quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Exemplos de levar uma rotina de Seguidor de Cristo

Nesta lição queremos tirar algumas qualidades práticas na vida de um seguidor de Cristo, chamado Barnabé

  Barnabé foi um cristão levita, rico, natural da ilha de Chipre

  Este homem foi um verdadeiro cristão. 

  Ele era generoso
  A palavra"generosidade", descreve aquele que gosta de dar dinheiro para ajudar os outros. 
  Barnabé, foi generoso vendendo sua herdade e depositando o dinheiro aos pés dos apóstolos para ajudar aos outros irmãos necessitados na igreja em Jerusalém(Atos 4:32-37)"32. Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade. 36. Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, 37. possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos".

  - Nós precisamos de ser generosos como Barnabé em nossas vidas. 
  Infelizmente, muitas pessoas nos dias de hoje, pensão muito mais em si próprios, do que, do bem estar de seus irmãos. 

  Barnabé, era um cristão que consolava os irmãos :Necessitamos - O nome original dele, era José, mas por causa das suas atitudes, os apóstolos lhe chamaram"Barnabé " que traduzido quer dizer"filho da consolação"(Atos 4:36)"36. Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre". 
Claramente este cristão não vivia falando mal dos outros, pelo contrario, ele encorajava e confortava os outros com suas palavras e atitudes.

  Nós, precisamos imitar a atitude de Barnabé.

 -Barnabé deu uma segunda chance, para pessoas que não eram confiadas por muitos
 Quando Paulo se converteu à Cristo, tentou se unir aos cristãos em Jerusalém, más estes temeram recebe-lo, por causa da fama de perseguidor. Más, Barnabé, lhe deu ó seu voto de confiança, e ó levou aos apóstolos que ó receberam(Atos 9:26-30)"26. Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. 27. Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. 28. Assim andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, 29. e pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e disputava também com os helenistas; mas procuravam matá-lo. 30. Os irmãos, porém, quando o souberam, acompanharam-no até Cesaréia e o enviaram a Tarso". 
  Após ter recebido este voto de confianca, Paulo começou a pregar em várias nações, e escreveu 13, dos 27 livros do Novo testamento.

  - Na primeira viagem missionária de Paulo, quando João Marcos desistiu no caminho, de lhes acompanhar, Paulo perdeu a confianca nele, mas Barnabé lhe deu uma segunda chance(Atos 15:37-39)"37. Ora, Barnabé queria que levassem também a João, chamado Marcos. 38. Mas a Paulo não parecia razoável que tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho. 39. E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre". 

  Por causa da paciência de Barnabé, João Marcos cresceu espiritualmente e escreveu um dos relatos da biografia de Jesus(o evangelho segundo Marcos ), e até chegou a ser util para Paulo (2 Timóteo 4:11)"11. só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério". 

  - Barnabé foi dedicado na pregação do evangelho: Quando a igreja em Jerusalém ouvio que o evangelho chegou a Antioquia da Síria, enviaram para lá, Barnabé(Atos 11:22)"22. Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia". 

  Quando o Espirito Santo queria fazer a obra de evangelismo, escolheu Barnabé e Saulo(Atos 13:1-4)"1. Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. 2. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. 4. Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 

 Quando Barnabé e Paulo se separaram na segunda viagem missionária, Barnabé levou consigo João Marcos, e foram reforçar o evangelho em Chipre(Atos 15:39-41)"39. E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. 40. Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41. E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas". - Se nós desejamos ser cristãos verdadeiros, precisamos de imitar a paciência de Barnabé e sermos capazes de dar uma segunda chance aos irmãos para demonstrarem a sua sinceridade. 

  - Precisamos de imitarmos a Barnabé, e sermos dedicados na divulgação do evangelho como cristãos. Ouvirmos e obedecermos a palavra de Deus. 

  Más, em tudo precisamos ter cautela. Barnabé era um verdadeiro cristão, mas não era uma pessoa perfeita
  Ele caio no erro, por ter confiado num dos apóstolos(veja Galatas 2:13)"13. E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação". 

  Precisamos de imitar a vida de Barnabé, Vamos seguir a Jesus e ensinarmos os outros à fazerem a mesma coisa, mas não devemos confiar no homem, seja pastor, evangelista, ou professor. Examine-mos sempre todas as coisas(Mateus 15:14)14. Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco".

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...