quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Carta aos Colossenses

  Introdução: A carta aos COLOSSENSES, foi escrita pelo Apóstolo Paulo e Timóteo.

  1. O surgimento da igreja em Colossos:

 a) A Igreja de Colossos não era uma das igrejas que nasceram através do trabalho do Apóstolo Paulo. Parece que a igreja dos Colossos e fruto da pregação de um dos Conservos de Paulo, o EPAFRAS. Colossos era uma cidade Romana que ficava na região considerada actual Turquia.  

 b) EPAFRAS era também um servo de Deus.

 c) Foi EPAFRAS que foi usado por Deus para ensinar aos COLOSSENSES a Doutrina de Cristo e EPAFRAS foi considerado um fiel em Cristo pelos Colossos (Col 1:7) 

  d) EPAFRAS foi um dos servos de Deus que também sofreu as prisões e tribulações com Paulo (FILEMON 23). 

 e) EPAFRAS sempre pensava e orava pela igreja que Deus havia lê usado para estabelecer em Colossos(Col 4:12). 

 f) A Igreja dos Colossos era uma igreja em fase de Crescimento, mas que estava crescendo bem no conhecimento do evangelho, no amor a Cristo e aos irmãos(Coal 1:3-6).

 g) TIQUICO e ONESIMO, outros conservos de Deus, foram quem acompanharam  a carta até a igreja dos Colossos(Cap 4:7-9). 

 h) E esta carta deveria depois de lida , ser enviada a igreja de Laudiceia( Cap 4:15-16). 

 2. Paulo escreve a carta aos COLOSSENSES, para motiva-los a permanecer nos ensinamentos que aprenderam de EPAFRAS e para que se precavessem das falsas doutrinas e usa o exemplo da fidelidade de EPAFRAS(pregador deles) para estimular-lhes. 

 a) Nesta carta, Paulo , aprecia a tudo que ele ouvir falar acerca do amor dos Colossos ao Senhor Jesus Cristo e aos irmãos(Cap 1:3-4);

 b) Paulo se apresenta aos Colossos como ministro de Deus na dispensação da graça que lhe foi concedido para fazer chegar também aos Colossos(v:24-29); 

 c) Paulo alerta aos Colossos para terem cuidado contra falsas doutrinas que algumas pessoas estavam pregando (Cap 2:6-8);

 c) Paulo explica aos Colossos que Cristo é suficiente para eles, deviam procurar ainda mais se firmar N'ele( v: 9-14, 16, 18, 20, 21-23). 

 e) Paulo exorta os Colossos a buscar mudar de comportamentos que vinham tendo antes de se converterem e a adotar novas atitudes de viver(Vão 3:1-2,8, 16-17);

 f) E por fim, Paulo encontrava aos Colossos a viverem de oração e acção de graças por eles e peloe que pregam w verdade(Cap 4:2-3);

 g) E exorta para que se comportem com sabedoria quadro estiverem com pessoas não cristãs, saberem falar palavras boas e a darem boas respostas a eles(v:5-6).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...