terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Autoridade das Escrituras

A palavra autoridade" significa:"o direito e a capacidade de comunicar, fazer leis, exigir obediência e julgar.

  Doutra forma, autoridade é o fundamento que nós usamos para distinguir o certo do errado. Praticamente, em todas as áreas deve haver um fundamento de autoridade. Praticamente quando não há autoridade, so há confusão. 

  Autoridade suprema: Nos céus, e na terra, Deus é autoridade sobre todas as coisas

 Deus é o governador superior, que está acima de todas as coisas e de todos os paises do mundo(veja o caso de Daniel 4)"1. Nabucodonosor rei, a todos os povos, nações, e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada. 2. Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo. 3. Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração. 4. Eu, Nabucodonosor, estava sossegado em minha casa, e próspero no meu palácio. 5. Tive um sonho que me espantou; e estando eu na minha cama, os pensamentos e as visões da minha cabeça me perturbaram. 6. Portanto expedi um decreto, que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho. 9. Ó Beltessazar, chefe dos magos, porquanto eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação. 7. Então entraram os magos, os encantadores, os caldeus, e os adivinhadores, e lhes contei o sonho; mas não me fizeram saber a interpretação do mesmo. 8. Por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo: 9.Ó Beltessazar, chefe dos magos, porquanto eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação. 10. Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura; 11. crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra. 12. A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e dela se mantinha toda a carne. 13. Eu via isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama, e eis que um vigia, um santo, descia do céu. 14. Ele clamou em alta voz e disse assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas e espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos. 15. Contudo deixai na terra o tronco com as suas raízes, numa cinta de ferro e de bronze, no meio da tenra relva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra. 16. Seja mudada a sua mente, para que não seja mais a de homem, e lhe seja dada mente de animal; e passem sobre ele sete tempos. 17. Esta sentença é por decreto dos vigias, e por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até o mais humilde dos homens constitui sobre eles..." Continue lendo até o versiculo 37. 

  Toda esta autoridade, neste presente século, Deus deu a Jesus Cristo seu Filho(veja Mateus 17:5)"E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobrio. E da nuvem saio uma voz, que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o". E(Mateus 28:18)"E, chegando-se Jesus, falou-lhes dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra". 

  Jesus, sempre transmitio a mensagem do Pai(João 7:16)"Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou". E(João 12:48,49)"Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o ha-de julgar no último dia. Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei-de dizer e sobre o que hei-de falar".

  E Jesus sempre falou a verdade(veja João 14:6)"Disse-lhes jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: Ninguém vem ao Pai senão por mim". E(João 18:37)"Disse-lhe, pois, Pilatos: logo, tu es rei? jesus respondeuTu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, afim de dar testemunho da verdadeTodo aquele que é da verdade houve a minha voz".. 

  Jesus Cristo é Senhor tanto no céu como na terra(Efesios 1:21)"Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas, também, no vindouro". 

 É Senhor tanto para judeu, como também para gentio(Romanos 10:12)"Porquanto não ha diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam".

  E, é Senhor acima, das palavras, obras e pensamentos(veja Colossenses 3:17)"E, quando fizerdes, por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". E(Hebreus 4:12,13)"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não ha criatura alguma encoberta diante dele; Antes, todas as coisas estão nuas e patentes, aos olhos daquele com quem temos de tratar". 

  Jesus esta acima também dos vivos, assim como dos mortos(Romanos 14:9)"Foi para isto que morreu Cristo, e tornou a viver: Para ser Senhor tanto dos mortos, como dos vivos". 

  Tudo isto, é a amostra de que Jesus tem defato autoridade

  O Senhor Jesus, confirmou a Bíblia como sendo o fundamento de autoridade:
  O Antigo testemento, foi inspirado por Deus. 
 Jesus disse:"..e a Escritura não pode ser anulada"(João 10:35). 

 Nem se quer um jota ou i passaria da lei antes que tudo se cumprice(Mateus 5:18)"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitira da lei, sem que tudo seja cumprido ". 

  E, Jesus afimou autoridade dos apóstolos:   Ele lhes prometeu o Espírito Santo, o qual lhes guiaria para revelar toda a verdade(O Novo testamento) veja(João 14:26, 15:26,27, 16:12,13). 

  Ele enviou a eles com uma missão: lhes servir como porta-vozes e representantes(João 20:21, Mateus 28:18-20, Atos 1:8). 

 E, os próprios apóstolos afirmaram terem recebidos a mensagem por revelação divina(Efesios 3:3-5, 1 Tessalonicenses 4:2, 1 Corintios 2:10-12,). 

 E, as palavras dos apóstolos foram registradas na Bíblia. 

  Todas as palavras do Novo testamento são os mandamentos do Senhor(veja 1 Corintios 14:37)"Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor". A Bíblia é a nossa única fonte de autoridade

  As palavras contidas nela, são de vida eterna, e é atravez delas que seremos julgados no último dia(João 6:68)"Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna". E(João 12:48). 

  Vamos ver algumas fontes erradas, usadas infelizmente por muitos"cristãos". 

 1. A sua própria consciência: 

  a) A nossa consciência, simplesmente mostra nossos pensamentos sobre o que é certo, más, não declara o que é realmente verdadeiro. Por exemplo: O apóstolo Paulo, mesmo perseguindo os cristãos tinha uma boa consciência:"E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Varões irmãos, até ao dia de hoje, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência"(Atos 23:1). 

  Muitas pessoas, praticamente são obedientes as suas próprias idéias e desejos, e o resultado disso tem sido terrível(veja Juízes 17-21,especialmente 17:6 e 21:25). 

  2. Tradição e doutrina criada por homens:

  a) Algumas outras pessoas,tem a tradição e doutrinas dos homens como sua autoridade; Porém, Jesus, o Filho de Deus, condenou esta atitude(veja Marcos 7:1-13)"1. Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, 2. e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. 3. Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; 4. e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. 5. Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? 6. Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; 7. mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 8. Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens. Apresentando o maravilhoso livro: a Bíblia. 9. Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição. 10. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. 11. Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, 12. não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, 17. Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola. 13. invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis"

  3. Seguir a igreja: 

  a) Algumas outras pessoas seguem a igreja. Porém, as escrituras mostram no entanto que muitas das vezes se afastam da verdade(veja Atos 24:29-31, 1 Tessalonicenses 2, 1 Timóteo 4:1-3, Apocalipse 2-3). 

  4. Revelações posteriores a Bíblia: 

  a) Outras pessoas, buscam e seguem revelações posteriores a Bíblia, concedidas por algum"mestre". Porém, Paulo ensinou que qualquer outra revelação além do evangelho, devemos desacredita-la(Galatas 1:6-9)"6. Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, 7. o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. 9. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema". 

  A Bíblia é a nossa única fonte autorizada por Deus para nos guiar
  Deus usou o meio de palavra, para revelar a sua vontade ao homem. 

  Todos nós, devemos aplicar as Escrituras com rigor. 

 Era assim que acontecia também no Antigo testamento: Moisés recebeu ordem para construir o tabernaculo, de acordo com o modelo que Deus havia dado no monte(veja Êxodo 25:9,40, 26:30, 27:8), e ele agiu exatamente como Deus ordenou(Êxodo 40:6,9,21,23,25,27,29,37). E portanto, o resultado não podia ser outro, o Senhor Deus desceu e habitou no tabernaculo(Êxodo 40:34-38, Mateus 7:21). 

  Perguntas
1- O que significa a palavra"autoridade"? 
2- Qual é o único fundamento de autoridade autorizada por Deus para nos guiar espiritualmente?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...