terça-feira, 2 de abril de 2024

Estudo do livro de Apocalipse ( Parte 8)



  1. Cartas as 7 igrejas da Ásia:

  a) O Novo testamento é composto por 27 livros. Dos 27, 21 são cartas que foram escritas a igrejas locais ou a algum membro de uma igreja;

  b) O costume de se escreverem cartas para igrejas concertesa releva o cuidado que o Senhor tem com o seu povo e em Apocalipse cap 2-3 encontramos as últimas cartas que foram escritas para igrejas e neste caso as 7 igrejas da Ásia. 

  c) Vimos anteriormente que o propósito do livro era confortar o povo de Deus em meio a perseguição e anunciar a vinda do Senhor para julgar aos que os perseguia. 
  Mas, o amor de Deus pelo seu povo, fez com que o Senhor chama-se atenção primeiro aos erros que estás igrejas estavam caindo para que não fossem julgados juntamente com os ímpios. 

 d) O Senhor Jesus apontou os erros que encontrou em cada igreja local e deixou avisos para que se convertessem dos seus erros. 

  2. As falhas de cada igreja local:

 a) Éfeso: Deveria voltar ao primeiro amor(veja Apocalipse 2)👇
*4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.*

 b) Esmirna: Estava na eminência de ser corrompida pelos que se diziam judeus e deveria se preparar para passar por uma grande tribulação (veja  Cap 2)👇
*10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.*

 c) Pérgamo: Precisava se livrar das heresias(veja Cap. 2)👇
*14 Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.*
*15 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço.*

 d) TIATIRA: Precisava parar de tolerar que a doutrina de Jezabel fosse pregada e seguida na igreja (veja Cap. 2)👇
*20 Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.*

 e) Sardes: Precisava ser activa(veja Cap. 3)👇
*1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas:Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.*

 f) Filadélfia: Somente foi elogiada pela sua fidelidade a palavra do Senhor ( veja Cap. 3)👇
*8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.*

 g) Laodicéia: Era morna, relaxada, e isso erritava ao Senhor (veja Cap. 3)👇
*15 Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!*

 h) Seria interessante pegarmos nos erros apontados para cada igreja e vermos se nos também na actualidade temos os mesmos problemas ou não , e se sim , corrigirmos seguindo os conselhos de Jesus que deu a cada igreja para sermos uma igreja agradável aos olhos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...