domingo, 6 de dezembro de 2015

Todas pessoas que receberam o"dom" prometido em Atos 2:38 realizam milagres?

O que significa palavra"dom"? "dom" significa"capacidade ou talento que o Espírito Santo concede aos servos de Deus.
?
  No Novo testamento há dois textos que usam a palavra"dom" com significados diferentes: "Dons Espirituais" que são"capacidades miraculosas" que o Espírito Santo deu para algumas pessoas(veja 1 Corintios 12). 

 E  "Dons"que ja são habilidades que não exigem uma manifestação miraculosa(Romanos 12:5-8). 

  Além detes dois significados, a palavra"dom" tem vários significados diferentes no Novo testamento: Nós precisamos de considerar o contexto em cada situação para entender o significado da palavra. 

  O apóstolo Paulo o autor de Efesios, usou esta palavra para referir o presente de Deus(veja Efesios 2:8)"8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus". 

  - O autor desconhecido do livro de Hebreus por inspiração divina usou esta palavra"dom" para referir oferta(Hebreus 5:1)"1. Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados". 

  Em Atos 2:38-39, ao que se refere com"dom do Espirito Santo?   

 Concerteza não se refere ao falar em línguas ou realizar sinais e milagres, porque naquela dia foram batizados três mil almas mas não temos nenhum registro de que eles falaram em linguas ou realizaram milagres. 
 Desde aquele dia, as únicas pessoas que encontramos realizando milagres são os apóstolos(veja Atos 2:43)"43. 
 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos", e(Atos 5:12)"12. E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão" 

  Eles receberam poder de falar em linguas e realizar milagres pelo Espírito Santo(Atos 1:1-5)"1. Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, 2. até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; 3. aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4. Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. 5. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias", e(2:1-14). Houveram algumas outras pessoas que receberam"dons milagrosa" por imposição das maos dos apóstolos(veja Atos 6:5-8)"5. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, 6. e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos. 7. E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé. 8. Ora, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo",(8:6)"6. As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava",(17-18)"17. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. 18. Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro",e(19:6)"6. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam". 

  No primeiro século"dons" tinham uma função especial: 
  Os"dons" estavam ligados ao serviço dos apóstolos(de revelar a palavra de Cristo), veja(Hebreus 2:3-4)"3. como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: 4. testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade", 2 Corintios 12:12)"12. Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e milagres",e(Marcos 16:20)"20. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam". 

  Este"dom" que as pessoas receberam após o Batismo para remissão dos pecados não sabemos ao certo o que é, mas concerteza ele é verdadeiro e habita em nós(veja 1 Corintios 19. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?".

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...