terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Porque o Novo testamento é o nosso domínio hoje?

Porque o Novo testamento é o nosso domínio hoje

  O apóstolo João, filho de Zebedeu e de Salomé, e que era um dos apóstolos de Jesus, em sua narração disse que a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo(João 1:17). 

 Portanto, a"lei" é o que Moisés deu, que é o contrário do que Jesus deu. Jesus deu a"graça" e a"verdade". 

  Os cristãos no Novo testamento não estão debaixo da lei. 

 Paulo, um apóstolo dos gentios, na sua carta aos Romanos declarou que"o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça"(Romanos 6:14). 

  Os cristãos estão debaixo da graça(o Novo testamento). 

  Atravez da morte de Cristo na cruz, as pessoas foram libertos da lei(Romanos 7:6)"Mas agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estavamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra". 

  Paulo, fez um argumento forte, mostrando que a velha lei já passou(2 Corintios 3:6-11). 

  E numa outra carta ele afirmou que Cristo na sua morte, desfez a lei, ela que servia de parede de separação entre Judeus e gentios(Efesios 2:14-16)"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um, e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, E, pela cruz, reconciliar ambos com Deus, em um corpo, matando com ela as inimizades". A lei foi cravada lei foi cravada na cruz(Colossenses 2:14-16)"Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz..". 

  Deus nos ordenou nestes ultimos tempos que obedessamos a seu Filho Jesus

  Num certo dia, Jesus subio a um alto monte com Pedro, Tiago e João. Aonde Deus ordenou aos discipulos de Cristo, que devem ouvir a Cristo(Mateus 17:5). 

 O escritor de Hebreus, por inspiração do Espírito Santo, revelou que nestes ultimos dias, Deus falou-nos atravez de seu Filho Jesus(Hebreus 1:1)"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós, falou-nos, nestes ultimos dias, pelo Filho". 

   Mateus, filho de Alfeu, também chamado de Levi, ao narrar a biografia de Jesus, relatou que"todo o poder nos céus, e na terra" foram entregues a Jesus(Mateus 28:18-20). 

 Todo o homem, no ultimo dia sera julgado segundo o evangelho(João 12:48)"Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamentos sobre o que hei-de dizer e sobre o que hei-de falar". 

 Se não estamos debaixo da lei, que importância tem o Velho testamento hoje

  Apesar de não estarmos mais debaixo da lei, o Antigo testamento é muito util hoje; Para o nosso ensino(Romanos 15:4)"Porque tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança". 

 Atravez dele aprendemos como o universo foi criado, a história de israel e muito mais. 

  Os acontecimentos do Velho testamento dados como exemplo para nós(1 Corintios 10:11)"Ora tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem ja são chegados os fins dos séculos". 

 Atravez dele, aprendemos o perigo de rebelar-se Contra Deus. 

 E atravez dele podemos validar o evangelho, porque a lei já testificava dele (João 5:39)"Examinai as Escrituras, porque vos cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam"

 Más apesar destes beneficios, hoje não estamos mais debaixo da lei. 

  Perguntas:
 1- Devem os cristãos guardar os dez mandamentos dados por Moisés e qualquer lei do Velho testamento? 
2- Moisés deu a lei, e o que Jesus deu? 
3- Como Cristo unio ambos os povos(Efesios 2:14-16)? 
4- Qual dos dois testamentos nos governa hoje?
 5- O Velho testamento tem algum valor hoje(Rm 15:4,1 Corintios 10:11)?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...