sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Jesus é o caminho para sairmos da confusão religiosa.

Ao que refiro"confusão religiosa"? 

  Confusão religiosa refiro-me a existência de variedades de grupos diferentes chamadas de "igrejas" que professam adorar um mesmo"deus", mas cada grupo a sua maneira.

   Esta confusão religiosa existiu na época de Jesus

 No Antigo testamento Deus havia dado sua lei ao povo Judeu no monte Sinai, é esta lei não motivava a divisão do povo em seitas e partidos religiosos. Mesmo assim, na época de Jesus havia seitas e partidos entre o povo. 
 Havia a seita dos fariseus, saduceus, escribas,etc

 O mesmo que acontece hoje, existem vários partidos e seitas.
  Existe o Islâmismo, cristianismo, o budismo,etc. 

  A pergunta que nós deveríamos nos fazer é : a qual desses partidos todos(fariseus, saduceus,,etc,) Jesus pertenceu? R: A nenhum deles!

  Jesus sempre foi independente fazendo a obra de Deus.
  Por essa razão que os partidos religiosos se opunham a ele. Deus quer a unidade de seus discípulos e não a divisão em seitas e partidos. 

 Jesus orou ao Pai pedindo a unidade de seus discípulos(João 17:20-21)"E não rogo somente por estes mas, também, por aqueles, que pela sua palavra, hão-de crer em mim. Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o es, em mim, e eu em ti, que também eles sejam um, em nós

 Paulo descreveu a unidade entre os primeiros cristão(Efesios 4:4-6)"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só baptismo; Um só Deus e Pai de todos, e por todos, e em todos ". 

  Os cristãos primitivos, individualmente se união a Cristo e ao Pai, não há partidos religiosos. 

 Atravez do evangelho, várias pessoas foram chamadas deixando suas doutrinas e tradições humanas, para servir pela simples palavra de Deus. 

  Jesus é o caminho para sairmos desta confusão religiosa

 Ele prometeu construir sua própria igreja (Mateus 16:18)"Pois, também eu te digo que tu es Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.."A pedra pela qual a igreja seria construida não e Pedro, más, a verdade que Pedro confessou"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu es o Cristo, o Filho do Deus vivo"(Mateus 16:16). 

 Ele mesmo(Jesus), é o fundamento da igreja(1 Corintios 3:11)"Porque ninguém pode por outro fundamendo, além do que já esta posto,o qual é Jesus Cristo"

  O termo"igreja", vem do grego"eclesia" que quer dizer"Chamados para fora". 

 No dia de Pentecoste, Pedro e os demais apóstolos chamaram a multidão dos que criam a saírem do pecado no mundo(Atos 2:37-38,41). 

 Este foi o começo da igreja do Senhor. Várias pessoas, em diferentes cidades, foram salvas atravez da pregação do evangelho e foram se formando grupos independentes chamadas"igrejas". 

 Cristo dirigia estes grupos atravez de seus apóstolos inspirados que iam ensinando como deveriam adorar e trabalhar juntos em cada grupo. 

  As igrejas do Novo testamento não eram denominações, mas grupos de seguidores de Cristo que perseveravam na doutrina dos apóstolos(Atos 2:42)"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". 

 Cada igreja local perseverava numa mesma doutrina que os apóstolos ensinaram pela autoridade de Jesus(Mateus 28:18-20, 1 Corintios 4:17). 

  Em algumas cidades as igrejas reunião-se nas casas de individuais cristãos(veja Romanos 16:3-5, 1 Corintios 16:19). 

 E todo individual cristão é sacerdote(1 Pedro 2:5). 

  Perguntas
1- É a vontade de Deus que seu povo se ajunte em seitas e partidos religiosos? 
2- Descreva a unidade que agrada a Deus(Efesios 4:4-6). 
3- Há necessidade de restaurarmos a igreja do Novo testamento hoje? 
4- Qual é o caminho para sairmos da confusão religiosa? 
5- Para começar a se reunir como igreja(segundo o padrão do Nt), é preciso sermos muitos(veja Mateus 18 20)?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...