sábado, 29 de junho de 2024

Morre o pregador, mas a Palavra não

Introdução: Neste estudo vamos refletir sobre Estevão, um pregador que não tinha vergonha do evangelho, cheio do Espírito Santo e fervoroso na sua época. Estevão foi vítima dos inimigos da verdade revelada por Deus em Cristo Jesus (evangelho). Os inimigos da verdade pensaram que matando o pregador acabariam com a divulgação do evangelho, mas não foi assim, mesmo morto a pregação de Estevão assim como Apóstolos Paulo, Pedro, Tiago, João, André e entre outros, ainda fala.

1. Estevão, morto na tentativa de se calar o evangelho:

a) Estevão é mencionado em apenas 2 capítulos do Novo testamento (6 e 7).

b) 8 E Estêvão, era cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.(Actos 6);

c) Mas Estevão, de tanto que amou a verdade, tudo indica que ele morreu cedo.

d) Tal como na morte de Cristo, Estevão foi vítima dos judeus que não criam no evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Os Judeus das sinagogas fizeram de tudo para matar Estevam, pensando que com a morte d'ele acabariam com a divulgação do nome de Jesus.

e) Estevam foi o primeiro mártire(sacrificado) porcausa da Palavra desde que a igreja foi estabelecida no dia de Pentecostes. E tal como foi na morte de Cristo, os líderes judeus, mais uma vez compraram falsas testemunhas para testemunhar contra Estevão no sinédrio(tribunal Judaico) com o objectivo de condena-lo. Tal como Jesus, Estevão foi julgado segundo a lei de Moisés(dada aos Judeus) e mesmo tendo sido um julgamento injusto e sem prova das tais blasfémias acusadas a ele, a lei foi aplicada e Éstevao morreu apedrejado pela população fora da cidade;
- Veja Levítico 24
14 Tira o que tem blasfemado para fora do arraial; e todos os que o ouviram porão as suas mãos sobre a sua cabeça; então, toda a congregação o apedrejará.
- E
👇.
- Atos 7
58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
👇
f) Atos 8
1 E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e da Samaria, exceto os apóstolos.

g) Saulo, que mais tarde foi chamado de Paulo, também acompanhou o apedrejamento de Estevão, provavelmente na qualidade de membro do sinédrio para verificar a execução da pena injusta.

h) Provavelmente Saulo acompanhou tudo que Estevão falou e o perdão que ele ofereceu aos que o apedrejaram até a morte, de tal maneira que mais tarde, quando ele também se converteu a Cristo, várias vezes mensionou nos seus discursos o facto de no passado ele ter perseguido a igreja de Deus e numa ocasião confesou ter consentido na morte de Estevão;
👇
Atos 22
20 E, quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as vestes dos que o matavam.
👇
I Timóteo 1
13 a mim, que, dantes, fui blasfemo, e perseguidor, e opressor; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
👇
Gálatas 1
13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.

i) Saúlo, de perseguidor, passou a ser perseguido e consertesa pelas mesmas razões que Estevão foi.

2. A nossa fé em Cristo, pode influenciar significativamente as pessoas, porém, morrer por causa dela, essa morte pode influenciar muito mais:

a) Quantas almas foram influenciadas ao arrependimento e baptismo porcausa da morte de Cristo por ex?

b) A forma e a razão pela qual Estevão, Apóstolo Paulo, Pedro, Tiago e entre outros, influenciou várias pessoas a crer no Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo e continua influenciando até hoje.

c) Fora de Estevão, podemos ver outro exemplo de um servo cuja morte influenciou gerações (Abel)
👇
Hebreus 11
4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala.

d) Mesmo depois de morto, o testemunho de Abel fala, assim como de Estevão e vários outros heróis da fé.

e) A maneira como nós estamos a viver, depois da nossa morte vão ficar a falar disso, e esse será o seu testemunho que você terá deixado para os seus filhos, amigos, entequeridos e irmãos.

Por isso é importante prestar atenção na sua conduta, porque a sua maneira de viver hoje pode influenciar as pessoas mais próximas de ti para a salvação ou para a perdição.

f) Mas também não adianta nada passar toda vida seguindo os ensinamentos de Deus e no final da vida abandonar a fé como fez Salomão;
👇
I Reis 11
4 Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,

g) Os cristãos na igreja devem lembrar dos seus líderes que deram bom testemunho com a sua vida e aplicar seus exemplos de fé;
👇
Hebreus 13
7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...