terça-feira, 16 de abril de 2024

Acerca dos últimos dias



 Introdução: Fala-se muito ultimamente (principalmente nas denominações) de que estamos vivendo os últimos dias porcausa de rumores de guerras , pestes , a violência se multiplicando no mundo, etc .  Porém , o que realmente sao os últimos dias? 

  1. Os últimos dias não são de hoje!

 a) Os últimos dias não tiveram seu início agora no século 21.  As denominações estão fazendo contas usando elementos incorretos para justificarem sua doutrina acerca dos últimos dias baseada em heresias e tradições religiosas e não no que realmente Deus revelou. 

 b) A suposta ideia de sinal do fim do mundo tirada de Mateus 24, segundo o contexto da profecia de Mateus 24 não faz sentido , porque de acordo com Mateus 24 Jesus estava falando sobre os sinais que indicariam que o tempo para destruição do Templo de Jerusalém estava próximo e não o fim do mundo.   Podem estudar acerca da profecia de Mateus 24 pesquisando no blog:"
  Jesus disse:*36 Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.* (Mateus 24). Não enxistem *"sinais do fim do mundo"* o dia e hora será tudo de surpresa como aconteceu no *"dilúvio de Noé"* -> *38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,*
*39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.* (Mateus 24)

 c) O Novo testamento nos mostra que os últimos dias iniciarem mesmo depois da Ascensão de Jesus ao Céu, quando a igreja de Cristo foi estabelecido no mundo no dia de Pentecostes:( veja Atos 2)👇
*16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:*
*17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;*
👇
 (Atos 2)
*21 e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.*
 
 d) O profeta Joel, 800 anos antes do Baptismo do Espírito Santo sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, havia profetizado acerca desse acontecimento e Jesus também antes da crucificação repisou esse facto como promessa( veja João 14) 👇
*16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,*
*17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.*

 e) Mais tarde sabemos que vários outros discípulos receberam o Baptismo do Espírito Santo como por ex: a família de Cornélio e outros e receberam por meio de imposição de mãos dos Apóstolos.

   2. Os últimos dias não tem haver com a segunda vinda de Cristo:

 a) A expressão "últimos dias" é uma referência para uma era final. O que significa que a qualquer momento desde o primeiro século por diante poderá acontecer a Segunda vinda de Cristo sem nenhum sinal de aviso( I Tessalonicenses 5)
*1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;*
*2 porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite.*

   3. A expressão"último dias" surgio para dar a entender ao povo de Israel a época em que seria estabelecido o reino eterno de Cristo:

  a) Veja profecias do Antigo testamento que dão efase ao período em que o Senhor estabeleceria o seu reino nos últimos dias👇
 (Isaías 2)
*2 E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do Senhor no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.*
👇
 (Miqueias 4)
*1 Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos.*

  f) Essas duas profecias de Isaías e Miquéias foram anunciadas mais tarde depois da profecia de Joel.

  g) Ambas profecias apontam para o dia de Pentecostes, o dia em que foi estabelecido o reino eterno de Cristo(a igreja) em Jerusalém.

  4. Acerca do dia do Senhor anunciado em Atos 2:20

 a) (veja Atos 2)👇
*20 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor;*

 b) Em Atos 2:20 o Apóstolo Pedro usou uma linguagem geralmente usada nos livros de Apocalipse, Daniel, Ezequiel e Zacarias;

 c) Concertesa essa linguagem não pode ser traduzida literalmente. Essa linguagem é simbólica e tem haver com as outras profecias a respeito do dia de Pentecostes. Com a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos , eles comessaram a falar em línguas sobre as grandezas de Deus ,, pessoas de várias nações correram para ouvir e cerca de 3.000 pessoas nasceram denovo e entraram no reino de Deus, agregaram-se naquele dia como Igreja, e assim aquele era o dia do Senhor que havia chegado  nos últimos dias. 

  d) O reino de Cristo já está entre nós, e acontecerá que tudo aquele que invocar o Nome do Senhor e perseverar até ao fim na doutrina dos Apóstolos sera salvo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...