sábado, 14 de setembro de 2024

Como manejar bem a palavra de Deus?


 Introdução: É sabido por todos que para nôs tornarmos servos agradáveis a Deus, precisamos conhecer bem as escrituras, e não só conhecer, como também sabermos manejar bem a palavra da verdade. 
 A Bíblia pode tanto nos conduzir a salvação, assim como a perdição se não sabermos maneja-la como deve ser. Aliás, a principal razão de terem surgido várias denominações e diferentes doutrinas 
 e que até hoje a cada dia estão a surgir, é através do mãu manuseamento da palavra de Deus. 

 1. O que significa"manejar bem a palavra"? 

 a) A palavra"manejar" pode ter vários significados dependendo do contexto, porém , no contexto bíblico concertesa tem haver com"ter habilidade para estudar a Bíblia e eficiência para ensinar"; 

 b) Por ex: Jesus exortou aos Fariseus para que manejassem bem as escrituras, pois é por meio delas que se alcança a vida eterna e as mesmas já apontavam a vinda de Cristo redentor nos moldes em que veio: João 5:
👇
  39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

 c) Numa de suas viagens missionárias, Paulo ensinou aos de Beréia que se mostraram excelentes obreiros que sabiam bem manejar a palavra:
👇
Atos dos Apóstolos 17:11
   Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

 2. Mas como manejar bem a palavra da verdade? 

 a) Só pode ser um obreiro aprovado para o serviço do reino, aquele que saiba manejar bem a palavra da verdade!
👇
 2 Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

 b) Existem alguns métodos ideias para que o estudo e ensino da palavra seja eficiente e nos leve as conclusões que o Espírito Santo quiz levar os leitores da Bíblia a chegar: 

  Leia a Bíblia toda(Genesis a Apocalipse), isso vai permitir ter noção do que está escrito e o que não está escrito; 

  Estudar cada livro do primeiro capítulo ao último, procurando perseber os seguintes pontos:
 -> Quem está falando?
 -> Com quem está a falar? 
 -> Onde estavam? 
  E use versículos de correspondência para ver o que outros livros falam sobre os mesmos assuntos que você está estudando em casa livro;

  Use um dicionário Bíblico para compreender o significado de palavras difíceis;

 4
Use um Mapa da Bíblia para perseber no mapa da epoca onde as personagens se encontravam e a distância que percorriam.

 3. Manejar bem a palavra da verdade é um processo contínuo:

 a) Saber examinar bem as escrituras e ensinar com eficiência, é um esforço contínuo;

 b) É como quem diz:" Ninguém é tão sábio ao ponto de saber tudo", para Deus, o simples esforço para conhecer , aplicar e ensinar com eficiência já nos torna seus obreiros aprovados.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...