sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A esperança da segunda vinda de Cristo

A esperança da volta de Cristo: A segunda vinda de Cristo. 

  A Bíblia fala sobre a segunda vinda de Cristo. 

 Quando os apóstolos estavam a acompanhar a ascensão de Jesus de volta ao céu, dois homens vestidos branco lhes anunciaram dizendo:"11. os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir". 

  Assim, quando Jesus ha-de voltar?

  O discípulo Mateus, filho de Alfeu e também chamado de Levi, no seu livro que escreveu narrando a história de Jesus, afirmou dizendo:"36. Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. 37. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 38. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, 39. e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem"(Mateus 24:36-39), e o outro discípulo, na sua narração fez a mesma afirmação(Marcos 13:32). 

 Paulo também fez a mesma afirmação na carta que escreveu aos Tessalonicenses , e disse que o dia chegara sem aviso, como ladrão de noite(1 Tessalonicenses 5:1-3). 

  Nós, devemos estar sempre preparados porque Jesus voltará a qualquer momento(Mateus 24:42-44)"42. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; 43. sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 44. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem". 

  E como Jesus voltará

  O apóstolo Paulo, ao escrever a primeira carta aos cristãos de tessalonica, afirmou que Jesus voltará visivelmente e todos saberão"16. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor"(1 Tessalonicenses 4:16-17). 

  Idéia de que Jesus vêm silenciosamente buscar um por um, é desconhecida nas Escrituras.

  A voz do arcanjo, e o som da trombeta, concerteza não são coisas silenciosas e secretss.

  E, o que ha-de acontecer quando Jesus voltar?

  O apóstolo João, filho de Zebedeu e de Salomé, ao narrar a história de Jesus mostrou que todos os mortos(tanto justos como impios) ouviram a voz do Senhor ao mesmo tempo para ressuscitarem"28. Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29. os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo"(João 5:28-29).

  Quando o Apóstolo Paulo escreveu a primeira carta aos Corintios, afirmou que os cristãos que estiverem vivos, na volta de Cristo, não vão precisar morrer mais, serão transformados os seus corpos, em corpos de glória e incoruptiveis "50. Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. 51. Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52. num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 55. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56. O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57. Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 58. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor". 

  E o Apóstolo Pedro, em sua segunda carta, por inspiração divina afirmou que na volta de Cristo, o mundo sera destruído pelo fogo(2 Pedro 3:10-12)"10. Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. A esperança dos cristãos. 11. Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, 12. aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?". 

  O seguidor de Cristo(o Mateus), também acrescentou que quando Jesus voltar, todos os homens e mulheres encontrar-se-ao no Julgamento(Mateus 25:31-46)31. Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32. e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33. e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35. porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36. estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38. Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39. Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40. E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42. porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43. era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44. Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45. Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". 

 E Paulo também afirmou que quando Cristo voltar haverá julgamento(2 Tessalonicenses 1:7-10)"7. e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 8. e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; 9. os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, 10. quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós)". 

 Paulo, ao escrever a primeira carta aos Corintios, deixou claro que Cristo esta reinando agora no reino(igreja), e que vai continuar a reinar até que destrua o último inimigo, e então devolvera o reino a seu Pai"23. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 24. Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. 25. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. 26. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte"(1 Corintios 15:23-26).

  Como é que Cristo destruira a morte?

  Através de ressuscitar os mortos, Jesus destruira a morte. 

 E, então, devolvera o reino ao Pai que reinara para todo o sempre. 

  Em suma: Jesus ira voltar visivelmente e, em tempo inesperado. 

 Todos os mortos serão ressuscitados. Os vivos serão transformados, a terra sera destruída, e todos os homens serão julgados e o reino devolvido ao Pai. 

  Perguntas:
 1- Jesus foi ficar no céu para sempre(Atos 1:11)? 
2- Qual é a data da volta de Cristo?
 3- A idéia de que Jesus vem silenciosas buscar um por um é Bíblica? 
4- O fim do mundo é real(2 Pedro 3:10-12)? 
5- Como é que Cristo destruira a morte? 
6- Se Jesus voltace agora, nós que estamos vivos haveriamos de morrer(veja 1 Corintios 15:51-52)? 
 Pergunta adicional

 A) O que Jesus foi preparar no céu (veja João 14:1-3)? 

  B) Descreva como acontecera o Juízo final(veja Mateus 25:31-46)?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...