quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O individual cristão e o emprego

Moisés, o escritor do livro de Genésis ao narrar a história de Adão, mostrou que o homem havia sido feito por Deus para trabalhar no jardim do Éden, cultivando e guardando o jardim (Genésis 2:15). Mesmo antes do pecado no jardim do Éden, o homem já trabalhava. Portanto, trabalhar não é castigo, más, quando o homem caio no pecado, então a natureza do seu trabalho mudou. 

  Deus amaldiçoou o solo para que produzisse espinhos e matos(veja Genésis 3:17-19)"17. E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás". 

 O homem, desde então passou a trabalhar com dificuldades e cansativamente. 

 Agora, o homem passaria a comer o pão do próprio suor. 

  Quais são as instruções que Deus nos dá hoje relacionadas com o emprego

  O apóstolo Paulo, ao escrever a carta aos tessalonicenses, instruiu alguns membros da igreja que não queriam trabalhar. Repreendeu-os fortemente e exortou para que todos procuracem emprego e trabalhacem(veja 2 Tessalonicenses 3:10-12)"10. Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma. 11. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; 12. a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão". 

 Mas, porque é necessário trabalhar

 1- Para o teu próprio sustento, e dos que dependem de ti(veja 1 Tessalonicenses 4:10-12)"10. porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 12. a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma". 

 2- Cada individual cristão deve ganhar o seu próprio pão, cem contar com a ajuda das outras pessoas(1 Timóteo 5:8)"8. Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo". 

  3- Devemos trabalhar para que possamos ajudar as outras pessoas( Efesios 4:28)"28. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade".

  Existem porém, ascensões a ordem de trabalhar

 1- A mulher que é esposa e mãe, tem um trabalho especial que deve fazer no lar(veja 1 Timóteo 5:14)"14. Quero pois que as mais novas se casem, tenham filhos, dirijam a sua casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer". E veja(Tito 2:5)"5. a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada". 

 Nas Escrituras, não temos nada que sugere que as mulheres devem trabalhar, para além de trabalharem encasa. 

 2- Existem aqueles individuais cristãos que cuja saúde não lhes permite trabalhar. 
 E, ainda há alguns outros que mesmo conseguindo trabalhar, precisam de auxílio. 
 Esses tipos de situações, são mensionadas nas Escrituras(veja Atos 2:44-45, 4:34-35, 6:1-6, 11:27-30, 2 Corintios 8:13-15). - 

 Fora disso, porém, todo individuais cristão na idade de trabalhar, deve trabalhar e sustentar-se. 

  E, no caso de falta de emprego

  Alguns individuais cristãos não trabalham, alegando a falta de emprego. 

 E outros, alegam que não encontram emprego dos seus sonhos, e porque ainda não apareceu alguém para lhe dar emprego. 

  Neste caso, a Bíblia recomenda a fazer qualquer coisas que nos aparecer(Eclesiastes 9:10)"10. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma"". 

  E sobre a preguiça de trabalhar

  Há outros que se recusam a trabalhar por motivo de preguiça"25. O desejo do preguiçoso o mata; porque as suas mãos recusam-se a trabalhar"(Proverbio 21:25)."13. Diz o preguiçoso: um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas"(Proverbio 22:13).."10. um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso"(Proverbio 6:10). 

  Um preguiçoso, deve se esforçar(veja Proverbio 12:27)"27. O preguiçoso não apanha a sua caça; mas o bem precioso do homem é para o diligente". 

 E, ele deve olhar para ó futuro e planejar ó seu sustento(veja Proverbio 10:5)"5. O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha". 

 Precisa aprender das formigas"6. Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; 7. a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, 8. no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. 9. o preguiçoso, até quando ficarás deitador? quando te levantarás do teu sono?"(Proverbio 6:6-8). 

 A formiga trabalha sempre, mesmo sem sendo mandada, e prepara-se sempre para o dia de carência.(algumas pessoas), só trabalham para suprir as necessidades do"hoje", esquecendo que também amanhã, precisarão de comer. 

  O livro de proverbios, é claro ao falar das consequências da preguiça que são, a pobreza e carência"(Proverbio 6:10-11)"10. um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; 11. assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado". Instruções para individuais cristãos que estão trabalhando. 
 - Sejam obedientes em tudo, ãos vossos patrões(veja Efesios 6:5-8)"5. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, 6. não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, 7. servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer", (Colossenses 3:22-25)"22. Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. 23. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24. sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. 25. Pois quem faz injustiça receberá a paga da injustiça que fez; e não há acepção de pessoas", e (Tito 2:9-10)"9. Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo 10. nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador"
"
- Quando estiver no serviço não deve reclamar, nem ser briguento(veja Lucas 3:14)"14. Interrogaram-no também uns soldados: E nós, que faremos? Disse-lhes: A ninguém queirais extorquir coisa alguma; nem deis denúncia falsa; e contentai-vos com o vosso soldo". 
 Deve ser paciente, mesmo quando te tratão injustamente. Deve trabalhar diligentemente, mesmo estando longe da supervisão do teu chefe. 

  - Porque deve trabalhar como se estivece servindo a Deus. Jamais deve roubar para o seu patrão. Deve obedecer em tudo, menos se a ordem estiver fora das exigências legais(veja Atos 5:29)"29. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens". Instruções para individuais cristãos que tem empregados. 

  Os patrões devem tratar com justiça, aqueles que trabalham para eles, e evitar fazer ameaças(veja Efesios 6:9)"9. E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor tanto deles como vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas". E, (Colossenses 4:1)"1. Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu". 

  Os perigos que há sobre o trabalho

 - Nunca esqueça que o objectivo de trabalhar é de garantir o seu sustento. Portanto, cuidado com a ganância e a cobiça. 

  - A certas áreas do trabalho em que Satanás pode criar uma armadilha ao individual cristão, fazendo que ele fique possuido pelo trabalho e pelo dinheiro, e acabando assim,agindo desonestamente para ganhar mais.

  - Algumas pessoas, fazem do trabalho como ó seu deus, e dando assim, prioridade a ele do que ao Deus criador dos céus e da terra.
  Jesus falou de um homem que agiu assim(veja Lucas 12:15-21). É perigoso amar o dinheiro(Mateus 6:19-21)"19. Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20. mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração", e (1 Timóteo 6:6-10)"6. e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. 7. Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; 8. tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. Agora que sou"nova criatura". 9. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 10. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". 

  Perguntas
1- Vimos o fato que Adão mesmo antes do pecado ja trabalhava(Genésis 2:15), o Bíblica a idéia de que trabalhar é consequência do pecado? 2- Deus fez o homem para o que(Genésis 2:15)?
 3- É Bíblico uma mulher casada e mãe, arranjar um emprego e trabalhar(veja Tito 2:5)?
 4- Quem deve sustentar a casa: o esposo, a esposa ou ambos?
 5- Quais são as consequências para quem não quer trabalhar(veja Proverbio 6:10-11)?
 6- É bom amar ardentemente o dinheiro(1 Timóteo 6:10)?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...