quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A HISTÓRIA DA DIVISÃO DO POVO DE ISRAEL, O CATIVEIRO, DESTRUIÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO

  1. Morte de Salomão:

 a) Salomão foi o filho de David e Batseba. Salomão foi o terceiro rei do reino unido de Israel depois de Saul e David; 

 b) Salomão reinou durante 40 anos sobre Israel unido e depois disto morreu e foi enterrado em Belém, cidade natal do seu falecido pai David(2 Cro 9:29-31). 

 2. Reinado de Roboão, filho de Salomão:

 a) Roboão foi consagrado rei no lugar de Salomão seu Pai(2 Cro 10:1); 

b) Roboão, já como rei , tinha obrigação de resolver os problemas do povo. 

 c) O povo veio a Roboão apresentando uma inquietação (2 Cro 10:4-5);

 d) Roboão foi pedir conselhos nos velhos que costumavam ajudar seu pai Salomão em conselhos e eles lhe orientaram com experiência, mas ele não ficou satisfeito com o conselho dos mais velhos e foi pedir conselhos nos amigos dele de infância e da mesma faxa etária e recebeu mau conselho uma vez que eles também não tinham experiência tal como ele(v:6-7, 8-11).

 3. A consequência de seguir conselhos de pessoas inexperientes, A DIVISÃO DO POVO DE DEUS:

 a) A resposta(v:12);

 b) O rei optou pelo conselho de pessoas inexperientes(v:13-14)

 c) A revolta de Jeroboão e das dez tribos(menos Judá e Benjamim), a DIVISÃO, v:16-17 e Cap 11:1-2).

 d) Assim o reino de Israel se dividio e Roboão reinou as duas tribos de Judá e Benjamim, enquanto Jeroboão reinou as restantes Dez tribos de Israel. ISRAEL no Norte de Canaan e JUDA no sul.

 4.  A Israel dividida:

  a) O Israel do Norte, sempre que Morria o rei, o filho reinava em seu lugar, assim como no Israel do Sul(de onde veio o Messias) seguia mesma sequência.

 b) Alguns reis seguiram as ordens de Deus , mas a maioria fez o que era mau aos olhos de Deus, e quando isso acontecia Deus enviará os reinos inimigos como forma de castigar os seus filhos das suas rebeldias. 

 c) Vários dos livros dos Profetas(Isaías , Ezequiel , Jeremias e entre outros foram escritos nessa era), por ex: Isaías 1:1-2, Ezequiel 1:1-2, Jeremias 1:1-2, etc...

 5. O reinado de Joaquim, seus pecados e consequências: 

 a) Joaquim foi um dos reis do ISRAEL DO SUL que foi um rei mau aos olhos do Senhor (2 Cro 36:5);

 b) Neste caso , Deus usou a Babilônia e o seu respectivo rei Nabucodonosor para castigar Joaquim pela sua rebeldia(v:6);

 c) Nesse ataque da Babilônia contra Joaquim, vários tesouros sagrados foram roubados(v:7-8). 

 6. O Sucessor de Joaquim:

 a) Depois que morreu Joaquim, seu filho Joaquin reinou em seu lugar e também se comportou mal aos olhos do Senhor (v:9);

  b) Ele também foi levado como escravo a Babilônia e Nabucodonosor colocou o irmão dele Zedequias como rei do ISRAEL DO SUL.

 7. O reinado, pecado e consequências de Zedequias, A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM por Nabucodonosor:

 a) Zedequias reinou no tempo do ministério do PROFETA JEREMIAS; 

 b) Ele também seguio o caminho dos seus Pais e irmão e fez o que era mau ao Senhor e até ao rei que havia lhe dado aquele cargo(v:11-13);

 c) Deus se compadeceu da perdição de Zedequias e de todo o povo , e fez tudo para convertelos ao bom caminho, mas sem sucesso(v: 14-16);

 d) O Senhor se enfureceu contra seus filhos e deixou que os Babilonicos Caldeus os castigassem e na ocasião O TEMPLO DE JERUSALÉM FOI DESTRUÍDO (v:17-20).

 e) Assim a terra de Judá e Benjamim descansou de tanto pecado por espaço de 70 anos(v:21). 

 8. A RECONSTRUCAO  DO TEMPLO DE JERUSALÉM:

 a) Deus levantou Rei Ciro do reino da Percia para levantar um decreto mundial a favor do seu povo de JUDA e permitio que qualquer pessoa de Judá que fosse tocado para voltar e reconstruir os muros de Jerusalém, fosse(v:22-23);

 b) Finalmente o Povo de Judá e Benjamim voltaram para Jerusalém e Esdras relatou com detalhes este acontecimento(Esdras 1:1); 

 c) Esdras foi um homem temente a Deus e fazia parte do Sacerdócio levítico, e isso podemos contemplar no seu Cap 7:10 e Neemias 8:1-9; 

 d)) Dentre o povo estava NEEMIAS, que Escreveu o livro de NEEMIAS relatando como encontraram as ruínas em Jerusalém e a reconstrução dos muros(v:2). 

 e) Esdras também relatou muita coisa acerca da reconstrução do Templo. 

 9. NEEMIAS 

 a) NEEMIAS, depois que o rei Ciro deu ordem para que os escravos israelitas de Judá e Benjamim voltassem para sua terra, ele servia como funcionário copeiro do rei Babilonico ARTAXERXES, ele era a pessoa que servia o vinho para o rei e provava primeiro antes de dar o rei para garantir que não foi envenenado. 

 b) Sabendo do decreto do rei Ciro e tendo recebido informações da ruína de Jerusalém, NEEMIAS chorou , orou a Deus e pedio ao rei ARTAXERXES  permicao para ir a Jerusalém reedificar os muros da cidade (NEEMIAS 1:1-4, 8-11, 2:1, 2-10). 

 c) Antes de qualquer coisa NEEMIAS deu-se tempo para averiguar o real estado em que se encontrava(2:12-15);

 d) Depois que NEEMIAS averiguou a situação da destruição dos muros de Jerusalém, convocou o Povo para iniciarem com a reedificação dos muros(v:17); 

  e) Ouveram pessoas que procuraram boicotar q reedificação dos muros de Jerusalém para que não tivece sucesso(Cap 4:1-3), mas  NEEMIAS , diante dos inimigos não usou força física para lutar contra eles , pelo contrário , entregou a situação nas mais de Deus em oração(v:4-6); 

 f) Finalmente, quando concluíram a reedificação dos muros de Jerusalém e Esdras a reconstrução do Templo, NEEMIAS tomou precauções para ajudar seus irmãos para não voltarem a cometer mesmos pecados que causaram a ruína estabelecendo guardas nos portões de Jerusalém que eram fechados sempre que chegasse o Shabat, para se guardar os Sábados do Senhor (Cap 7:1-4);

 h) Finalmente o Povo se reconciliou com Deus e prosperou(Neemias Cap 8:1-9, 9:38 e Esdras 7:10).

 Lições práticas:

 a) Quem não ama ao Senhor, sofre(Lucas 11:28);

 b) O pecado é rebeldia contra a vontade do Senhor, e quanto nos rebelamos Deus nos castiga por amor para ver se mudaremos de comportamento(Heb 12:6-11); 

 c) Deus cumpre o que prometeu(2 Pedro 3:9);

 d) O nossos pecados podem afectar a casa de Deus(Igreja local) 1 CORÍNTIOS 5:6-7; 

 e) Quando a casa de Deus está em ruínas , precisamos averiguar quais sãos os reais problemas(Apocalipse 2:5);

 f) Chorar as desgrassas, Orar pelo socorro divino e voltar-se ao modelo divino(MT 5:4, 1 Pd 5:6 e Hb 12:28); 

 g) Enquanto estivermos fazendo a vontade de Deus, haverá pessoas inimigos da Verdade que sempre vai procurar nos perturbar, porém nós devemos responder com oração, entregando eles nas mãos do nosso Poderoso Deus e permanecendo firmes na verdade de Jesus(Gálatas 1:6-10).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...