quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O divórcio

Jesus foi perguntado pelos fariseus, sobre o divórcio."2. Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher?"(Marcos 10:2),"3. Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés? 4. Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. 5. Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. 6. Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, 8. e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 9. Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem"(Marcos 10:3-9).

 Jesus explicou que Moisés, tinha tolerado o divórcio"por causa da dureza do vosso coração". Porém, ele mostrou que a vontade de Deus, desde o princípio, era que, o homem ficasse com sua mulher, sem, divorciar"portanto, o que Deus ajuntou, não o separe ó homem". 

  Jesus, ensinou, que qualquer pessoa, que repudiar à sua mulher, ou seu marido, e casar com outra, ou outro, comete adultério(veja Marcos 10:11-12)"11. Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12. e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério". 

  E, quem casar com uma pessoa repudiada, comete adultério(veja Lucas 16:18)"18. Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério". 

   O Novo testamento, não autoriza, o segundo casamento da pessoa repudiada, enquanto o primeiro esposo estiver vivo (veja Romanos 7:2-3)"2. Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. 3. De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido". 

  Há somente, uma excepção: "

 32. Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério"(Mateus 5:32), 

 Quando uma pessoa repudia a sua mulher, somente por causa das relações sexuais ilícitas(dela ), não comete adultério, mesmo se casar com outra. 

  Perguntas
1- Qual era a intenção de Deus desde o princípio, sobre a permanência do casamento? 
2- Qual é a vontade de Jesus sobre a permanência do casamento(veja Marcos 10:11-12)? 
3- O homem que repudiar sua primeira esposa e casar com outra esta cometendo qual pecado(Marcos 10:11-12)? 
4- Qual é a única excepção que Jesus deu(veja Mateus 19:9)?
 5- Qual é a situação da pessoa repudiada, se ela se casar denovo(veja Lucas 16:18)? 
6- Uma pessoa que se divórciar(por outro motivo; não por causa de infidelidade), e não se casar denovo, comete pecado?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...