domingo, 29 de novembro de 2015

Restaurando as igrejas do Novo testamento

O que Deus revelou sobre a organização da igreja

  Ultimamente vivemos num mundo de Confusão religiosa
 Quando falo de Confusão religiosa, refiro-me a existência de variedades de grupos diferentes chamadas de "igrejas ", que professam adorar um mesmo"deus ", mas cada grupo a sua maneira

  A confusão religiosa actual, é um claro contraste a oração de Jesus uma noite antes a sua morte(veja João 17:20-21).

  Esta oração mostra que esta confusão não é Deus quem criou. 

 Ao longo do tempo(depois do primeiro século), vários padrões de organização de igreja foram sendo criados pelos homens que não respeitam plenamente a palavra de Deus.

    Nós hoje, queremos voltar para as escrituras e examinar minuciosamente o que Deus revelou sobre a organização da igreja. 

  Qual é o padrão de organização de igrejas locais no Novo testamento?

  Para compreender o padrão bíblico de organização de igreja, inicialmente é preciso entender"o que é uma igreja" na bíblia. Igreja na bíblia, é simplesmente um grupo de cristãos que seguem a Cristo. 

 Esta palavra "igreja ", é usada tanto para referir todo individual cristão salvo de todo o mundo(veja Hebreus 12:22-23), assim como também para referir-se a um grupo local de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, evangelizar e ajudarem-se uns aos outros que é o sentido da igreja de Antioquia(veja Atos 13:1), Igrejas de Listra, Iconio e Antioquia da pisidia(Atos 14:21-23), Igreja em Efeso(Atos Igrejas20:17), igreja em Corintio(1 Corintio 1:1, 2 Corintio 1:1), Igrejas da Galacia(veja Galatas 1:2), e igreja de Tassalonica(1 Tessalonicenses 1:1, 2 Tessalonicenses 1:1). 

  É neste sentido de igrejas locais onde encontramos homens que foram escolhidos para liderar é guiar em cada grupo

 Os sistemas comuns de hoje em dia de denominações sob uma organização nacional ou internacional e liderança que unem e governam um grupo composto por inúmeras igrejas locais onde, são sistemas inventados pelos homens. 

 Não há nada no Novo testamento que sugere a união de igrejas locais e nem que haja um líder geral que governe um grupo de igrejas locais. 

 No Novo testamento os seguidores de Cristo serviam ao Senhor em colectivo como igrejas locais.

  Ela agradecia ao Senhor pelos outros irmãos que congregavam como igreja em outros locais, mas nunca  chegaram de criar algum laço de organização em que os cristãos que se reuniam em outro determinado lugar pudece dirigir ou governar o trabalho de um outro grupo de outra zona mesmo se o pregador que esta lá tivece sido enviado por uma outra igreja local. 

 Formando igrejas locais hoje 

  No início, a igreja foi fundsda por Cristo em Jerusalém no dia de pentecostes. 

 Com o andar do tempo, por resultado da perseguição que houve contra a igreja em Jerusalém, os discípulos foram espalhados pêlo mundo cada um levando a mensagem do evangelho a outrss pessoas. 

  A semente(que é a "palavra" segundo Lucas 8:11), foi plantada e produzio frutos(que são cristãosegundo Lucas 8:15, 1 Corintio 3:7).

  Estes novos cristãos começaram a adorar e a trabalhar em colectivo como igrejas locais(veja Atos 2:44, 16:40). 

  A supervisão de cada igreja local 

  Quando novos grupos foram formados, eles eram compostos por recém-convertidos que precisariam crescer espiritualmente(veja 1 Corintios 3:1-2), quando eles amadureciam, desenvolviam-se homens que satisfaziam as qualificações exigidas por Deus para prover supervisão em cada igreja local. 

 Estes homens eram escolhidos para servirem como presbiteros(veja Atos 14:23).

  Estes presbiteros serviam na igreja local onde foram selecionados para "pastorearem o rebanho de DEUS"(veja 1 Pedro 5:2). 

 A liderança de presbiteros na igreja local não passava não ia além da igreja local onde foram escolhidos. 

 Não existe nenhuma autorização bíblica para um presbitero de uma igreja local sair para supervisionar um outro grupo, e é interessante observar que as passagens que falam de pastores, bispos ou presbiteros na da igreja, nunca usam uma linguagem no singular, mas sempre no plural

 Deve sempre haver uma pluralidade de presbiteros num grupo local (Filimpeses 1:1). 

  As qualificações de pastores, bispos ou presbiteros (1 Timóteo 3:1-7, Tito 1:5-9). 

 Nenhum homem que não possui todas estas qualificações não ser escolhido para servir como pastor, bispo ou presbitero. 

  O padrão bíblico é muito simples 

  Qualquer grupo de crentes biblicamente batizados pode começar a adorar a Deus e trabalhar juntos como igreja local sem nenhum problema.  

- Não é preciso receberem treinamento em algum seminário; 

 - Não precisam permissão de ninguém, ou de alguma diocese ou convenção; 

 - Não precisa se conectar a nenhuma denominação ou a alguma outra igreja local ; 

 - Não precisa esperar que algum corpo lhes envie um padre ou pastor. 

 Eles precisa somente de um inabalável respeito pela palavra dê Deus e uma determinação a fazer tudo o que ele exige e nada do que ele não mandou. 

  Se realmente tivermos amor pelo Senhor, retornaremos e restauraremos o seu padrão bíblico. 

 Hoje em dia, infelizmente outras igrejas locais estão seguindo o padrão inventado pelos homens e estão se organizando como denominações por causa da simplicidade do plano de Deus. Porém nós devemos voltar ao padrão bíblico de organização de igreja e assim como os primeiros cristãos foram capazes de se organizar em agrupamentos que funcionaram conhecidos como "igrejas locais ", nós também se formos honestos também somos capazes de fazer o mesmo nos dias de hoje. 

  Note
1- Devemos construir respeitando a independência de cada igreja local(independência que significa"livre de qualquer submissão de outra igreja local ou pregador") 

 2- Construir lembrando dos erros do passado para fazermos melhor a obra de evangelismo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...