quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A relação do cristão com o governo

Há algumas pessoas que discordam com algumas políticas é práticas do governo, e praticamente em todos os países. 

 Em alguns deles, o povo têm pouca voz nestas questões. 

 Enquanto em outros, permitem uma participação limitada de cidadãos em decisões do governo. E havendo divergências, e até abuso de alguns governos, algumas pessoas incentivam a rebeldia dos cidadãos, e outros simplesmente apoiao à desobediência do povo as leis do governo. 

  O que a Bíblia ensina sobre a atitude que devemos ter com o governo?
 
- Em primeiro lugar, a Bíblia ensina que Deus é o soberano. 

  É freqüente observarmos a atitudes de governantes que se acham soberanos, agindo sem nenhuma preocupação com a vontade divina. Alguns até procuram ditar princípios morais baseadas em sua perspectiva política, e não na palavra de Deus. Porém, esta atitude é antiga e nunca foi bem sucedida. 

  Um antigo rei, desafiou o Senhor, e foi humilhado por sua atitude (veja Êxodo 5:2)"2. Mas Faraó respondeu: Quem é o Senhor, para que eu ouça a sua voz para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel", e continue lendo até o capítulo 14. 

  Séculos depois, Deus ensinou uma lição importante para o rei da Babilonia(Daniel 4:32)"32. E serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer". 

  - A Bíblia revela p'ra nós, que os governos humanos são ministros de Deus: Eles são ministros de Deus para, manter ordem e punir os malfeitores(veja . Romanos 13:1-4)"1. Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; 4. porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal". 

 -Deus ordenou, que os seus servos obedeçam as autoridades do governo(veja 1 Pedro 2:13-14)"13. Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, 14. quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem". 

 Porém, a Bíblia um limite, a nossa obediência as autoridades humanas. Deus, é quem ordenou estas autoridades, e entendemos também que ele limitou sua autoridade

  No caso de haver uma ordem do governo que entre directamente em conflito com a palavra de Deus, nós devemos lembras que o Senhor é o Soberano(veja Atos 5:29)"29. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens". 

  O seguidor de Cristo, não precisa gostar das políticas do governo, e não precisa concordar com as opiniões das autoridades. 

 Os textos citados, de Romanos foram escritas durante o reinado de Nero, um dos piores é mais cruéis imperadores de Roma. Mesmo assim, os apóstolos ensinaram a obedecer o governo. Por este motivo, devemos pagar os impostos exigidos, respeitar as leis que governam os negócios, trânsito, construções, etc. 

  Devemos ser modelo de cidadãos obedientes ao governo. Porém, se formos ordenados a mentir, matar ou cometer qualquer ato imoral, devemos ter a coragem para não obedecermos. 

  Nas situações normais, os cristãos devem ser alguns dos melhores cidadãos obedientes, em qualquer pais, respeitando a lei, e aqueles que exercem autoridade. Más, no caso de governos que procuram se exaltar acima do próprio Senhor, Deus continua soberano. 

  Pergutas
 1- Qual é o papel do governo humano? 
2- É errado rebelar-se ou apoiar a rebeldia contra as autoridades do governo humano(Romanos 13:2)? 3- Qual é a responsabilidade dos cidadãos para com o governos humanos? 
4- Existe uma excepção a nossa obediência ao governo humano? Qual é?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...