terça-feira, 9 de julho de 2024

Estudo do livro de Apocalipse (Parte 10)


1. A visão do livro selado com 7 selos:

 a) Apocalipse 5 
👇
1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

 b) João teve mais outra visão, desta vez ele viu na mão direita, Deus segurando um livro escrito frente e verso e cujo estava selado com 7 selos;

 c) Consertesa o facto do livro estar escrito frente e verso era para realçar o facto de que toda escritura divina está completa e que não necessita de se acrescentar ou diminuir, e o número 7(7 selos) já vimos que significa"algo completo", 7 é = Completo, no caso, um livro completo, mas também pode ter outro significado se compararmos com os costumes dos reis antigos:
1- O selo é prova de que o documento é mesmo da autoria do Rei;
2- Somente o destinatário tinha autoridade para remover o selo para ter acesso ao conteúdo da mensagem.

 d) Apocalipse 5
👇
2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?

 e) Um anjo questionou quem era o destinatário com autoridade para desamarrar os 7 selos atados ao livro e ter acesso ao conteúdo da mensagem;

 f) Apocalipse 5 
👇
3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.

 g) Na visão que João estava tendo, não se encontrou ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra(provavelmente se referindo aos espíritos dos santos que morreram e foram enterrados, mas que seus espíritos foram para o céu) capaz de abrir-lo nem tão pouco housou alguém olhar para ele. Esse facto provocou em João angústia, e ele chorou muito em sua visão
👇

 h) Apocalipse 5 
4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.

 i) Concertesa João chorou muito porque sabia que se não fosse aberto o livro, não teria como saber sobre o plano de Deus para salvação dos santos em perseguição na região das 7 igrejas da Ásia menot, mas depois ele foi consolado por um dos anciãos ali presente
👇

 j) Apocalipse 5 
👇
5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
👇
 -> A expressão leão da tribo de Judá aplica-se a Jesus pelo facto D'ele ser descendentes desta tribo;
👇
 Gênesis 49
8 Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se seinclinarão.
9 Judá é um leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como um leão e como um leão velho; quem o despertará?
10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.
11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à cepa mais excelente; ele lavará a sua veste no vinho e a sua capa, em sangue de Uvas.

-> A expressão RAIZ de Davi consertesa se aplica também a Jesus
👇
 Mateus 1
1 Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraao.
17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e, desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e, desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações.

-> JESUS, depois de passar por toda humilhação e açoites por nossos pecados, ele VENCEU no final, ressuscitando dos mortos e trazendo a salvação aos que crêem
👇
João 20
1 E, no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
2 Correu, pois, e foi a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.
3 Então, Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao sepulcro.
4 E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia, não entrou.
6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis
7 e que o lenço que tinha estado sobre a sua cabeça não estava com os lençóis, mas enrolado, num lugar à parte.
8 Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
9 Porque ainda não sabiam a Escritura, que diz que era necessário que ressuscitasse dos mortos.

 k) Com essas palavras, concertesa João ficou espetante para ver chegando aquele que possuía autoridade para abrir o livro, provavelmente um leão enorme, com dentes ponteagudos e patas gigantes pronto para esmagar os inimigos dos santos kkk, mas ao invés disso, ele viu um cordeiro
👇
 
 L) Apocalipse 5
6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.

 -> A palavra "morto" que aparece nesse versículo, no grego chama-se"sfatto", que traduzido quer dizer"morte sacrificial.

-> Jesus é simbolizado aqui como cordeiro, lembra de João 1:29
👇
João 1
29 No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

-> Em Apocalipse João viu o cordeiro de Deus que havia sido morto e que reviveu, veja também
👇
Isaías 53
7 Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

 -> Foi o sangue do cordeiro de Deus que resgatou os santos do pecado e que continua resgatando até hoje
👇
I Pedro 1
18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,
19 mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

 -> Apesar de João ter esperado ver provavelmente um leão feror tal como a expressão que Pedro usa para se referir a fúria do Diabo contra os cristãos, e ao invés disso ter visto um cordeiro com ferimento, na visão fica claro que o cordeiro é forte, poderoso e magestoso

 2. A descrição do cordeiro de Deus:

 a) Tinha 7 chifres;

 b) Tinha 7 olhos;

 c) E tinha 7 espíritos de Deus enviados a toda a terra.

 3. A descrição das características do cordeiro:

 a) Os chifres no cordeiro simbolizam"força" ou OMINIPOTENCIA veja;
👇
 Deuteronômio 33
17 Ele tem a glória do primogênito do seu boi, e as suas pontas são pontas de unicórnio; com elas ferirá os povos juntamente até às extremidades da terra; estes, pois, são os dez milhares de Efraim, e estes são os milhares de Manassés.

 b) Os Olhos simbolizam o facto de que E'le consegue enxergar todos lados de uma só vez, ou seja, é"OMINICIENTE", veja
👇
II Crônicas 16
9 Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisso, pois, procedeste loucamente, porque, desde agora, haverá guerras contra ti.

 c) E o facto de possuir os sete espíritos espalhados por toda terra simbólica o facto de que E'le é"OMINIPRESENTE".

 d) Ao receber E'le o livro, tornou-se responsável por toda mensagem ou conteúdo contido nele.

4. Na visao de João, o cordeiro recebeu adoração e louvor de todos participantes presentes e podemos constatar que sao os mesmos do cap 4:
 
a) Apocalipse 5 
8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;
10 e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

 b) A letra do cântico novo que eles cantavam tinha como mensagem o sacrifício e a victoria que o cordeiro ofereceu pelos pecados dos santos;

 -> O cordeiro resgatou a sua igreja com seu próprio sangue
👇
Atos 20
28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

 -> I Coríntios 7
23 Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.

 -> O cordeiro morreu por todos(povos, tribos, línguas e nações)
👇
II Coríntios 5
15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

 -> E por resultado do sacrifício do Cordeiro, os cristãos foram constituídos como nação santa e sacerdotes
👇
I Pedro 2
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

 c) Apocalipse 5 
11 E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares,
12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

 -> O Cordeiro foi igualmente louvado por todo exército Anjelical, e toda essa adoração concertesa não deixa dúvidas de que Jesus também é Deus e digno de receber louvor e adoração.

 d) Apocalipse 5
13 E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
14 E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.

 -> Concertesa com essa visão toda, os cristãos do primeiro século foram fortalecidos a fé com a mensagem de que somente Deus Pai e Jesus Cristo (o cordeiro) é que são dignos de receber toda honra e toda glória, adoração e louvor tanto na terra e assim como no céu, e que o dragão, a besta e o falso profeta não tinham o direito de se comparar a Deus e a Jesus Cristo (o cordeiro). 

 => No capítulo 6 veremos a continuação das visoes de João e o seu possível significado na vida dos cristãos em perseguição no primeiro século com a abertura dos selos pelo Cordeiro de Deus.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...