terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A esperança dos cristãos

Esperança na morte

   O que vai acontecer quando nós morrermos?

  Da forma como o "mundo" fala da morte, faz com que muitas pessoas tremam quando ouvem esta palavra.

  O "mundo", acredita na morte como sendo"o fim da existência da pessoa", e muitos outros conceitos que os homens inventaram.

  Porém, nós temos o privilégio de termos sidos revelados por Deus, arespeito deste assunto. Aprenda-mos, o que Deus revelou para nós, sobre, o que vai acontecer quando nos morrermos. 

  O que significa o termo"morte ", na Bíblia

  O discípulo de Cristo chamado Tiago, ao escrever a sua carta, revelou por inspiração divina, que, a morte significa"separação entre o corpo e o espirito", ou seja, à morte significa "separação "(veja Tiago 2:26)"26. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta". 

   Quando o servo de Cristo morre, deixa para traz, a doença, o sofrimento e entra na presença de Deus que enxuga as suas lágrimas"17. porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima"(Apocalipse 7:17). 

  Os cristãos, tem a certeza, de que quando morrerem estarão conscientes: 

 Jesus, falou de duas pessoas mortas, um no paraíso, e ó outro, no inferno, e os dois estavam conscientes(veja Lucas 16:19-31)"19. Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente. 20. Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras; 21. o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras. 22. Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. 23. No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. 24. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. A esperança dos cristãos. 26. E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. 27. Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28. porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento. 29. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30. Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender. 31. Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos".

  Na morte, iremos nos ajuntar com os outros queridos irmãos que morreram obedientes ao Senhor. O servo do Senhor chamado David, deixou claro que, quando morrer, iria ter com a criança dele que ja tinha falecido(veja 2 Samuel 12:23)"23. Todavia, agora que é morta, por que ainda jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim". 

  Não somente veremos os nossos conhecidos, mas também, a todos quantos foram redimidos em todas as épocas(veja Hebreus 12:22-23)"22. Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; 23. à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;". 

  Não seria maravilhoso, ver e ouvir Abraão, Isaque, Jacob, Moisés"espíritos dos justos aperfeiçoados;"? 

 E através da morte, que nós seremos conduzidos a presença do Pai, e isso é maravilhoso.

  A benção que notamos em(Apocalipse 7:9-10)"9. Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; 10. e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro", e versiculos(14-17))"14. Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles. 16. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; 17. porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima", concerteza, Nao é somente papa os"martiris".

  Paulo disse"21. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro"(Filimpeses 1:21).

  A morte tirara a ausência nossa"6. Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos presentes no corpo, estamos ausentes do Senhor"(2 Corintios 5:6). 

   Não devemos olhar para a morte do mesmo modo como o "mundo" olha. Para o cristão, a morte traz alívio para o sofrimento, e passamos para um estado consciente de benção, para uma reunião com os santos, e para a presença de Deus. 

  Não devemos olhar a morte como "o fim", más sim, como o"início" pois vamos para a presença do Senhor, e conscientes desta benção. 

  Perguntas
1- O que significa"morte " na Bíblia(Tiago 2:26)? 
2- Devemos olhar para a morte como o fim? 
3- Os mortos estão conscientes(Lucas 16:22-24)? 
4- Conforme o relato de Lucas, na morte, ou a pessoa vai para o paraíso ou inferno. Discutam como isso acontece(existe um julgamento de Deus quando alguém morre para determinar se esse vai ao inferno ou ao paraíso)?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...