quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudo do livro de Apocalipse( Parte 1)


  1. Capítulo 12;

  a) É no capítulo 12 onde comessa a ser registada a grande batalha entre o bem e o mal. 

 b) A partir daqui , vamos comessar a entender o que defacto os cristãos da Ásia menor estavam passavam e a grande tribulação que estavam sofrendo porcausa de sua fé em Jesus Cristo e veremos aqui quem estava por detrás dessa perseguição aos cristãos no primeiro século e o causador da mesma até aos dias de hoje.

 2. A batalha espiritual, perseguição aos cristãos:

  a) No versículo 1 e 2, encontramos o alvo da perseguicao. O inimigo perseguio e atribuiou a mulher com a sua criança (Apocalipse 12)👇
*1. Então apareceu no céu um grande e misterioso sinal. Era uma mulher. O seu vestido era o sol, debaixo dos seus pés estava a lua, e ela usava na cabeça uma coroa que tinha doze estrelas.*
*2. A mulher estava grávida e gritava com dores de parto.*

 b) Vamos procurar interpretar dentro da própria Bíblia o significado de algumas palavras que encontramos aqui. Um dos principais motivos que causam uma interpretação errada das escrituras , é quando nós procuramos estudar a Bíblia de fora para dentro , levando nossas ideias e pensamentos para introduzir na Bíblia , enquanto deveríamos sempre deixar que a Bíblia dirija os nossos pensamentos e ideias, Porque a Bíblia não carece de uma interpretação humana , ela interpreta-se a si mesma, ela cria dúvidas numa passagem, mas volta a esclarecer as mesmas em outras passagens (veja 2 Pedro 1:20-21)👇
*20. Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas.*
*21. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus.*

 c) João viu uma *mulher* que *apareceu no céu*! 

 d) Quando lembramos de Genesis 1:6-8
*6. Então Deus disse: – Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!*
*7. E assim aconteceu. Deus fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado de cima.*
*8. Nessa divisão Deus pôs o nome de “céu”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia.*O céu refere-se a parte de cima da Terra, onde tem as estrelas e onde aparecem o Sol e a Lua, não lá onde o Deus Pai está; 

 e) A palavra *"Sinal"* é traduzida no dicionário Grego para se referir um número acontecimento fora do normal, tal como ocorre com um milagre. 

 f) A mulher também estava Vestido de sol e lua na parte de baixo;

 g) O *sol e a lua* em Gênesis 1

*14. Então Deus disse: – Que hajam luminares no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações!*
*15. Esses luminares brilharão no céu para iluminar a terra. E assim aconteceu.*
*16. Deus fez as dois grandes luminares: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas.*
*17. Deus pôs esses luminares no céu para iluminarem a terra,*
*18. para governarem o dia e a noite e para separarem a luz da escuridão. E Deus viu que o que havia feito era bom.* Aqui podemos constatar que a função do *sol e lua* é para iluminar a Terra.

 h) No Novo Testamento, os cristãos também são considerados *"a luz do mundo"*(Mateus 5:14-16)👇
*14. – Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.*
*15. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa.*
*16. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.*

 i) A mulher também usava na cabeça uma coroa com 12 estrelas. Concertes só usa uma coroa quem já venceu a batalha e a coroa continha 12 estrelas(veja por ex: 2 Timóteo 4:7-8👉 *"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". "Desde agora a coroa da vitória me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz me dará naquele dia , e não somente a mim , mas a todos que amaram a sua vinda"*

 j) O número 12, conforme já falamos , representa a plenitude religioso, ou seja, representa todos os cristãos que cultuavam a Deus como igrejas. Por ex os 12 Apóstolos. Todo cristãos verdadeiro, assim como igrejas  de Cristo, para estar fazendo a vontade de Deus significa que *"devem perseverar na Doutrina dos 12 Apóstolos de Jesus Cristo nos seus cultos, tal como faziam os cristãos das sete igrejas na Ásia.

 k) *"A Mulher"* também estava grávida e gritava de dor de parto , pois ,estava para  dar a luz"". 
  A expressão da mulher gritando com dores de parto e próximo a dar a luz, podemos procurar compreensão, comparando com Miquéias 4:9-10)👇
*9. Jerusalém, por que é que você está chorando como uma mulher que está com dores de parto? Será que é porque você não tem rei e os seus conselheiros morreram?*
*10. Jerusalém, torça-se de dor e grite como uma mulher que está dando à luz, pois os seus moradores vão sair e morar nos campos e depois irão até a Babilônia. Mas o SENHOR os salvará e os livrará do poder dos inimigos.* 
  No livro de Miquéias, os fiéis entre o povo de Israel, já há muitos anos anseavam a chegada do Messias para salva-los do mal.

  As profesias sobre a vinda de um Salvador, comessaram sendo anunciadas apartir de *Genesis 3:15* e foram sendo repetidas nos tempos de Abraão , Isac, Jacob, Moisés, entre outros , então , nessa época em particular, o Povo de Israel já não estava aguentando mais tanto esperar o cumprimento da profecia e era como uma mulher gritando de dores de parto , próximo a dar a luz ansiosos pela chegada do Messias para lhes salvar de todo mal que estavam passando. Segundo esse pensamento, no *antigo testamento* a *'MULHER"* representava o *POVO DE ISRAEL SEGUNDO A CARNE* , descendentes de Abraão z que já não aguentavam mais tanta ansiedade , desejando que o Messias chegasse logo para lhes salvar do mal que estavam passando, e agora , em Apocalipse, a *"MULHER "* representa o *ISRAEL ESPIRITUAL QUE SAO OS CRISTAOS*, que do mesmo modo já não aguentavam mais a vinda do Messias para lhes salvar da tribulação e perseguições que estavam passando.

 2. O perseguidor:

  a) A partir dos versículos 3 e 4 aparece o perseguidor que estava perseguindo "*o Israel espiritual, os cristãos"*, especificamente os das *sete igrejas da Ásia".👉 *3. E apareceu no céu outro sinal: era um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres e com uma coroa em cada cabeça.*
*4. Com a cauda ele arrastou do céu a terça parte das estrelas e as jogou sobre a terra. Depois parou diante da mulher grávida a fim de comer a criança logo que ela nascesse.*

 b) O inimigo dos cristãos é simbolisado aqui como "*dragão enorme"*. Concertesa  a palavra "*dragão"* é simbólica e não literal, tão como a *"mulher"*, e simbolisa "*Satanás"* segundo o versículo 9, e o facto de ser "*enorme"* concertesa isso pode significar que era "*poderoso"*, mas não tão poderoso como o Deus dos cristãos. 

  c) A cor "*vermelha"* é a cor de "*sangue"* que o diabo tanto derramou dos cristãos  que matou, pois ele é assassino desde o princípio(veja também João 8:44)👇
*44. Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.*

 d) Ele tinha 7 cabeças. Na cabeça é onde se encontra o cérebro, a parte pensante, onde se traça as estratégias, o diabo é muito esperto(veja como ele é chamado em Genesis 3:1)👇
*1. A cobra era o animal mais esperto que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: – É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?* E veja o que diz 2 Coríntios 11:3👇
*3. Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo.* No Novo testamento o diabo continuava com capacidade para enganar e atrair os cristãos a desobedecer a Deus;

 e) Ele também tinha dez chifres, os chifres representam a força de qualquer animal. E no caso aqui , os muitos chifres representam muita força, por ex: em Daniel 8:3-8 os chifres representavam o poder de reis;

 f) Tinha também na cabeça 7 diademas. Os diademas geralmente costumavam ser usados para enfeitar os "poderosos" como por ex: reis, e no caso aqui o diabo devia se achar um rei poderoso  perseguir os cristãos;

 g) Ele também, com a sua cauda , arrastou terça parte das estrelas para a terra. Embora não tenhamos uma ideia concreta nas escrituras, é aceitável considerarmos que essa descrição descreve o poder de enganar que o diabo teve e que conseguir atrair alguns cristãos  do reino dos ceus para o mundo de pecado(veja novamente 2 Corinthians 11:3;👇
*3. Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo.*

 3. O diabo posicionou-se aguardabdo a mulher dar a luz para devorar a criança(v:4b);

 a) O diabo estava posicionado e muito faminto, aguardando a mulher dar a luz para logo mata-la e devorara criança. Essa cena nos faz lembrar do "*rei da Babilônia"*, ele também foi descrito como "*logo que devorou o povo de Israel no Antigo testamento"* (veja Jeremias 51)👇
*33. Dentro de pouco tempo, o inimigo os cortará e pisará como trigo no terreiro. O SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, está falando.*
*34. O rei da Babilônia cortou Jerusalém em pedaços e a devorou. Ele esvaziou a cidade como um jarro; como um monstro, ele a engoliu. Ele tirou o que queria e jogou o resto fora.*
*35. Diga o povo de Sião: “Que a Babilônia receba de volta a violência que nos fez!” E diga ainda o povo de Jerusalém: “Que a Babilônia seja castigada pelo que sofremos!”*. O diabo esperava destruir Jesus quando Ele viesse para salvar os seus da perseguicao que o diabo estava exercendo sobre  os cristãos. 

 b) O versículo 5 nos lembra a vida de Cristo, enfatiza o seu nascimento da Maria , a batalha que ele enfrentou contra o BB mal neste mundo , quando expulsava demônios e espíritos maus, até ao dia em que voltou para o céu a dextra de Deus. 

 c) No versículo 6, depois que Jesus ascendeu ao céu, a "*mulher"* *"cristãos "* , fugio para o deserto, lembramos aqui de Moisés que fugio para o deserto quanto o rei do Egipto procurava mata-los e mais tarde foi parar na terra de Mídian, na casa de Jetro e quando Deus o chamou para ir libertar o Povo da escravidão , ele voltou pelo deserto onde se encontrou com Arão seu irmão e depois que libertaram o povo saíram pelo mesmo deserto(veja Êxodo 13
17. Quando o rei deixou que o povo israelita saísse do Egito, Deus não os levou pelo caminho que vai pelo país dos filisteus, embora fosse o mais curto. Deus pensou assim: “Não quero que os israelitas mudem de idéia e voltem para o Egito, quando virem que terão de guerrear.”
18. Por isso Deus fez com que o povo desse uma volta pelo caminho do deserto, na direção do mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito armados para guerrear. Em Apocalipse a mulher "*os cristãos"* fugiram para o deserto Porque o diabo "*dragão"* ficou com muito mais raiva porque não conseguio acabar com o Cristo. Deus havia preparado um lugar de refúgio no deserto para a mulher e lá a sustentou. Várias vezes Deus fez isso ao longo da história Bíblica, por ex: Agar e Ismael (Genesis 21:17-20), Profeta Elias na perseguição do rei Acabe e Jezabel(1 Reis 19). Veja que a palavra a "*sustentaram"* está no plural , o que significa que o Deus Pai e o filho a sustentavam a  mulher. 

  d) A mulher (os cristãos ) tiveram um período de *mil duzentos e sessenta dias* sendo perseguidos pelo diabo depois da volta de Jesus ao Pai. 

 e) Porém o dragão  não conseguio destruir a mulher (os cristãos ) e isso lhe deixou mais nervoso .

  3. Pensamentos;

 a) Só versículo 1 a 6 que estivemos estudando, conseguimos entender que no início , o objectivo do Diabo era de destruir o Messias , Filho de Deus .

 b) Isso nos lembra vários episódios ao longo da vida se Cristo, em que o Diabo usava pessoas entre o povo , principalmente líderes judeus para tentar a Jesus para ver se ele caia em alguma cilada , mas sem sucesso , o diabo lhe tentou até mesmo no deserto durante quarenta dias e quarenta noites z mas sem sucesso , até que mais tarde conseguiu manipular os líderes judeus e romanos , no que acabou conseguindo que Pilatos o crucificasse, mas , para a vergonha e derrota do Diabo, ao terceiro dia Jesus ressuscitou dos mortos e foi dado topo poder no céu e na terra e foi elevado as alturas qbd dedtrq do Pai. Foi isso que provocou ainda mais a ira do diabo e fez com que ele passace q perseguir os cristãos;

 c) Isso pode nos ajudar a entender porque o diabo nos odeia tanto os cristãos e anda em deredor rugindo como leão em busca de quem possa tragar👇 1 Pedro 5
*8. Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.*

 d) Não podemos desprezar a esperteza si Diabo , lembre que ele conseguiu seduzir Judas Iscariotes e quase conseguio o Apóstolo Pedro que negou Jesus três vezes.  Conseguio seduzir Ananias e Safira e aqui em Apocalipse a terça parte das estrelas que concertesa representa cristãos também. 

 d) Porém devemos ser firmes em Jesus também, apesar da esperteza  ele não é o Todo poderoso , maior é aquele que está conosco(Tiago 4)👇
*7. Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.*

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...