quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudo de livro de Apocalipse ( Parte 2)



  1. Os cristãos do Primeiro século são encorajados a permanecer firmes na fé com a notícia da derrota de Satanás; 

  a) Versículos 7-12 de Apocalipse 12👇
*7. Depois houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, que combateu junto com os seus anjos.*
*8. Mas o dragão foi vencido, e por isso ele e os seus anjos não puderam mais ficar no céu.*
*9. O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele.*
*10. Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia: – Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como rei! Agora o Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu.*
*11. Os nossos irmãos o derrotaram por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciaram. Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer.*
*12. Portanto, ó céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se! Mas ai da terra e do mar! Pois o Diabo desceu até vocês e ele está muito furioso porque sabe que tem somente um pouco mais de tempo para agir.*

 b) "*Ocorreu uma batalha no céu"*, Deus colocou seus anjos para guerrear contra Satanás. 

  c) "*Miguel e os seus anjos guerrearam contra o Dragão e seus anjos"*. É interessante que o nome "*MIGUEL "* significa"*Quem é semelhante a Deus"*? Este nome aparece cerca de 5 vezes em toda Bíblia , sempre como representante de Deus nas batalhas espirituais contra os inimigos de Deus e do seu Povo. 

 Em *Daniel 10:13 e 20* , o anjo Miguel realizou uma batalha espiritual contra os anjos dos reinos inimigos de Israel , *Percia e Grécia*. Em *Daniel 12:1* o Anjo Miguel é declarado como protetor do Povo de Deus nas batalhas, e em *Judas 9*, ele é chamado de *Arcanjo de Deus* que guerreou contra Satanás pelo corpo de Moisés. E agora em Apocalipse ele apareceu como o chefe do exército de Deus para guerrear contra Satanás e seus anjos. 

 d) Geralmente, o *Anjo Miguel*, no Novo testamento aparece como *ARC-ANJO MIGUEL*. A palavra *ARC*, sugere que ele é um *anjo com autoridade para  dar ordem aos outros anjos*, isso por causa da posição que ele aparece assumindo nas batalhas espirituais dele no Novo testamento(Judas 9)👇 
*9. Nem mesmo o arcanjo Miguel fez isso. Na discussão que teve com o Diabo, para decidir quem ia ficar com o corpo de Moisés, Miguel não se atreveu a condenar o Diabo com insultos, mas apenas disse: “Que o Senhor repreenda você!”*

 e) Lemos também que o Dragão e seus anjos não se curvaram diante do exército de Deus , eles lutaram, "*o dragão, que combateu junto com seus anjos"*.. Isso frisa que o Diabo não é um ser que se entrega, ele e os seus são teimosos em fazer o mal até o fim;

 f) O versículo 8 vemos que o dragão e os seus perderam essa guerra diante do anjo Miguel e do exército celestial, "*eles não foram suficientementes fortes"*.. 

  Mais uma vez o Diabo saio derrotado no campo de guerra espiritual contra o Anjo Miguel. Não consegui devorar o filho varão da Mulher quando nasceu, não conseguio alcançar a Mulher quando está fugio para o deserto e nem conseguio vencer na guerra contra o Anjo Miguel. Isso culminou com a expulsão do Diabo para nunca mais entrar no céu. 

  g) Agora o Diabo ficou mais fraco do que era(veja o que diz Hebreus 2👇
*14. Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte.*
*15. E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do* medo da morte.
*16. É claro que ele não veio para ajudar os anjos. Em vez disso, como dizem as Escrituras: “Ele ajuda os descendentes de Abraão.”*
*17. Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados.*
*18. E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.* 

  h) Concertesa , aquela batalha que ouve no céu não é literal . Trata-se de uma parábola contada aos cristãos em meio a perseguição liderada por Satanás para consolar a mulher no deserto sobre a garantia de que não importa o quão o Dragão estava empenhado em owrsegui-los, Porque a derrota dele era certa. Mesmo as batalhas que lemos em *Daniel 10* , consertesa são parábolas para simbolisar a vitória que Deus preparou. 

  i) Acerca da *"Antiga serpente"*no versículo 9. Note que na primeira aparição de Satanás na Bíblia , ele é descrito como uma Serpente em Genesis 3:1. Ele é traissoeiro, foi ele quem seduzio a Eva a pecar e desde lá é ele o responsável por seduzir a humanidade a pecar contra Deus de várias formas. 

  j) A palavra *"DIABO"*, vem do grego *"diabolos"*, que traduzido quer dizer: *"acusador ou caluniador"*. E "*SATANAS ou SATAN'* significa "*inimigo ou adversário"*.  Geralmente esse "dragão" tem procurado seduzir a humanidade a pecar contra Deus e é inimigobou adversário de tudo o que é bom e santo. 

  k) Vimos também que ele é o responsável por *"enganar o mundo todo"*. Concertesa o mundo aqui é o mesmo mundo referido em João 3:16,, pessoas, homens e mulheres👇
*16. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.*

  m) *"Ele foi lançado a Terra junto com seus anjos"*. Para entender melhor este trecho ,vamos lembrar do que Jesus falou quando chegou em Jerusalém nas vésperas de sua crucificação: 
*31. Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso(João 12)*. Isto nos ajuda a entender o que já mencionamos , que o diabo anda em deredor , na Terra onde nós vivemos , bramando como leão em busca de quem possa tragar. 

   2. A Victória contra o acusador e perseguidor dos santos:

  a) Apocalipse 12

*10. Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia: – Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como rei! Agora o Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu.*
*11. Os nossos irmãos o derrotaram por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciaram. Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer.*
*12. Portanto, ó céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se! Mas ai da terra e do mar! Pois o Diabo desceu até vocês e ele está muito furioso porque sabe que tem somente um pouco mais de tempo para agir.* Com a derrota de Satanás , o Dragão, finalmente se canta o *"hino da Victoria"*. Com a derrota de Satanás , chegou a *"Salvacao, q força , o reino e a autoridade"* no Nosso Senhor Jesus Cristo. -> A salvação: Romanos 5

*9. E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus.*
     *"A força"*: Jesus agora é mais forte, ele pisou a cabeça da serpente confirme a profecia em Genesis 3:15 👇
*15. Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.*
    *"O Reino"*: Jesus estabeleceu seu reino eterno(a igreja de Cristo)-> Mateus 16👇
*18. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.*👇
 No dia de Pentecostes👉Atos 2
*47. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo da igreja as pessoas que iam sendo salvas.*
  E a *"Autoridade"*:👉 Mateus 28
*18. Então Jesus chegou perto deles e disse: – Deus me deu toda Autoridade no céu e na terra.*

  b) No versículo 11 encontramos a fonte do poder que garantiu a vitória contra o mal(o sangue do cordeiro imaculado na cruz). E os que venceram são todos aqueles que foram fiéis até ao fim e que não se envergonhar de confessar a Jesus mesmo em meio a perseguição.e ameaça de morte. Esses irmãos haviam entregues suas vidas no verdadeiro sentido ao Senhor. Amaram mais a Cristo do que as suas próprias vidas e estavam dispostos a viver ou morrer pela fé no Senhor, que inspiração. Está é a fé verdadeira que confia a 100% no Senhor (veja Hebreus 3)
*12. Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo.*
*13. Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração.*
*14. Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio.*

  c) Jesus venceu o mal , e com estas palavras deu ânimo aos santos em tribulação e perseguição para que se mantivessem firmes, perseverando e confiantes na Victoria contra Satanás. Sabendo que Satanás foi derrotado, mas não completamente, a sua derrota total só se efectivara concertesa na Segunda Vinda de Cristo, com a ressurreição de todos os mortos. 

  2. A perseguição continuou :

  a) Com a derrota que Satanás teve ao tentar devorar o filho da Mulher e não ter conseguido, nesta época em que foi escrito Apocalipse, o diabo estava muito irrado por causa do fracasso que ele teve e agora virou as atenções para procurar destruir a igreja, o reino de Cristo: (Ap 12)
 *13. Quando o dragão viu que tinha sido jogado sobre a terra, começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.*

  b) No versículo 
*14. Porém a mulher recebeu as duas asas de uma grande águia para poder voar para o seu lugar no deserto, onde ela será sustentada durante três anos e meio, livre do ataque do dragão.*
   Para entendermos o significado da linguagem *"foi dada duas asas de uma grande águia para voar"*, precisamos recorrer ao Antigo testamento, em (Exodo 19)👇
*4. “Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu, o SENHOR, fiz com os egípcios e como trouxe vocês para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia.*--> Essa mesma linguagem simbólica foi usada pelo Profeta Isaías para animar os que permaneciam fiéis ao Senhor em qualquer situação no meio do povo de Israel (Isaías 40)
*31. mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.*

  c) *"O Deserto"* é uma palavra simbólica também que nos recorda que Deus conduziu o Povo de Israel pelo Deserto e lá cuidou dejes até a chegada a terra prometida(veja por ex Êxodo 15👇
*22. Aí Moisés levou o povo de Israel do mar Vermelho para o deserto de Sur. Eles caminharam três dias no deserto e não acharam água.*
*23. Então chegaram a um lugar chamado Mara, porém não puderam beber a água dali porque era amarga. Por isso aquele lugar era chamado de Mara.*,
24. O povo reclamou com Moisés e perguntou: – O que vamos beber?*
*25. Então Moisés, em voz alta, pediu socorro a Deus, o SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira na água, e a água ficou boa de beber. Foi nesse lugar que o SENHOR Deus deu leis aos israelitas e os pôs à prova.*
*26. Ele disse: – Se vocês prestarem atenção no que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios. Eu sou o SENHOR, que cura vocês.*
*27. Depois os israelitas chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras. E acamparam ali, perto da água.*: O deserto era um lugar longe das idolatrias do Egipto, da escravidão do pecado e do domínio de Satanás, assim em Apocalipse, Deus separou sua igreja para o deserto , afim de afasta-la de tudo que podia servir de tentação para que o Diabo não tiveces chaves de seduzir a igreja a cair em alguma tentação. 

  E assim como o povo de Israel passou pelo deserto durante certo tempo até chegar a Terra prometida , também a igreja Primitiva ficaria no Deserto por "*três anos e meio livre do dragão"*. 

  d) Mesmo assim o Diabo é muito teimoso , ele não desistiu de procurar perseguir os santos(Apocalipse 12)
*15. Então o dragão lançou água da sua boca, como se fosse um rio, atrás da mulher, para que ela fosse arrastada pelas águas.* A palavra simbólica para *"águas ou rio"*, nos remete há uma tempestade que pode provocar inundações como forma de castigar.
   No Antigo testamento, em Isaías , temos algo semelhante: Isaías 28)👇
*15. Vocês dizem: “Fizemos um acordo com a morte, já combinamos tudo com o mundo dos mortos. Portanto, quando vier a terrível desgraça, nós não sofreremos nada.” Mas vocês estão confiando em mentiras e pensam que a desonestidade os protegerá.*
*16. Por isso, o SENHOR Deus diz: “Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra preciosa que eu escolhi, para ser a pedra principal do alicerce. Nela está escrito isto: ‘Quem tem fé não tem medo.’*
*17. Como prumo, usarei a justiça, e a honestidade será a minha medida.” Os abrigos em que vocês confiam não são seguros; eles serão destruídos por chuvas de pedra, serão arrasados por trombas-d’água.,*
*18. O acordo que vocês fizeram com a morte será anulado, o que vocês combinaram com o mundo dos mortos será desfeito. E, quando chegar a terrível desgraça, ela os arrastará como se fosse uma enchente.*
*19. Fizeram com a morte será anulado, o que vocês combinaram com o mundo dos mortos será desfeito. E, quando chegar a terrível desgraça, ela os arrastará como se fosse uma enchente.* E Isaías 8:6-8, Jeremias 47:1-2, Daniel 9:26 e Naum 1:7-8. 
   
  Concertesa , esse *"rio de água"* que o dragão lançou para a igreja de Cristo, pelo contexto do Novo testamento e pela natureza do Diabo são as falsas doutrinas e falsos mestres que o Diabo introduz na Igreja para enganar os cristãos, pois ele é um mentiroso e enganador.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...