quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudo do livro de Apocalipse (Parte 5)



  1. A Besta que saio da Terra:

  a) Apocalipse 13
*11. Então vi outro monstro, que subia da terra. Ele tinha dois chifres parecidos com os de um carneiro, mas falava como um dragão.*

 b) O primeiro facto que podemos constatar aqui, é de que tanto a primeira, como a está Besta não vleram do Céu, de Deus, são Bestas do mundo.

  c) Já vimos anteriormente que a Besta que saio do "Mar", o "Mar" significado "as nações pagans" ou "povos pagãos". E no caso de "Terra, Terra é = a "Mundo" , "Mundo" que significa "Humanidade vivendo no pecado". 

  d) Neste contexto, é evidente qu está Besta é um outro governo mundano que se formou baseada em falsos ensinos que absorveu da boca do Dragão quando este tentou destruir a igreja conforme: (Apocalipse 12)
*16. Mas a terra ajudou a mulher, pois a própria terra abriu a boca e engoliu a água que tinha saído da boca do dragão.*

  e) Essa Besta, note que *"..tinha dois chifres como de cordeiro, porém falava como dragão"*. Isto sugere que esta actual Besta era trassueira. Tinha cara de um cordeiro bondoso, enquanto que o que falava eram coisas diabólicas. 

 f) Esta besta surgio como colaborador da primeira. O Diabo estava aprimorar suas táticas para destruir os cristãos e desta vez ele usa a sedução para seduzir os cristãos a pecar. Esta besta surgio como uma besta bondosa, para enganar e seduzir os cristãos a adorar a primeira besta(o Império Romano e os seus Reis ou Imperadores) como se fossem deus.  Os imperadores  Romanos nessa altura , achavam-se como se fossem o próprio deus , e esta besta sérvio como se fosse o lado religioso de Roma , que seduzia as pessoas e principalmente cristãos para adorar os reis de Roma( versiculo 12) *12.Usava toda a autoridade do primeiro monstro, na sua presença. Forçava a terra e todos os que moram nela a adorarem o primeiro monstro, aquele cuja ferida mortal havia sido curada.* Lembra de (Atos 12)👇
*21. Herodes marcou um dia com eles e nesse dia vestiu a sua roupa de rei, sentou-se no trono e começou a fazer um discurso.*
*22. E o povo gritava: – É um deus e não um homem que está falando!*
*23. No mesmo instante um anjo do Senhor feriu Herodes, pois ele aceitou a honra que só Deus merece. E ele morreu, comido por vermes.*
*24. Porém a palavra de Deus era anunciada em toda parte e ia se espalhando.*

 g) A história conta que nessa época que o livro de Apocalipse foi escrito, a Besta da Terra , veio justamente para oficializar essa adoração ao Reis romanos. Essa Besta foi mais conhecida também pelos cristãos dessa época como o *Falso profeta*(Apocalipse 16)👇
*13. Então vi três espíritos imundos que pareciam rãs, que saíam da boca do dragão, da boca do monstro e da boca do falso profeta.* ,(Apocalipse 19)👇
*20. O monstro foi feito prisioneiro junto com o falso profeta, que havia feito coisas espantosas na sua presença. Com aquelas coisas ele havia enganado os que tinham o sinal do monstro e os que haviam adorado a imagem do monstro. O monstro e o falso profeta foram jogados vivos no lago de fogo que queima com enxofre.* e (Apocalipse 20)👇
*10. Aí o Diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde o monstro e o falso profeta já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados para todo o sempre, de dia e de noite.*

 h) O versiculo 13 diz que esse falso profeta conseguia realizar milagres, consertesa milagres de mentira 
*13. Esse segundo monstro fez coisas espantosas. Fez com que caísse fogo do céu sobre a terra, na presença de todas as pessoas.*--> O Apóstolo Paulo já havia falado algo semelhante sobre o *Falso profeta milagreiro*( veja 2 Tessalonicenses 2)
1. Agora, irmãos, a respeito da vinda de Jesus Cristo, o nosso Senhor, e do nosso encontro com ele, pedimos a vocês o seguinte:
2. Não se perturbem facilmente, nem fiquem assustados se alguém afirmar que o Dia do Senhor já chegou. Talvez alguém diga que nós tenhamos afirmado isso enquanto profetizávamos ou anunciávamos o evangelho ou que escrevemos isso em alguma carta.
3. Não deixem que ninguém os engane com nada disso. Pois, antes desse dia, terá de acontecer a Revolta contra Deus, e terá de aparecer o Perverso, que está condenado a ir para o inferno.
4. Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo o que elas acham que é divino. Ele vai se colocar acima de todos e até mesmo vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus!
5. Por acaso vocês não lembram que eu lhes disse tudo isso quando estava com vocês?
6. E vocês sabem também que existe alguma coisa que não deixa que isso aconteça agora; porém, no tempo certo, o Perverso aparecerá.
7. A Misteriosa Maldade já está agindo, mas o que está para acontecer acontecerá somente depois que for afastado aquele que não deixa que isso aconteça.
8. Então o Perverso aparecerá, e o Senhor Jesus, quando vier, o matará com um sopro e o destruirá com a sua gloriosa presença.
9. O Perverso chegará com o poder de Satanás e fará todo tipo de falsos milagres e maravilhas.
10. E enganará com todo tipo de maldade os que vão ser destruídos. Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar.
11. Por isso Deus envia o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso.
12. O resultado disso é que serão condenados todos os que não crêem na verdade, mas têm prazer no pecado.
13. Irmãos, sempre devemos dar graças a Deus por vocês, a quem o Senhor ama. Pois Deus os escolheu como os primeiros a serem salvos pelo poder do Espírito Santo e pela fé que vocês têm na verdade, a fim de tornar vocês o seu povo dedicado a ele.
14. Foi para isso que Deus os chamou, por meio do evangelho que anunciamos, a fim de que vocês tomem parte na glória do nosso Senhor Jesus Cristo.
15. Portanto, irmãos, fiquem firmes e guardem aquelas verdades que ensinamos a vocês tanto nas nossas mensagens como na nossa carta.
16. Que o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, que nos ama e que na sua bondade nos dá uma coragem que não acaba e uma esperança firme,
17. encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!

  i) Versiculo *14. E enganou todos os povos da terra, por meio das coisas que lhe foi permitido fazer na presença do primeiro monstro. O segundo monstro disse a todos os povos do mundo que fizessem uma imagem em honra ao outro monstro, que havia sido ferido pela espada e havia morrido e voltou a reviver.* 
 
 Para além de falsos milagres protagonizados pelo falso profeta diante do império romano , seus imperadores e o povo , ele promovia a idolatria. 

 A história do primeiro século conta que os santos recusaram se prostrar a imagens  e adora-las e por isso muitos foram castigados e até alguns condenados a morte por isso.
 

 O falso profeta , usando o poder Romano construío Templos em cada cidade Dominada por Roma principalmente na Ásia  nas regiões onde se localizavam as Sete igrejas da Ásia citadas nos Cap 2 e 3, e as pessoas eram obrigadas a adorar imagens dos Reis ou Imperadores Romanos expostas nesses Templos. Quem recusava era cartigado pelos soldados Romanos , mas o alvo principal disso tudo eram os cristãos. Essas são as formas que Satanás estáva usar para seduzir e perseguir o Povo de Deus . 
  A pior fase da perseguicao aos Cristãos segundo conta a história, foi nos reinados se NERO (de 54 - 68 d.C) e Domiciano (a 81 - 96 d.C), o imperador em vigor na época em que foi escrito Apocalipse. 

  2. A expressão "foi ferida a espada e não havia morrido":

  a) O que podemos entender sobre isto?

  b) Como vimos no estúdio anterior , a expressão siginicq que um dos reis foi morto , e houve um momento de descanso a perseguição para os santos , porém logo depois outro rei assumio o poder e continuou a perseguir os santos de Deus. Esse Rei segundo a história é NERO, e depois dele reinaram alguns outros que não foram tão notorios, mas depois apareceu DOMICIANO que resurgio ou voltou a trazer de volta a prática de perseguição ao Povo de Deus, exigindo que todas pessoas se curvassem a imagens e proclamassem que "CESAR é o senhor". 

 c) Apocalipse 13👇
*15. O segundo monstro recebeu poder de soprar vida na imagem do primeiro, para que ela pudesse falar e matar todos os que não a adorassem.*
   O falso profeta não parava de enganar o Povo com falsos milagres, concertesa isso não impressionou os cristãos no primeiro século, pois , era comum os pagãos assimulqrew milagres falsos e isso já não era surpresa(veja por ex: (Atos 8)👇
*9. Morava ali um homem chamado Simão, que desde algum tempo atrás fazia arte-magica entre os samaritanos e os havia deixado muito admirados. Ele se fazia de importante,*
*10. e os moradores de Samaria, desde os mais importantes até os mais humildes, escutavam com muita atenção o que ele dizia. Eles afirmavam: – Este homem é o poder de Deus! Ele é “o Grande Poder”!*
*11. Eles davam atenção ao que Simão fazia porque durante muito tempo ele os havia deixado assombrados com as suas magia.*
  
 d) Versiculo de Apocalipse, *16. Ele obrigou todas as pessoas, importantes e humildes, ricas e pobres, escravas e livres, a terem um sinal na mão direita ou na testa.*
*17. Ninguém podia comprar ou vender, a não ser que tivesse esse sinal, isto é, o nome do monstro ou o número do nome dele.*

  e) Mais uma vez encontramos aqui a necessidade de desvendar o significados simbólico dessa expressao. 
 Infelizmente as muitas denominações actuais e seus membros procuram interpretar essa passagem literalmente, o que é perigoso Porque pode nos fazer chegar numa conclusão errada e ilusória.
  Vejamos o Cap 7:2-4,👇
*2. Então vi outro anjo, que subia do lado leste e que tinha na mão o sinete do Deus vivo. Ele gritou com voz bem forte para os quatro anjos que tinham recebido o poder de fazer estragos na terra e no mar.*
*3. O anjo disse: – Não façam estragos na terra, nem no mar, nem nas árvores, até que marquemos com o sinete a testa dos servos do nosso Deus.*
*4. Aí me foi dito o número dos que foram marcados: eram cento e quarenta e quatro mil. Eles pertenciam a todas as tribos do povo de Israel,* Ali o sinal sobre o Povo de Deus significa que os selados são a *propriedade de Deus*e que o Diabo não pode possui-los , pois , sao de Deus. 
 
 Nessa passagem os 144.000 representam todo o povo que pertrnce a Deus. O número 144.000 simbolisa todo o Povo de Deus em geral, mas isso veremos quando estudarmos o Cap 7. 
  Nesse contexto, no versiculo *16* de Apocalipse 13, a Besta também selou os seus , que são todos aqueles que ainda vivem no mundo das trrvas e praticam a concupiscência da carne , esses são a propriedade de Satanás. 

  f) O versiculo 17, quando os cristãos eram identificados , os comerciantes recusavam vender os produtos ou comprar os produtos que eles produziam porcausa deles recusarem reconhecer o imperador como deus. Provavelmente o governo Romano chegou a estabelecer um tipo de cartão para comprovar se cada pessoa que ia fazer as compras ou vender algo participa dos cultos idólatras nos Templos ou não. 

   g) Porém , apesar de toda essa perseguição, os cristãos foram incorajados a permanecer firmes, v:
*18. Isso exige sabedoria. Quem é inteligente pode descobrir o que o número do monstro quer dizer, pois o número representa o nome de um ser humano. O seu número é seiscentos e sessenta e seis.*
  Mais uma vez precisamos compreender o simbolismo por detrás desta expressão, porém , seguindo o contexto do capítulo, fica claro de que o significado principal desse versiculo era de deixar claro aos leitores do primeiro século de que eles(cristãos) tinham sabedoria divina suficiente para dissifrar o conteúdo do Livro de Apocalipse segunda a tudo que Deus queria revelar exatamente para eles. 

  h) Infelizmente os teólogos das denominações procuram interpretar esse versículo erradamente, fazendo cálculos de letras muitas vezes encontradas nos símbolos da devolução da igreja católica romana. Fazem isso usando um sistema de interpretação de letras em números chamado "Gematria", o que não faz muito sentido porque se estamos falando de uma época do Império Romano , o sistema concertesa era Romano e os Romanos usavam a Numeração Romana e não Gemetria, e na numeração romana , os números principais não incluem o 6 ou 666, temos o V=5, X=10, etc, e o livro de Apocalipse foi escrito em grego , não em Aramaico, isto para dizer que os números traduzidos em letras podem ter vários significados segundo cada idioma. 

 i) Em todo caso , biblicamente o número 6 representa *"imperfeito"*  , por ex: em 6 dias o Senhor fez o universo e no 7° descansou, o que significa que em 6 dias tudo já estava feito, mas era necessário haver o 7° dia para os dias dias se completarem e a semana ficar completa. Assim , o facto do número 6 ser repetido 3 vezes , era para reforçar a imperfeiçors das ações de Satanás contra o Povo de Deus e reforçar que o fracasso dele era inevitavel. Essa certeza para os cristãos foi motivo de muita alegria e firmesa. 

 j) Essa é a grande tribulação que estava sendo vivida pelos cristãos no primeiro século, principalmente os das sete igrejas da Ásia , por isso Jesus enviou essa revelação para João enviar as sete igrejas da Ásia menor para anunciar que a hora D'ele julgar o Diabo e seus servos(as bestas ) chegou.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...