domingo, 6 de dezembro de 2015

A profecia de Mateus 24

O que significa"profecia "? 

  Profecia é uma mensagem duvina anunciada por um profeta tratando de coisas futuras. 

  E o profeta é a pessoa que anuncia a profecia. 

  A profecia de Mateus 24 foi profetizada depois da entrada triunfal se Jesus em Jerusalém. Jesus ja tinha acusado os líderes judeus de vários pecados(veja Mateus 23:1-36). Jesus chamou-os de cegos(Mateus 24:16, 17, 19)"16. Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. 17. Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? 19. Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?". 

 Ja imaginaste um povo sendo dirigido por líderes cegos?(veja Mateus 15:14)"14. Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco". 

  Jesus lamentou a infidelidade dos judeus e falou de destrui-los(Mateus 23:37-39)"37. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste! 38. Eis aí abandonada vos é a vossa casa. 39. Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor". 

  A profecia da destruição do Templo de Jerusalém: 

  Quando Jesus saio do Templo predice sua destruição(veja Mateus 24:1-3)1. Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo. 2. Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. 3. E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo", e(Marcos 13;1-4)"1. Quando saía do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras e que edifícios! 2. Ao que Jesus lhe disse: Vês estes grandes edifícios? Não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. 3. Depois estando ele sentado no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, Milagres na Bíblia. Tiago, João e André perguntaram-lhe em particular: 4. Dize-nos, quando sucederão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir?". 

  Os discípulos de Cristo lhe perguntaram sobre quando seria essa destruição(veja Mateus 24:3)"3. E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo", e(Marcos 13:3-4)"3. Depois estando ele sentado no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, Tiago, João e André perguntaram-lhe em particular: 4. Dize-nos, quando sucederão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir?". 

 Eles queriam saber de sinais de aviso(Lucas 21:7)"7. Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?". 

  Jesus respondeu que o Templo seria destruído depois que surgicem falsos cristos e falsos profetas(veja Mateus 24:4-5, 11, 23-26).

E Depois que acontecessem guerras, fomes, pestes, e terremotos em vários lugares(veja Mateus 24:6-8). Depois de haver perseguição contra os discípulos(Mateus 24:9-10). 

  Depois que o pecado se multiplicace(veja Mateus 24:12-13). 

  E depois quo o evangelho fosse pregado em todo o mundo(Mateus 24:14). 

  Estes sinais aconteceram ainda no primeiro século: Note que Jesus garantio que todos estes sinais aconteceriam ainda naquela dentro daquele geração(veja v34)"34. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram",(Marcos 13:30)"30. Em verdade vos digo que não passará esta geração, até que todas essas coisas aconteçam", e(Lucas 21:32)"32. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo isso se cumpra". 
 
 Passado um tempo depois de Jesus ter profetizado, os falsos profetas surgiram(veja 2 Pedro 2:1-3)"1. Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; 3. também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição.

  Houve fome(Atos 11:27-30)"27. Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; 28. e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio. 29. E os discípulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia; 30. o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabe e Saulo". 

  - Houve uma grande perseguição contra os discípulos(veja Atos 8:1-4)"1. Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. 2. E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. 3. Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. 4. No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra", (22:4-5)"4. E persegui este Caminho até a morte, algemando e metendo em prisões tanto a homens como a mulheres, 5. do que também o sumo sacerdote me é testemunha, e assim todo o conselho dos anciãos; e, tendo recebido destes cartas para os irmãos, seguia para Damasco, com o fim de trazer algemados a Jerusalém aqueles que ali estivessem, para que fossem castigados", e(26:9-11)"9. Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno; 10. o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam. 11. E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a blasfemar; e enfurecido cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras".

  - E o evangelho foi pregado a toda criatura(Colossenses 1:23)"23. se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro", e(1 Tessaloninceses 1:8)"8. Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma". 

 Além destes sinais, Jesus deu outros que mostrariam aos discípulos que o tempo da destruição do Templo chegou

  - Falou da abomináção da desolação(Mateus 24:15)"15. Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda)" . 
 Este abominável da desolação, no relato de Lucas, Jesus refere ao exército gentio cercando a cidade santa(veja Daniel 9:27)27. E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador", e(Lucas 21:20)"20. Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação". 

 Assim quando os discípulos notassem este acontecimento era para fugirem da cidade(Mateus 24:16-19, Lucas 21:21-24). 

 - Eles deveriam orar para que esse dia não fosse num sábado ou no inverno, porque? Porque seria difícil para eles fugirem(veja Mateus 24:20)"20. Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado". No sábado seria difícil por causa do costume que os judeus tinham de fechar as portas da cidade para evitar a violação da lei do sábado(veja Neemias 13:15-22)"15. Naqueles dias vi em Judá homens que pisavam lugares no sábado, e traziam molhos, que carregavam sobre jumentos; vi também vinho, uvas e figos, e toda sorte de cargas, que eles traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles quanto ao dia em que estavam vendendo mantimentos. 16. E em Jerusalém habitavam homens de Tiro, os quais traziam peixes e toda sorte de mercadorias, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. 17. Então contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? 18. Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? Contudo vós ainda aumentais a ira sobre Israel, profanando o sábado. 19. E sucedeu que, ao começar a fazer-se escuro nas portas de Jerusalém, antes do sábado, eu ordenei que elas fossem fechadas, e mandei que não as abrissem até passar o sábado e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. 20. Então os negociantes e os vendedores de toda sorte de mercadorias passaram a noite fora de Jerusalém, uma ou duas vezes. 21. Protestei, pois, contra eles, dizendo-lhes: Por que passais a noite defronte do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar mão em vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado. 22. Também ordenei aos levitas que se purificassem, e viessem guardar as portas, para santificar o sábado. Nisso também, Deus meu, lembra-te de mim, e perdoa-me segundo a abundância da tua misericórdia". 

 No inverno seria difícil por causa da temperatura

  As linguagens que Jesus usou nos versiculos 29-31 de Mateus 24 são simbólicas, também tem haver com a destruição do Templo: 
  Não esqueça que Jesus garantio que todas aquelas coisas iriam acontecer dentro daquela geração(Mateus 24:34)"34. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram". 

  Esta linguagem, dos versiculos 29-31 aparece também no Velho testamento descrevendo a destruição de reinos ou cidades. 

  Alguns usos do Velho testamento: Foi usado para descrever a destruição de Faraó(veja Ezequiel 32:6-8)"6. Também com o teu sangue regarei a terra onde nadas, até os montes; e as correntes se encherão de ti. 7. E, apagando-te eu, cobrirei o céu, e enegrecerei as suas estrelas; ao sol encobrirei com uma nuvem, e a lua não dará a sua luz. 8. Todas as brilhantes luzes do céu, eu as enegrecerei sobre ti, e trarei trevas sobre a tua terra, diz o Senhor Deus". 

  - Destruição de nações gentias(Joel 3:12-15)"12. Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. 13. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande. 14. Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão. 15. O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor". 

  - Destruição da Babilonia(Isaías 13:9-10,13)"9. Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente; para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores. 10. Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz. 13. Pelo que farei estremecer o céu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira". 

 Mateus 24:29-31, não esta falando do fim do mundo, mas esta linguagem descreve o julgamento que Jerusalém havia de sofrer

 Sobre o Filho do homem vindo nas nuvens com seus santos anjos: 

  Nem sempre quando a Bíblia fala de"o dia do Senhor" refere a segunda vinda de Cristo(veja por exemplo Joel 3:14)"14. Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão", 

 Amos 5:17-20)"17. E em todas as vinhas haverá pranto; porque passarei pelo meio de ti, diz o Senhor. 18. Ai de vós que desejais o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Ele é trevas e não luz. 19. E como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostasse a mão à parede, e o mordesse uma cobra. 20. Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz? não será completa escuridade, sem nenhum resplendor"?. 

  Mateus 24:1-35 não esta falando de sinais da última vinda de Cristo e sim dos sinais que mostrariam aos discípulos do primeiro século de que"o fim" de Jerusalém chegou. 

  A história mostra que o Templo de Jerusalém foi destruído no ano 70 d.C por um soldado de exército que era dirigido pelo general Tito. 

 Perguntas: 
   1- O que significa"profecia"? 
2- O que é um"profeta"? 
3--É Bíblica a doutrina de"sinais do Fim do mundo"?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...