com delicadeza;

   E conduzir ela afim de herdar com ela o dom da vida eterna.

 d) É claro que as mulheres no lar também tem algumas coisas que precisam fazer👇
*1 Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra,*
*2 considerando a vossa vida casta, em temor.*
*3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes,*
*4 mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.*
*5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas ao seu próprio marido,*
*6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto.*(1 Pedro 3).

 Neste trecho encontramos dois pontos fundamentais que as mulheres precisam implementar no seu lar:

  Respeitar o seu marido e fazer tudo o que ele quer;

  Cuidar do seu coração, procurar sempre manter a calma e procurar se tornar uma mulher virtuosa que nunca falta com respeito ao seu marido. 
  A expressão de não se preocupar com a beleza física , não significa que as mulheres não podem usar brincos e vestidos formosos , mas sim que no lugar de se preocupar em embelezar o seu lado exterior , procure muito mais embelezar o seu interior(seu coração). 

 2. A relação conjugal de marido e mulher deve ser o reflexo do relacionamento entre Cristo e a igreja:

  a) A posição do marido e da mulher no lar cristão não é por acaso. 

 b) Deus mandou o marido amar e conduzir a sua mulher no caminho da fé, para dar a entender que a posição de Jesus Cristo na igreja é de ama-la e guiada na Palavra do Pai. 

 c) Deus disse que a mulher deve respeitar e fazer tudo o que o marido quer para mostrar que a igreja precisa ser submissa a Jesus Cristo seu Noivo e fazer tudo o que E'le ordena( veja Efésios 5)👇
*31 Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.*
*32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.*

 d) Quando o marido não consegue amar e guiar sua mulher no caminho de Deus, também não conseguirá ensinar a igreja a respeitar a autoridade de Cristo, assim como se a mulher não consegue respeitar e fazer toda vontade do seu marido encasa, também não vai conseguir respeitar e cumprir os mandamentos de Cristo na igreja e consequentemente a igreja vai enfraquecer no trabalho de Deus. 

  3. Como pode se tornar uma igreja forte e viva espiritualmente?

 a) Primeiro é preciso estabelecer o amor e a união na tua casa com seu parceiro.     Resolver o que vos separa e estabelecer uma vida cristã activa.
  É importante orarem juntos encasa, louvar ao Senhor, ter um momento para estudarem a palavra juntos e evangelizar vossos amigos e filhos. 

 b) Segundo, façam a mesma coisa com os outros irmãos em Cristo, reunindo com dedicação juntos aos Domingos para vôs estimularem ao amor, as boas obras e a evangelização.. 

 c) Só assim teremos uma igreja local forte, activa no serviço ao Senhor e digna de receber o galardão que o Senhor Jesus tem preparado para aqueles que perseverarem ate ao fim.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...