sexta-feira, 22 de setembro de 2023

A soberba do Rei David

 1. David foi o segundo Rei de Israel depois do Saul.

 a) David agradava a Deus.

 b) Ele era Pastor de ovelhas, filho de Jessé, da tribo de Judá e natural de Belém.

 c) David cuidava das ovelhas do seu pai e era o defensor  delas.

 e) Varias vezes ele teve qui  lutar com Leão e Urso para defender as ovelhas que seu pai Jessé havia lhe  confiado para apascentar( veja 1 Samuel 17:34-36).

 2. Deus viu essas qualidades em David;

 a) A simplicidade e o cuidado;

 b) O amor ao Rebanho;

 c) David dava sua vida pelo rebanho.

 d) São algumas das qualidades quii Deus viu em David qui o fez escolher para uma funcao ainda maior(Cuidar do rebanho de Deus, o Povo de Israel), 1 Samuel 16:11-13.

 2. Davif tinha 30 anos de idade quando subiu ao trono para reinar sobre o Rebanho de Deus qui é o Povo de Israel.

 a) David reinou por 40 anos pastoreando o Povo de Deus(2 Samuel 5:4-5).

 b) Durante esses anos de reinado, em alguns momentos David teve crise de Soberba.

 c) David era para ser espelho para o povo, dar o exemplo no amor, na fe, na fidelidade a Deus... etc, mas, em alguns momentos David cometeu o mesmo erro qui Saul, colocando seu proprio desejo afrente da vontade de Deus. 

d) Lembre-se de que antes qui o povo de Israel tivece Rei, Deus era o Rei do Povo, mas como o povo queria ter um Rei fisico, Deus acabou dando um Rei fisico, mas avisou qui  o povo precisava colocar a vontade de Deus em primeiro lugar. Mesmo tendo um Rei humano, tanto o Rei e assim como o Povo deveriam manter a vontade de Deus em primeiro lugar, mas nem sempre os Reis serviram de exemplo  para o Povo e nem o Povo guardou a vontade de Deus acima da vontade dos Reis.

 e) Veja um dos erros de Saul(1 Samuel 15:10-27). 

 3. Voltando para o Rei David durante os 40 anos de Reinado, em algum momento a soberba o subio o coracao e David fez o que Deus não mandou, resencear o Povo(2 Samuel 24:1-10)

 a) A primeira vez qui o povo foi contabilizado, foi Deus qui mandou(veja Numeros 1:1-4)

 b) Mas David não foi ordenado por Deus para contar o povo.

 c) David se achou no direito de decidir sobre o povo sem orientacao de Deus, se achando naquele momento como se fosse dono do Povo, como se o povo fosse sua propriedade. A soberba subio o coracao de David. 

 d) So quando o resenciamebto terminou e que David se apercebeu do seu pecado e confessou, mas o erro ja estava feito  e como sempre o Pecado tem as suas consequencias.

 4. As Consequencias;

 a) Deus mandou profeta Gad falar a David para escolher a consequencia para seu pecado;

 1- 7 anos de fome; para todo povo;
  2- 3 meses a fugir dos inimigos;
  3- 3 dias de  peste em todo Pais(2 Samuel 24:12-13).

 O QUE DAAVID ESCOLHEU?

 b) Os tres dias de peste, e morreram com a epidemia cerca de 70 mil pessoas do povo desde Dan ate Berseba(2 Samuel 24:14-17).

 4. Lições

 a) Quando um lider se desvia do caminho do Senhor , todos que escutam a ele tambem podem sofrer as consequencias dos seus erros, Jesus tambem ensinou sobre guias  cegos(Mateus 15:13-14).

 b) David naquele momento estava cego quando tomou aquela decisão .

 c) O seu comandante e oficiais não tinham qui seguir uma decisão de um cego, mas por terem seguido, ambos cairam nas consequencias. 

 d) Na igreja tambem por vezes podemos estar a ter um guia cego(pregadores, Presbiteros, Diaconnos, Proffessores da Biblia e etc..) 

 e) Se o nosso guia for um cego, os ensinamentos dele podem nos conduzir a cova.

 5. A aplicaçao constante a Leitura e a Oração e fundamental para permanecermos na vontade de Deus, mas isso não basta, devemos considerar a vontade de Deus como nossa maneira de viver( 1 Timoteo 4:16).

 Conclusão
 Em algum momento a soberba pode subir o coraçao do servo de Deus, tanto daquele qui esta na função de Pregador, ou Pastor, Diacono, Pai de familia, Mãe das crianças etc...

 Precisamos saber qui independentemente da função qui cada um tem na Igreja de Cristo, em nenhum momento devemos deixar com qui a soberba nos suba o coração .

 Nos não somos"donos" dos irmãos  e os irmaos não sao nossa propriedade.

 Qui possamos viver o amor fraternal como Cristo ordena e considerando um ao outro da mesma forma sabendo qui todos nos somos propriedade de Deus e somente a vontade de Deus deve prevalecer.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...