quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Quem criou o mal? Satanás ou Deus?

Um dos profetas do Antigo testamento chamado Isaías, no livro que ele escreveu que também leva o nome dele, encontramos a seguinte revelação divina(veja Isaías 45:7)"7. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas". Isto mostra que verdadeiramente Deus é quem criou o "mal", porém precisamos entender este assunto. 

  Como devemos entender este assunto?
 
- Existem algumas pessoas que usam este versiculo para definir o carácter de Deus como sendo um ser mau. 
 
- Outros tentam afirmar a idéia de haver"dois Deus"(o mau do Antigo testamento) aquele que é um Deus vingador que é diferente com Jesus(o bom e benevolente Deus do Novo testamento). Porém esta conclusão contradizem as claras afirmações do Velho testamento(veja Salmos 25:8)"8. Bom e reto é o Senhor; pelo que ensina o caminho aos pecadores", e do Novo testamento(veja João 14:10-11)"10. Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. 11. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras".

  - Outros usam este mesmo versiculo de Isaías para afirmar que Deus"muda"(ele é tanto bom como mau). As pessoas usam certos símbolos de falsas religiões para representar essa idéia como por exemplo o"yin-yang". Porém o Deus verdadeiro não é um conjunto de forças opostas, ele é perfeitamente bom e não contém nada de maldade(veja 1 João 1:5)"5. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas". 

  - E ainda outros exageram ao ensinar sobre a soberania de Deus, dizendo que o homem não tem direito de tomar sua própria escolha(todo o homem não tem livre árbitro, Deus mandou e prónto). A idéia deles é que Deus ja determinou o destino de cada pessoa(alguns para condenação e outros para salvação), e dizem que Jesus morreu somente para aqueles que foram eleitos para serem salvos conforme a vontade de Deus. Porém essas doutrinas são falsas. Deus não faz escolhas de pessoas para salvação(veja Atos 17:30)"30. Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam". Deus não quer que ninguém pereçà(veja 2 Pedro 3:9)"9. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se". Foi por todos que Jesus morreu(Hebreus 2:9)"9. vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos".
 Os apóstolos foram mandados por Jesus para pregarem a toda criatura e prometeu salvação para àqueles que crerem e forem batizados(veja Marcos 16:15-16)"15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". 

  No contexto de Isaías 45:7, o que Deus fez

  Precisamos de considerar outras passagens bíblicas para compreendermos isso: Deus não criou o"mal" num sentido moral(veja Salmos 5:4-5)"4. Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal. 5. Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade", é Deus a ninguém tenta(veja Tiago 1:13-17)"13. Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15. então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. 16. Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação".

  O que significa a palavra"mal" em Isaías 45:7?

  Esta palavra vêm de uma palavra original que pode terá vários sentidos. Neste contexto de Isaías e em todos outros onde fala de Deus"trazer o mal", esta palavra "mal" significa "punição", que é o contrário de "paz". 

 Por exemplo: 
 Deus haveria de usar Ciro para"abater as nações"(veja Cap 45:1)"1. Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão". No Cap 45:8, Deus prometeu salvação(que é paz neste contexto) e justiça(que é punição,"mal"), e praticamente todas outras passagens bíblicas usam este sentido. Quando Deus prometeu trazer"males" em(2 Reis 22:16)"16. Assim diz o Senhor: Eis que trarei males sobre este lugar e sobre os seus habitantes, conforme todas as palavras do livro que o rei de Judá leu", significam"punição e calamidade"(veja Josué 23:15)"15. E assim como vos sobrevieram todas estas boas coisas de que o Senhor vosso Deus vos falou, assim trará o Senhor sobre vós todas aquelas más coisas, até vos destruir de sobre esta boa terra que ele vos deu" a que é a mesmo palavra"mal" no original). Foi Deus que criou o'mal"? Sim! No sentido que E'le é um Deus justo e santo, que castiga os pecadores por suas iniquidades

 Perguntas
1- Quem criou o mal, Deus ou Satanás? 
2- Com que sentido Deus criou o mal? 3- E o que significa a palavra "mal" na Bíblia?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...