quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudo do livro de Apocalipse ( Parte 6)


  1. A revelação de Jesus Cristo aos cristãos: 

  a) Capítulo 1,  A Palavra *Apocalipse*, significa *Revelação*. No caso , é a revelação de Jesus Cristo aos Cristãos no primeiro século e concertesa também nós hoje temos oportunidade de conhecer aqui o actual Jesus Cristo ressurreto. 

  b) Reza a história que o Apóstolo João , perto do ano 70 d.C o ano em que foi destruído o Templo de Jerusalém pelo exército Romano , João teria se mudado para a cidade de Éfeso , onde esteve por lá pregando a palavra até ao dia em que foi exilado para a ilha de Patmo pelo imperio romano, onde esteve preso e recebeu a revelação de Jesus Cristo (o Apocalipse). 

 c) João teve essas visoes e escreveu num livro por volta dos anos 94 - 96 d.C , durante o reinado de DOMICIANO, mais conhecido na altura por César

 d) Nessa época , confirme já vimos , a perseguição era tão maior e qualquer pessoa e principalmente os cristãos que se recusasse a participar de cerimónias pagans romanas nos Templos era considerado inimigos de Roma e do César Domiciano. 

 e) O livro de Apocalipse foi escrito para dar esperança aos cristãos no primeiro século de que o Senhor estava vendo tudo e logo ia agir em favor deles , trazendo a Juízo o inimigo do Povo de Deus , o Dragão , o Falso profeta e a Besta(Império Romano). 

 f) O livro de Apocalipse usa muito uma linguagem"simbólica". 
 A palavra *"símbolo"*, pode  significar *"uma parábola real"* ou até mesmo *"uma parábola não baseada em factos  real"*.

  O livro de Apocalipse usa muito palavras Simbólicas para explicar certo significado, daí que é perigoso interpretar tudo de forma literal conforne pudemos constatar nos estudos anteriores.

   E o bom , é que cada simbologia tem a sua possível interpretação dentro da mesma Bíblia e assim não é necessário se usar aqui uma interpretação humana como na verdade essa é a regra Bíblica. 

  g) Encontramos também em Apocalipse:
-- Números simbólicos;
-- Símbolos baseados no Velho testamento;
-- Símbolos baseados no próprio contexto de cada assunto do livro;
-- E Símbolos que só aparecem neste livro. 

 h) Vejamos a simbologia numérica do livro onde o:

-- 1 = Unidade;
-
- 2 = 1+1 = Unidade fortalecida;

- 3 = Trindade 
-
- 4 = O Universo( Os quatro cantos da Terra ou Humanidade);
-
- 5 = Força limitada(5 é metade de 10);
-
- 6 = Fracasso ou imperfeito (por ser antes de 7 que significa Perfeição);
-
- 7 = Perfeito, completo ou inteiro (a junção do 3+4);
-
- 10 = Plenitude humana ou Força completa;

-- 12 = Plenitude Cristã ou religiosa (a junção de 3x4 numa perspectiva espiritual, por ex:12 Apóstolos);

-- 24 = Plenitude Cristã ou religiosa mais intesificada(o número 2 multiplicadores 12 vezes, 2x12);
-
- 144 = Plenitude Cristã ou religiosa ainda mais intesificada  completamente ( ex: do número 12x12);

-- 666 = Imperfeição ainda mais intesificada(a razão do número 6 repetido três vezes);

--- 144.000 = Algo completamente completo( a razão de 144x1000);

--- 1000 = Completo

  2. O Senhor Jesus Cristo anuncia a salvação para o Povo de Deus:

  a) Lembra quando o Povo de Israel estável sofrendo através da escravidão no Egipto? O que eles fizeram? Clamaram a Deus por um libertador e o Senhor ouvido o clamor do Povo tendo enviado um salvador libertador(veja Êxodo 3)👇
*7. Então o SENHOR disse: – Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo.*
*8. Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.*
*9. De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam.*
*10. Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.*
 
  Do mesmo modo, os cristãos estavam a ser oprimidos pelo imperador DOMICIANO e Deus trouxe uma palavra de conforto e esperança aos oprimidos( Apocalipse 1)
*1. Neste livro estão escritas as coisas que Jesus Cristo revelou. Deus lhe deu esta revelação para mostrar aos seus servos o que precisa acontecer logo. Cristo enviou o seu anjo para que, por meio dele, o seu servo João soubesse dessas coisas.*
*2. João contou tudo o que viu, e aqui está o que ele contou a respeito da mensagem de Deus e da verdade revelada por Jesus Cristo.*

 b) Note que enxiste uma hierarquia no versículo 1, DEUS-> JESUS CRISTO -> ANJO-> JOAO
 
 Esta hierarquia tem um significado muito importante. O significado é de que somente DEUS PAI é que tinha consigo toda essa informação contida neste livro e mais ninguém. Ele revelou tudo a seu Filho Jesus , e por sua vez Jesus revelou ao Anjo que transmitio para João. 

 c) Há coisas que só Deus Pai sabe(veja por ex: Mateus 24)👇
*36. Jesus continuou, dizendo: – Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.*

 d) Outro facto interessante, quando Deus estava prestes a libertar o Povo de Israel da escravidão , mandou o "ANJO" falar essas coisas a Moisés(Êxodo 3)👇
*2. Ali o Anjo do SENHOR apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém não se queimava.*
  Em Apocalipse, mais uma vez o Senhor usou "ANJO" para revelar essas coisas a João.. 
 
 e) Essas coisas reveladas eram coisas que *"...em breve deviam acontecer.."*. A palavra "breve" significa "da qui a pouco". 

 f) Agora, no versículo 2, O Apóstolo afirma a veracidade do conteúdo de Apocalipse ao declarar que tudo o que está aqui foi tudo aquilo que ele mesmo "VIU" acerca da revelação de Jesus Cristo. 

 g) Naquela época , reza a história que haviam muitas pessoas analfabetos"que não sabiam ler", daí a expressão do versículo 3👇
*3. Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! Pois está perto o tempo em que todas essas coisas acontecerão.*

 h) Somente aqueles que perseverarem até o fim é que alcançariam um final feliz. 

  3. Porque o Apocalipse foi destinado somente as sete igrejas da Ásia se enxistiam várias outras igrejas locais em outras zonas?

  a) Concertesa foi porque a perseguição era mais intensa nessa região das Sete igrejas;

 b) Porém , factos históricos indicam que a perseguicao ocorreu em todo império incluindo outras zonas com igrejas , por isso a indicação de que está livre não somente foi lido pelas sete igrejas , mas também foi enviado cópias para as demais zonas com igrejas para dar esperança aos santos( Apocalipse 1)
*4. Eu, João, escrevo às sete igrejas que estão na província da Ásia. Que a graça e a paz lhes sejam dadas da parte de Deus, aquele que é, que era e que há de vir; da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono*
*5. e da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel! Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado e que governa os reis do mundo inteiro. Ele nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados,*
*6. e fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e Pai. A Jesus Cristo sejam dados a glória e o poder para todo o sempre! Amém!*
*7. Olhem! Ele vem com as nuvens! Todos o verão, até mesmo os que o atravessaram com a lança. Todos os povos do mundo chorarão por causa dele. Certamente será assim. Amém!*

 É possível notar a presença da Trindade nesse trecho de saudação, conforto, esperança e anúncio da vinda do Senhor Jesus que libertou os santos do pecado e agora viria para livra-los dos seus problemas. Não há nada que nos separa do amor de Deus(Romanos 8)👇
*35. Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte?*
*36. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.”*
*37. Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.*

 c) Jesus prometeu no v:7 aos cristãos do primeiro século que em breve ia voltar para trazer a juízo os opressores do seu Povo e os opressores se lamentariam diante do Justo Juiz quando forem chamados a dizer porque estão a perseguir o seu Povo(Apocalipse 1)
*7. Olhem! Ele vem com as nuvens! Todos o verão, até mesmo os que o atravessaram com a lança. Todos os povos do mundo chorarão por causa dele. Certamente será assim. Amém!*
  Lembra de quando Jesus veio a julgar Saul?( Atos 9)👇
*4. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: – Saulo, Saulo, por que você me persegue?*
*5. – Quem é o senhor? – perguntou ele. A voz respondeu: – Eu sou Jesus, aquele que você persegue.*

  Porém na vinda de Jesus para julgar o Dragão , a Besta e o Falso profeta seria terrível , não terminaria com a conversão como aconteceu no caso de Paulo. 

  d) Apocalipse 1
*8. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.* Somente o Senhor Deus é o Todo-Poderoso, o má Magestoso, o Maior.

 e) João se identificava com os santos em todos sentidos(Apocalipse 1)👇
*9. Eu sou João, irmão de vocês; e, unido com Jesus, tomo parte com vocês no Reino e também em agüentar o sofrimento com paciência. Eu estava na ilha de Patmos, para onde havia sido levado por ter anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou.*
  Lembra que João também estava preso na ilha de Patmos , foi preso por Roma porcausa do evangelho.

 f) Apocalipse 1
*10. No dia do Senhor fui dominado pelo Espírito de Deus e ouvi atrás de mim uma voz forte como o som de uma trombeta,*
 
 No dia do Senhor (Domingo) , provavelmente o Apóstolo João estava reunido ,adorando a Deus , quando derepente foi arrebatado em espírito e teve essa visão  onde ouvido uma grande voz como de trombeta. 

 g) A voz lhe deu ordem para escrever tudo o que haveria de ver apartir daquele momento e enviar para as sete igrejas(Apocalipse 1)
*11. que me disse: – Escreva num livro o que você vai ver e mande esse livro às igrejas que estão nestas sete cidades: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.*

  4. O que João viu?

  a) Apocalipse 1👇
*12. Eu virei para ver quem falava comigo e vi sete candelabros de ouro.*
*13. No meio deles estava um ser parecido com um homem, vestindo uma roupa que chegava até os pés e com uma faixa de ouro em volta do peito.*
*14. Os seus cabelos eram brancos como a lã ou como a neve, e os seus olhos eram brilhantes como o fogo.*
*15. Os seus pés brilhavam como o bronze refinado na fornalha e depois polido, e a sua voz parecia o barulho de uma grande cachoeira.*
*16. Na mão direita ele segurava sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada dos dois lados. O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia.*

--> 7 candelabros de Ouro ;
-
-> Alguém semelhante a um filho do homem com vestido cumprido até aos Pés e com um cinturão amarado sobre o Peito;

--> Tinha cabeça e cabelos tão esbranquiçados como o algodão e mais branco ainda como a neve;

--> Tinha olhos parecidos com o fogo a arder;
--> Os seus Pés eram como o bronze dentro de chamas de foto a arder;

--> A sua voz era parecida como o som de muitas águas;

--> Na mão direita segurava 7 estrelas;
-
-> Da boca tirava uma espada afiada de dois gumes;

--> A cara D'ele parecia o sol quando brilha com intensidade;

 b) Que tipo de JESUS você consegue imaginar ao ler essa descrição toda que o Apóstolo João viu? Consegues ver aqui *"um menino Jesus"*? Aquele que nasceu? Numa mangedoura? Ou estás a ver um *"JESUS"* Poderosíssimo e mais forte que nunca?

 c) Concertesa aquele Jesuszinho criança babando por uma festinha de Natal que os católicos procuram todos anos nós fazer imanginar , já não enxiste! Jesus tornou-se Todo Poderoso e está agora tão forte como nunca esteve. 

  5. A interpretação da visão que João teve:

 a) Os 7 candelabros de ouro = as 7 igrejas da Ásia( veja 
Apocalipse 1)👇
*20. O sentido secreto das sete estrelas que você viu na minha mão direita e dos sete candelabros de ouro é este: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.*

 b) Alguém semelhante ao filho do homem = Jesus Cristo ( está expressão aparece cerca de 80 vezes nós evangelhos e profecias do Velho testamento quando sempre se referindo a vinda do Messias, ex: Daniel 7)👇
*13. Na mesma visão que tive naquela noite, vi um ser parecido com um homem, que vinha entre as nuvens do céu. Ele foi até o lugar onde estava aquele que sempre existiu e foi apresentado a ele.*
*14. Deram-lhe o poder, a honra e a autoridade de rei, a fim de que os povos de todas as nações, línguas e raças o servissem. O seu poder é eterno, e o seu reino não terá fim.*

 c) Vestes longos e cinturão em volta do peito = Vestimenta de um Rei (veja Isaías 6)
*1. No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro,*

 d) Sua cabeça e cabelos brancos como neve = Pureza e Santidade (veja Daniel 7)👇
*9. Continuei olhando e vi que foram postos alguns tronos. Num deles, assentou-se aquele que sempre existiu. A sua roupa era branca como a neve, e os seus cabelos eram brancos como a lã. O trono e as suas rodas pareciam labaredas de fogo,*

 e) Olhos que ardem como fogo em chamas = Nada está coberto aos olhos dele, consertesa  ele consegue ver tudo , não enxiste segredo para ele( veja Salmos 139)👇
*1. Ó SENHOR Deus, tu me examinas e me conheces.*
*2. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.*
*3. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço.*
*4. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer.*

 f) Seus pés eram como bronze em chamas = Capacidade de Jesus Cristo pisar os seus inimigos transformando -os em cinza debaixo dos seus pés (veja Ex de Miquéias 4)👇
*13. O SENHOR Deus diz: – Povo de Jerusalém, levante-se e ataque os inimigos! Eu darei a vocês a força de um touro com chifres de ferro e cascos de bronze. Vocês destruirão muitos povos e oferecerão a mim, o Senhor do mundo inteiro, as riquezas que eles conquistaram pela força.*

 g) Tinha voz como som de muitas águas = Uma voz de Autoridade, Poderosa e Majestosa , quando Deus fala , as pessoas devem obedecer(veja Ezequiel 43)👇
*2. e eu vi que daquele lado vinha vindo a glória do Deus de Israel. A voz de Deus parecia o rugido do mar, e a terra ficou iluminada com a sua glória.*  

 h) Tinha em sua mão direita 7 estrelas = Mão poderosa, dextra(veja por ex: Salmos 63)👇
*8. A tua mão direita me segura bem firme, e eu me apego a ti.*

 i) De sua boca saia uma espada afiada com dois gumes = Palavra de Deus quando julga os seus inimigos (veja Hebreus 4)👇
*12. Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.*

 j) A sua face brilhava como sol intenso = Glória , em Mateus a transfiguração de Jesus foi temporária , mas agora tornou-se eterna( Mateus 17)👇
*1. Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro e os irmãos Tiago e João.*
*2. Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar: o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz.*

  k) Com está visão , concertesa Jesus queria garantir aos cristãos do primeiro século de que ele tinha todas configurações e que jlrdtava pronto para vir em favor deles para livra-los da perseguicao que estavam sofrendo e concertesa até hoje Jesus está pronto para nós livrar de qualquer situação. Essa visão consertesa confortou os santos .

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...