quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O catolicismo e a Bíblia

Introdução
 Os católicos usam uma fonte que chamam de"catecismo", que da conceitos de "sacramento" e diz que é um"sinal externo instituído por Cristo que produz uma graça interna". 

 Na igreja católica há sete sacramentos e nós queremos examinar-los na ordem que a pessoa as recebe. 

 1- O Batismo:
  Muitos dos católicos receberam e recebem este sacramento logo apois a nascencia. Os católicos acreditam que este sacramento tira o pecado pelo derramamento de água na cabeça invocando o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É neste ponto que segundo eles a pessoa recebe a graça é torna-se filho de Deus, herdeiro do céu e membro da igreja católica.
  Eles acreditam que este batismo(aspersão ), remove o"pecado original" herdado de Adão e Eva. E, no caso de um adulto ser batizado, removem-se também os pecados que foram cometidos por essa pessoa.

  Muitos dos batismos católicos, acontecem como sendo uma fase de uma cerimônia formal e é dirigida por um padre. 

 Quando uma criança nasce, os país escolhem um homem e uma mulher para serem"padrinhos" dela.
  Estes padrinhos são pessoas que aceitam ajudar os pais na educação"espiritual" da criança e no caso dos país perderem a vida eles ficarem como responsáveis para criar a criança para ser um católico fiel. 

 Os país também são ensinados a escolher um"nome de santo" para a criança.

  Agora, além da água derramada na cabeça, o padre também coloca sal na boquinha na criança para representar que ela esta sendo purificada e preservada. Ugindo-a com crisma e óleo, enquanto seguram uma vela acesa depois os país e padrinhos fazem uma confissão de fé por ela. Tem algumas paróquias em que o sacramento do batismo é ministrado de um modo diferente. 

 Tem alguns que praticam a doutrina católica de um modo diferente como aquela em que batiza por imersão.

  2- Confissão
 Este segundo sacramento é também chamado"penitência", e é quando um católico recebe o perdão daqueles pecados que ele cometeu depois do batismo e é aceitável quando a pessoa apresenta-se contristada pelo seu pecado, confessa-os voluntariamente a um sacerdote e uma penitência que envolve certos atos determinandos pelo sacerdote com intenção de fazer expiação a Deus. 

 3- Santa comunhão
 Este terceiro sacramento também é chamado como"santa eucaristia". 

  Neste sacramento os católicos Focam-se no sacrifício que Cristo fez por sua igreja e eles acreditam que recebem graça quando recebem o corpo e o sangue de Cristo simbolizado pelo pão e vinho.

  A maioria das paróquias ministram somente o corpo de Cristo na comunhão. O sangue de Cristo é ministrado mas raramente e só em dias santos e especiais.

 4- O crisma
 Quando completa 12 anos ou mais, o católica recebe o sacramento do crisma wue quer dizer"confirmação", ministrada por um bispo. 

 Usa-se um recipiente de sacramento escolhendo um nome de santo e um fiel católico para ser padrinho dele. O bispo lhe da graça aqurle recipiente e unge-o com crisma na testa batendo-lhe lentamente na testa.

  A idéia deste sacramento é fortalecer a fé da pessoa. 

 5- Ordens sacras
Este é o sacramento aonde são consagrados padres e bispos. 

 Homens frequentam um seminário e depois disso recebem o poder de sacerdócio e graça que lhes capacita a praticarem certas responsabilidades de dirigir a Missa, conduzir as paróquias da igreja católica e outros deveres específicos. 

 6- Matrimônio
 Este é o sacramento realizado quando um homem é uma mulher são unidos como esposo e esposa e eles recebem graça para cumprirem obedientemente as responsabilidades desta nova relação. 
 Na maioria das vezes é um padre a oficializar esta cerimônia de casamento mas com permissão especial. Na igreja católica, um católico pode casar com um servo de uma outra denominação. 

  7- Unsão dos efermos:    Este último sacramento é ministrado para aqueles católicos que estão em perigo de morte. A idéia e restaurar a saúde do doente e salvar a pessoa de qualquer pecado que tenha cometido.
  Ela também serve como"preparação para a morte" e é ministrada por um padre Ugindo o doente com azeite que foi benzido por um bispo. 

 O sacramento também é conhecido como "extrema unsão, ultimos ritos ou última benção". 

  A igreja católica ensina que a Bíblia é a palavra de Deus, portanto vamos lá examinar o que a Bíblia diz sobre os sacramentos que são praticados nas igrejas católicas. 

  Esta palavra"sacramebto" não aparece em nenhum lugar da Bíblia, contudo há alguns sacramebtos parecidos com algumas práticas ou mandamebtos Bíblicos e outros não. 

 - Batismo na Bíblia
 
 O ensino católico sobre o batismo é confirmado na Bíblia: - O batismo foi ordenado por Cristo como parte do modo de fazer discípulos; 

  É um batismo nas águas e serve para remissão dos pecados; - E é nesse ponto do batismo que as pessoas obtem salvação e fazem parte da igreja de Cristo(veja Mateus 28:19, Marcos 16:16, Atos 2:38-41, Galatas 3:26-27 e fazem1 Pedro 3:20-21). 

 Porém o contraste que aparece no ensino católico com a Bíblia esta na maneira de batizar, no batizar crianças e sobre pecado original. 

  A Bíblia fala somente de pessoas adultas, conscientes de seus pecados que foram batizados depois de terem ouvido a mensagem da palavra, crido, arrependido de seus pecados, confessado a fé em Cristo e serem emerssos nas águas inves de serem aspergidos agua na cabeça. 

  Uma criança não tem capacidade para cumprir com todos estes requisitos necessários para ser batizada e além disso em nenhum lado da Bíblia temos relatos de uma criança que foi batizada. Sobre "pecado original", Ezequiel 18 Deus mostrou ao profeta Ezequiel que cada pessoa é responsabilizada pelos seus próprios pecados que cometeu. 

 Dum certo modo todas pessoas sofrem algumas das conseqüências cometidas por Adão e Eva no sentido de que a terra foi amaldiçoada e a vida tornou-se difícil, mas isto não sugere para nos que o pecado deles tem sido hereditária. 

 - Confissão

 A Bíblia, tanto no Antigo como no Novo testamento fala alguma coisa de confessar pecados, especialmente no Novo testamento"confessar pecados uns aos outros(Tiago 5:16), e foram assegurados de que Deus os perdoaria(1 João 1:9). 

 Porém na Nova aliança não havia um cargo de sacerdócio em quem os cristãos confessavam, Pedro revelou que hoje todo o cristão é sacerdote(1 Pedro 2:5). 

 -  Santa comunhão

 Esta cerimônia tem raízes na Bíblia, a biblia fala dos cristãos se reunindo no primeiro dia de semana para partir o pão(Atos 20:7), porém a idéia de semanatransubstanciação praticada na católica nao aparece na Bíblia.

 - Crisma

  A palavra"crisma ou confirmação" não aparece em lugar nenhum da Bíblia. 

 Eu não posso falar nada sobre isso uma vez que as Escrituras não falam. 

- Ordens sacras

  Este termo não aparece na Bíblia, e não ha nada Bíblia que sugere algima coisa parecida com este sacramento.

 - Matrimônio

  Os sacramebtos do matrimônio não vêm na Bíblia. Ela(a Biblia) fala alguma coisa sobre casamento ou bodas, mas nestas situações nunca diz que esta união de homem e mulher faz parte de uma cerimônia religiosa. 

 E nada sugere que uma graça especial é recebida dia das bodas.

  O casamento pode ser um dos mandamrntos gerais para se obedecer conforme as leis do governo(Romanos 13:1;2). 

 - Unção dos efermos

  Tiago 5:14-15, fala de ugir um efermo, isto parece sugerir ser uma prática semelhante a que é feita pela igreja católica, contudo as escrituras a oração é a unção são feitos pelos presbiteros e não por um padre.

  No Antigo testamento houve algumas situações de pessoas que estavam próximas a morrer que derem bênçãos espaciais para os que haviam de ficar aque na terra, mas nunca é mencionado uma situação que aconteça ao contrário disto. 

  Resumindo: Examindo as escrituras vimos que alguns dos sacramentos são semelhantes a algumas práticas registradas na Bíblia, enquanto outras não São de modo algum mencionado na Bíblia. Vimos que além do batismo, ceia do Senhor e unção Senhor aos efermos, os outros sacramebtos realizados pela igreja católica não constam de modo nenhum na Bíblia como sebdo práticas religiosas práticadas na Igreja do primeiro século.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...