segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

A parábola dos Dez talentos


 Introdução: O evangelho segundo Mateus, no seu capítulo 25, O narrador começa narrando a respeito da parábola das Dez virgens. Mas quando chegamos apartir do versículo 14, ele começou narrando a respeito da parábola dos Dez talentos.

 1. Os Dez talentos 

 a) O versículo 14 relata que um certo Senhor saio de viagem, e nessa saída ele dividio seus bens pelos seus servos. Concertesa este facto pode nos remeter ao Senhor Jesus. O Senhor Jesus quando saio da terra , deixou a promessa do Espírito Santo aos Apóstolos, e cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos e eles receberam capacidades para falar várias línguas e para pregar as grandezas de Deus, e mais tarde vários cristãos também receberam o mesmo Espírito Santo pelo Baptismo e os respectivos dons do Espírito Santo (Act 2:1-4, 36-39,41,42, RM 12:6-8). 

 2. Deus deu a cada um, talentos de acordo com a capacidade de cada um:

 a) veja v:15;

  3. Usando o talento que Deus deu:

 a) veja v: 16-18, aqui nos podemos notar que o que recebeu 5, foi e trabalhou e multiplicou os seus talentos que foi dado, e o que recebeu 2 também foi e trabalhou para multiplicar, mas o que recebeu 1 levou o seu talento e escondeu. Não usar a habilidade que o Senhor deu a cada um para o crescimento da obra do Senhor, estaremos a ser como este servo que levou seu talento e escondeu(se envergonhou de usar o talento que o Senhor deu. 

 4. No tempo da recompensa:

 a) veja v:19-30;

 b) Chegará o dia em que deveremos prestar contas do que fizemos com os dons que recebemos do Senhor;

 c) veja também 2 Pedro 1:5-11.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...