quinta-feira, 28 de março de 2024

2°de João para os Cristãos


Introdução: A 2° carta de João , foi escrita por volta dos anos 85 - 95 d.C por um dos Apóstolos de Jesus , o João. Dirigida para todos cristãos, provavelmente da igreja de Éfeso no primeiro século, porém não está claro para quem estava sendo escrita especificamente, porém as informações nela contida são muito importante para qualquer cristão.
João tinha como o objectivo alertar a cada um a não se desviar da pessoa mais importante de todos, Jesus Cristo. Esse alerta foi necessário porque o diabo estava usando os servos dele para enganar os cristãos com falsos ensinamentos da palavra de Deus.

1. O amor do apóstolo João pelos irmãos em Cristo:

 a) Nesta carta , como nas outras , o Apóstolo João trata os irmãos em Cristo como se fossem seus próprios filhos. Qual é o Pai que deixa os seus filhos disprotegidos e não cuida para que cresçam saudáveis e livres do mal?  Assim , João tratava os seus irmãos em Cristo, os "filhos de Deus" como seus filhos também, talvez por causa da idade avançada que João tinha também;

  2. O conteúdo da carta de João: 

 a) Vamos ler do versículo 1-3; estes versículos são a introdução desta carta. 

 b) Versículos 4-5, vemos que a alegria do Apóstolo João , era com todos aqueles que andam na verdade e no amor do nosso Senhor Jesus Cristo; 

 c) O Apóstolo não traz aqui nenhum mandamento novo, ..*"mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos, que ame-mo-nos uns aos outros"*. 

 d) Amar o teu irmão em Cristo, não significa dizer que te amo , mas significa demonstrar com as obras que você ama teu irmão. 
  Jesus demonstrou isso quando lavou os pés dos discípulos(veja Joao
14. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros.
15. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.
 
 e) Você seria capar de ver os pés do seu irmão em Cristo sujos e ir por água na bacia e lavar os pés do seu irmão em Cristo?

 f) Seria interessante se um dia fizéssemos isso de surpresa como forma de cultivar o amor pelo outro e como forma de demonstrar ao irmão que eu lhe amo;

 g) Esse é o tipo de amor fraternal que alegra a Jesus , fazer alguma coisa para suprir a necessidade do seu irmão ou irmã em Cristo Jesus. 

 h) Aquele que possui bens deste mundo, mas não consegui aliviar a necessidade dos seus irmãos em Cristo, precisa se examinar se defacto está convertido verdadeiramente. Jesus falou para Pedro quando este recusava ser lavado os pés, *".. se eu te não lavar , não tens parte comigo"*(v:8). Os Apóstolos precisavam ser lavados os pés para também aprenderam que deviam lavar os pés dos irmãos e os irmãos lavar dos demais  irmãos. 

 i) Veja o amor entre os primeiros cristãos (Actos 4:32-33)👇
32. Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.
33. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos.
  
 j) Este amor entre os irmãos , deixava o Apóstolo muito feliz , pois , o grande mandamento do Pai , por meio de Jesus estava sendo cumprido entre os filhos na fé. 

 k) O versiculo 6 de 2° João, vem de João 14:15. 2° João 6 diz essencialmente que andar em amor , significa que estamos guardando os mandamentos, e João 14:15 diz: – Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Esta é a característica do verdadeiro cristão convertido ao Senhor, amar e demonstrar o amor com ações(Tiago 2)👇
14. Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo?
15. Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer.
16. Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: “Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.”
17. Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.

 m) A principal característica do Anti-cristo ou do falso mestre é justamente negar a Palavra de Deus e distorce-la, devemos ter cuidado com estes e afastar-nos para não corrermos o risco de perder o nosso Galardão que nos está preparado(2° João 7-8);

 n) Todo aquele que prevarica e não se conforma com os ensinamentos de Cristo, não tem Deus(v:9);

  o) Se alguém vier ter conosco ensinando algo contrário ao amor fraterno e a verdade do Novo testamento, não podemos mais recebê-lo encasa, e nem sauda-lo, é Anti-cristo(v:10-13).

  3. Alguns comentários: 

 a) Jesus não somente demonstrou seu amor por nós, dando sua vida para nós salvar.   O amor e a íntima compaixão que ele teve com as pessoas padecendo das mais várias enfermidades, fazia com que ele visita-se aos enfermos e permitia com que eles chegassem a si para serem  curados. 

 b) Com isso aprendemos que o amor não consiste somente em doar um pouco de nós para suprir a necessidade dos irmãos, mas também quando o irmão ou irmã estiver doente , precisamos nos colocar no lugar do outro e ajudá-lo naquele momento com as nossas orações para que Deus restaure a saúde(1 Coríntios 12)👇
18. Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis.
19. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo.
20. De fato, existem muitas partes, mas um só corpo.
21. Portanto, o olho não pode dizer para a mão: “Eu não preciso de você.” E a cabeça não pode dizer para os pés: “Não preciso de vocês.”
22. O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias,
23. e aquelas que achamos menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial,
24. que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra às partes menos honrosas.
25. Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras.
26. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela.
27. Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.
28. Na Igreja, Deus pôs tudo no lugar certo: em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo, os profetas; e, em terceiro, os mestres. Em seguida pôs os que fazem milagres; depois os que têm o dom de curar, ou de ajudar, ou de liderar, ou de falar em línguas estranhas.
  
 c) O Novo testamento demonstra que os nossos irmãos em Cristo devem ter o mesmo nível de valor em nossa vida semelhante a dos nossos parentes de sangue. Os irmãos em Cristo somos patentes pelo sangue de Cristo.  

  d) Amemo-nos uns aos outros , permanecer nos mandamentos de Jesus , pois o nosso Galardão está guardado no  céu.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...