quinta-feira, 18 de abril de 2024

Doutrina da Pré-destinação


  Introdução: Já ouviste falar da pré-destinacão? É frequente ouvir alguém dizer:"aquilo que estiver no meu destino vai acontecer, ou, se isso não estiver escrito p'ra mim não vai acontecer"? Muitas pessoas e incluindo cristãos, acreditam que cada pessoa tem seu destino que foi marcado por Deus, mas hoje vamos estudar isso nas escrituras sagradas para confirmar se é verdade ou equívoco. 
  Quando alguém morre atropelado dizem que já estava no destino dele que ia morrer assim;
  Ou quando a pessoa passa toda vida a procura de lar e não consegue , dizem que essa pessoa não foi destinada a casar; mas será que essa tradição que fomos passados pelos nossos antepassados é bíblico? E de onde saio essa doutrina.? 
  Na Bíblia temos a história de Judas Iscariotes que as pessoas frequentemente usam para defender essa ideia de que Judas estava pré-destinado por Deus para trair Jesus e se enforcar ao fim de cumprir o que já estava escrito acerca dele. 
  É verdade que o destino de Judas já estava escrito, mas será que isso significa que a doutrina da pré-destinação é bíblica?

   1. O facto do Nosso Senhor ser um Deus soberano concertesa isso não justifica os males praticados pelo ser humano!

 a) A história de Judas Iscariotes é muito interessante porque bem sabemos que as escrituras do velho testamento já previam que ele ia trair Jesus , e nisso algumas pessoas defendem que ele não teve escolha para ser ou não ser um discípulo fiel. O que entender com esses factos?

 b) É verdade que a Antiga aliança já previa que Judas seria traidor( Atos 1)
*16 Varões irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;*
*17 porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.*
  
 c) Essa questão de se Judas tinha ou não possibilidade de escolha para não trair Jesus , concertesa é uma pergunta complicada para responder , pois o próprio Jesus também disse: *"12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.* (João 17).
  
Como entender esses factos? 

Porque não podemos ignorar que cada indivíduo tem o livre arbítrio para decidir o seu próprio fim? 

 Concertesa , o facto de que as escrituras preveram a traição de Judas não significa que Deus preparou Judas para aquela missão maldosa, o facto é que Deus é um Deus soberano e conhece todas as coisas , E'le sabe o que vamos fazer mesmo antes de executarmos.
   Antes mesmo de nós dobrarmos os joelhos para orar, ele já sabe o que nós queremos pedir e quando ainda eramos pecadores E'le já sabia que um dia nôs converteriamos a E'le e seríamos membros de seu Corpo(a igreja), mas também conhece a cada um que no futuro vai se desviar D'ele e vai abandonar a fé ou voltar ao pecado. 

  É isso que E'le já sabia que Judas faria e por isso predisse, assim como sabia que Pedro haveria de negar Jesus três vezes. 

 d) Concertesa não enxiste o que as denominações chamam de pré-destinação. 

  Ninguém é pré-destinado a isto ou aquilo , cada qual faz a sua escolha através do seu comportamento que irá definir qual será sua finalidade e Deus, por sua soberania já conhece o nosso futuro e isso concertesa não significa que fomos pré-destinados a ser o que seremos ou terminar do jeito como vamos terminar.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...